Amigos, informações não faltam. As equipes lançaram seus novos carros, exceção feita a Mercedes, HRT e Marussia, e as discussões começaram. Um carro, a Ferrari no caso, é feio (segundo a maioria). Outro carro tem uma solução única para o bico (McLaren). Todo mundo usando o "degrau" na frente (menos a McLaren). E a Williams de Senna, vai andar bem? Raikkonen vai voltar por cima à Fórmula 1? Perguntas e mais perguntas, o díficil são as respostas... Os testes estão apenas começando. Na próxima semana vou comentar aqui do "ensaio geral" de Jerez. Mas quem acompanha F1 sabe que números e testes de pré-temporada não andam juntos. Prova disso é que o melhor tempo no ano passado em Jerez, que foi de Rubens Barrichello na Williams, não gerou resultados concretos. Vimos o fiasco que a equipe inglesa fez em 2011, e a aposentadoria (se bem que meio forçada...) de Rubinho. Mesmo no momento sendo complexa uma análise de resultados futuros, podemos ressaltar o que não pode acontecer. Será desastrosa a temporada da Ferrari se o carro andar mal. Alonso já está perdendo a paciência, e isso não é bom em um piloto que tem contrato até 2016. Massa então nem se fala, ou terá sucesso na Ferrari em 2012, ou outra equipe em 2013. Portanto, a Ferrari só espanta a crise institucional se vencer e bem, pelo menos corridas consistentes, em 2012. A McLaren fez uma aposta ousada em seu novo carro. Por torná-lo mais convencional, a equipe de Woking foi a mais radical, não usando a diferença de altura do bico do carro em forma de "degrau", e buscando soluções aerodinâmicas diferenciadas. Pode ser vencedora, ou então amargar um ano de desenvolvimento. Mas parece um projeto ótimo. Já a Red Bull, que me perdoem os puristas torcedores das grandes marcas, é a favorita ainda em 2012. Adrian Newey aprontou alguma tenham certerza. O RB8, novo carro da Red Bull, tem um duto aerodinâmico dentro do tal do "degrau" da frente do carro. Newey, em entrevista coletiva em Jerez, disse que é um duto para refrigerar o cockpit. Ah, então tudo bem! Vai nessa que eu acredito...A RBR será a força do ano novamente, mas é claro que não terá a superioridade de 2011, pelo menos no meu entender. Para encerrar, mais um "pitaco": Kimi Raikkonen vai dar o que falar, e será uma das atrações da temporada. Excêntrico e genioso, o fechado finlandês não voltou para brincar não. Pode até ter dificuldades na nova Lotus, mas vai brigar muito com os astros do momento, tenham certeza. Enfim, semana que vem é que saberemos um pouco mais da verdade, mesmo que os testes não sejam a melhor referência para o que vai acontecer na temporada, até porque sempre tem gente escondendo o jogo... Um abraço, e oremos sempre. Toni Vasconcelos |