Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Análise dos testes de Barcelona: Quem "mostrou"? Quem "escondeu"? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 07 March 2012 19:39

 

Amigos, primeiramente segue abaixo a lista dos tempos combinados dos 4 dias (1 até 4 de março) de testes em Barcelona: 

1. Kimi Raikkonen Finlândia-Lotus-Renault-1m 22.030s-domingo

2. Sergio Perez-México-Sauber-Ferrari-1m 22.094s-Sábado

3. Jenson Button-Inglaterra-McLaren-Mercedes-1m 22.103s-Sábado

4. Daniel Ricciardo-Austrália Toro Rosso-Ferrari-1m 22.155s-Sábado

5. Fernando Alonso-Espanha-Ferrari-Ferrari-1m 22.250s-domingo

6. Bruno Senna-Brasil-Williams-Renault-1m 22.296s-domingo

7. Nico Hulkenberg-Alemanha-Force India-Mercedes-1m 22.312s-domingo

8. Kamui Kobayashi-Japão-Sauber-Ferrari-1m 22.386s-domingo

9. Felipe Massa-Brasil-Ferrari-Ferrari-1m 22.413s-Sábado

10. Lewis Hamilton-Inglaterra-McLaren-Mercedes-1m 22.430s-domingo

11. Paul di Resta-Escócia-Force India-Mercedes-1m 22.446s Sábado

12. Romain Grosjean-França-Lotus-Renault-1m 22.614s-sexta

13. Heikki Kovalainen-Finlândia-Caterham-Renault-1m 22.630s-Sábado

14. Mark Webber-Austrália-Red Bull-Renault-1m 22.662s-Sábado

15. Vitaly Petrov-Rússia-Caterham-Renault-1m 22.795s-domingo

16. Nico Rosberg-Alemanha-Mercedes-Mercedes-1m 22.932s-Sábado

17. Michael Schumacher-Alemanha-Mercedes-Mercedes-1m 22.939s-domingo

18. Jean-Eric Vergne-França-Toro Rosso-Ferrari-1m 23.126s-sexta

19. Pastor Maldonado-Venezuela-Williams-Renault-1m 23.347s-domingo

20. Sebastian Vettel-Alemanha-Red Bull-Renault-1m 23.361s-sexta 

Tomando como base esses tempos e os relatos do dia a dia na pista da Catalunha, vamos procurar avaliar os testes finais de 2012. 

Antes de separar a análise pelas equipes Ferrari, McLaren, Red Bull e Mercedes (objetos desta avaliação), é interessante notar alguns aspectos nos tempos acima. 

É óbvio, e nem o mais pessimista pode acreditar, que a RBR terminou mesmo, em termos reais, em 20º com o alemão bicampeão Sebastian Vettel. Seguramente, além dos problemas que Vettel alegou que aconteceram no carro, foi um testes direcionado para alguns componentes. 

Outra questão que não me sai da cabeça foi o 6º lugar de Bruno Senna. Pelos problemas da Williams me parece que o tempo foi marcado com pouco combustível. Enfim, foi um final de testes um pouco melhor para Bruno. 

Mas vamos as equipes protagonistas do mundial de F1 2012: 

FERRARI 

A equipe de Maranello evoluiu desde Jerez no começo de fevereiro. Só que não há como esconder a decepção de Pat Fry, Domenicali, Alonso e Massa, entre outros. O projeto era para estar em um estágio mais avançado, e a questão da perda de tempo em curvas de baixa e média, ainda é algo a ser avaliado. 

Nada pode dar errado na Ferrari em 2012, pelo menos isso é o que vem pregando o presidente Luca di Montezemolo. A pressão é grande. Ao contrário da RBR que ganhou tudo nos últimos dois anos, e da McLaren que está com um equipe madura e tranquila, principalmente com a saída de Ron Denis e a chegada de Martin Whitmarsh, a Ferrari é só ansiedade. Isso pode ser o motivo inclusive de uma certa desconfiança do próprio Pat Fry, que declarou que não espera sequer um pódio nas primeiras provas do mundial. 

