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A melhor opção (e os escapamentos da confusão) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 15 February 2012 00:27

 

 

Amigos, Rubens Barrichello não tem, é óbvio, melhor opção para dar continuidade a sua carreira do que a Fórmula Indy. O suspense criado pelo próprio Rubinho sobre seu futuro, tem fundamento na questão contratual na Indy. 

 

Barrica não vai pagar para correr, e sim ganhar, e muito bem como sempre. O caso é que a equipe KV Racing não esperava que Rubens fosse o nome para sua temporada, e aguardava por um piloto "pagante". Mesmo que o contrato do brasileiro não seja com a KV, mas com outra equipe, Barrichello está tentando viabilizar patrocínio para a temporada. Será que para todo o ano? 

 

Informações dão conta de que Barrichello pode correr em Indianápolis, e realizar algumas outras provas. Barrica é esperado nos dias 26 e 27 no circuito misto de Sonoma, na Califórnia, para mais testes com a KV. Mesmo assim nenhum teste em oval está programado. É interessante notar que Rubens vem evitando o assunto sobre circuitos ovais. 

 

Em relação as equipes interessadas no brasileiro, apenas a KV se manifestou, mas a possível chegada de Rubens a Indy vem movimentando a categoria. Após a tragédia da última prova de 2011 no oval de Las Vegas, com a morte de Dan Wheldon, nada melhor do que a chegada do piloto que mais competiu na história da Fórmula 1.  

 

O presidente da Indycar, Randy Bernard, sabe que a categoria terá um ano chamado de "do or die", ou seja, "fazer ou morrer". É o momento de tentar conviver com as dúvidas geradas pela morte de Wheldon, mas reverenciar o piloto inglês significa também manter a categoria viva, sem os absurdos de um grid lotado pela busca de um prêmio de 5 milhões de dólares, com um risco altíssimo, como se viu em Las Vegas em 2011. 

 

Agora Rubinho tem que decidir. Eu já coloquei aqui a minha opinião 100% favorável a ida de Barrica para a Indy. Tenho absoluta certeza de que ele será recebido como um campeão, e terá uma vida de rei na Indy. Só depende dele. 

 

ESCAPAMENTOS 2012: MAIS UM POUCO DE POLÊMICA 

 

Mais uma vez os escapamentos dos carros da Fórmula 1 estão dando trabalho para a FIA. Apesar de algumas regras terem sido esclarecidas, e provavelmente nenhuma equipe tenha que refazer suas saídas de escape, mesmo assim a situação está gerando polêmica. 

 

O caso é que após a proibição do "escapamento soprado", que gerava pressão aerodinâmica, a FIA vetou o uso dos gases do motor para qualquer tipo de condição ou direcionamento que levem a algum ganho em performance. Mas alguns projetos de 2012 são dignos de um estudo mais profundo. 

 

Tanto a McLaren quanto a Ferrari, por exemplo, mostraram que a montagem de seus dutos de escapamentos são de forma que a lateral do carro tenha um ganho aerodinâmico. Isso porque são carenados e seguem formas que mexem com o ar nos flancos laterais. Tudo estudado em túnel de vento e CFD. Até aí tudo bem, e a FIA não enxerga problema nenhum nisso. Mas as saídas podem ser de forma a jogar os gases para a traseira de forma a gerar alguma vantagem. Pelo menos foi isso que foi citado várias vezes entre os técnicos da entidade máxima do automobilismo. 

 

Charlie Whiting, diretor técnico da FIA, disse que não existe nenhum problema maior nos projetos de McLaren e Ferrari, mas disse também que sabe que se alguém conseguir alguma vantagem, o resto vai correr atrás do mesmo modelo. A regra a ser cumprida foi seguida a risca, que é a de que a saída dos escapes tem que obedecer um ângulo máximo de 30º para cima em relação ao plano horizontal do carro. Um ângulo de 10º deve ser seguido lateralmente, também em relação ao plano horizontal do carro. 

 

De qualquer forma o caso ainda vai gerar muita conversa. E só para lembrar que a Red Bull, que desenhou um escapamento extremamente convencional, já reclamou dos escapamentos de Ferrari e McLaren, temendo um ganho de performance das duas equipes. Mas penso que a FIA vai aprovar tudo do jeito que está. 

 

Um abraço, e oremos sempre. 

 

Toni Vasconcelos

 

Last Updated ( Wednesday, 15 February 2012 00:35 )