Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O “buraco” da RBR PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 06 June 2012 18:25

 

 

Amigos, cada um interpreta as regras da Fórmula 1 como quer. Bom, pelo menos é o que parece. A Red Bull vai ser obrigada a modificar a sua parte traseira, relativa aos tais "buracos" em frente das rodas. A decisão começa a valer a partir do GP do Canadá, no próximo domingo.

 

A decisão da FIA contra a RBR não vai afetar a vitória de Webber em Mônaco, e sabem por quê? Porque a FIA verificou todos os carros e os aprovou, só que depois do GP da Espanha, ainda antes de Mônaco, a Ferrari, a McLaren e a Mercedes chiaram uma barbaridade, e ameaçaram "melar" o campeonato com várias apelações. Foi por pura pressão que fizeram a Red Bull modificar seu desenho do fundo traseiro.

 

Vale lembrar que a equipe RBR já usou estas tais aberturas, como no GP do Bahrein por exemplo. Outra questão é que o delegado técnico da FIA, Charlie Whiting, aprovou junto com a sua comissão, o design. Agora afirmam que segundo o texto do artigo 3, parágrafo 12, alínea 15, que trata do tema, é "explícito" o erro da RBR. Ferrari e Sauber, por exemplo, usam os tais "buracos", mas como um "envelope", que eles chamam de "slot", e não uma ranhura aberta como da RBR.

 

A equipe austríaca não vai recorrer da decisão da FIA. Ficou claro que como as equipes que poderiam protestar não teriam como desenvolver algo semelhante (os buracos...) em um curto espaço de tempo, o melhor mesmo foi não permitir que quem já possuía a solução (os buracos de novo...) não possa mais usar.

 

Típico da FIA: para evitar briga com a maioria, puniram a minoria. É como no ditado popular: para a FIA "o buraco é mais embaixo..."

 

Um abraço e oremos sempre.

 

Toni Vasconcelos

 

 

Last Updated ( Thursday, 07 June 2012 11:36 )