É uma situação delicada para uma equipe que precisa levar seu primeiro piloto (leia-se Alonso) a um título mundial. O contrato do espanhol vai até 2016, e ele não vai ficar marcando passo em uma Ferrari em fase de vacas magras. É 2012 rumo a vitória ou crise. Não há dúvida. 

MCLAREN 

Os testes que a McLaren realizou no último período em Barcelona mostraram a força da equipe inglesa. Com a atual situação de Button, sempre brilhante, e esperando uma recuperação clara de Hamilton, Whitmarsh lidera o time mais "cool" do momento.  

A pressão, e ela existe sim, está diluída entre os pilotos e técnicos, além do alívio da colheita dos frutos de um bom projeto. Logo de cara deu para perceber que o MP4-27 é um carro bem nascido. Como sempre digo, os dados detalhados dos testes são secretos, e de posse apenas das equipes. Não podemos, nem nós aqui e nem quem esteve em Barcelona, saber ao certo como testou a McLaren. Mas que com pneus duros o time foi espetacular, é um fato. 

Essa questão dos pneus Pirelli, que Button sabe tratar bem como ninguém, parece ser apenas um dos pontos positivos entre muitos outros do time inglês. Aposto no sucesso da McLaren em 2012, inclusive com uma boa briga interna entre os dois pilotos campeões. 

RED BULL 

A equipe austríaca é a que usa o "blefe" da melhor maneira. Já no ano passado a RBR não participou dos testes do começo do ano, alegando que o carro não estava pronto. Muitos falaram que não era bom sinal, e depois o carro chegou e ganhou tudo. Portanto é preciso ler nas entrelinhas.  

Como adiantei no começo desta análise, o fato de Sebastian Vettel ter ficado em último nos testes de Barcelona é de pouca importância. No ano passado, Vettel chegou a liderar na Catalunha, e também Webber foi primeiro com a RBR. Mas em outros dias Vettel chegou a ficar em 8º, e o próprio estreante na época, Sérgio Perez, fez tempos melhores que o alemão. Portanto, em se tratando de testes, é de pouca importância o 20º lugar do atual campeão. 

Com relação ao carro, Adrian Newey tem sempre uma carta na manga. O RB8 já mostrou modifições em Barcelona, principalmente na traseira. Aliás, a parte de trás dos carros em 2012, com o final do escapamento soprado, tem se mostrado o principal elemento de estudo dos projetistas. Aposto em Vettel e no RB8. Vai brigar com a McLaren, e pode até ter vantagem. Apenas uma corrida de verdade poderá tirar a dúvida. 

MERCEDES 

O W03 tem problemas, mas menos do que a própria equipe esperava. Eu, sinceramente, não vi nada demais na Mercedes durante os testes. Jamais vou cravar que o carro não vai vencer ou ser um grande projeto. O potencial de Ross Brawn aliado ao nome da Mercedes é uma receita de sucesso que pode acontecer a qualquer momento. Só que faltou alguma coisa no W03. 

Analisando os tempos e vendo e ouvindo quem esteve em Barcelona, não posso acreditar que seja algo imediato um desempenho melhor da equipe alemã. Schumacher falou muito, Rosberg idem, mas nenhum dos dois foi convincente. Repito que não quero deixar a Mercedes de fora de nenhuma previsão positiva, mas essa eu pago para ver, e só vamos saber em condições de corrida na Austrália. 

Quanto a inovação técnica do bico do carro, com o "Fduct" passivo, que ajuda na captação de ar para melhor desempenho da asa dianteira nas curvas, parece que é algo ainda para render mais do que está rendendo no momento. Mas é uma ótima idéia aerodinâmica. 

Um abraço e oremos sempre. 

Toni Vasconcelos

 

 

Last Updated ( Thursday, 08 March 2012 02:40 )