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Rumo a Hockenheim PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 18 July 2012 20:44

 

 

Amigos, no próximo final de semana será dada a largada para mais um GP da Alemanha. Muito ainda está por ser decidido neste campeonato de 2012, não só na questão esportiva como também nos contratos e mudanças de equipe de alguns pilotos. Isso se a maioria não ficar onde está. 

 

Os pneus escolhidos pela Pirelli para Hockenheim foram os macios e os médios. No momento a Ferrari mostra uma melhora clara, e a Red Bull emerge como a adversária direta da equipe vermelha. É claro que estamos falando de Alonso, Webber e Vettel, com Massa fora da equação pelo título, mas podendo ajudar o companheiro. A McLaren ainda não sabe o que acontece com seu carro. A irregularidade no uso dos pneus tem sido uma constante. 

 

A equipe inglesa já teve até problemas internos, que resultaram na culpa imputada ao diretor esportivo Sam Michael. Michael veio da Williams no final do ano passado, e tem recebido duras críticas dentro da McLaren. Martin Whitmarsh também mostra sinais de preocupação com a sua posição de Team Principal. Whitmarsh e Michael bem que acompanharam alguns fiascos em pit stops da McLaren, bem como táticas equivocadas. 

 

No Gp do Canadá, após a vitória de Lewis Hamilton, o diretor técnico Paddy Lowe admitiu que a McLaren sabe apenas, na opinião dele, 30% do que deveria saber sobre o uso dos pneus. Mesmo na primeira corrida na Austrália, com a vitória de Button, a equipe inglesa admitiu surpresa no trato com os compostos da Pirelli. Em Valência Lewis tentou de tudo, mas os pneus acabaram no final, antes do toque com Maldonado. Já em Silverstone foi desastre total, com Hamilton em 8º e Button em 10º. Paddy Lowe disse não acreditar que exista algo de tão errado com o carro, e que não estão conseguindo tirar tudo em cada condição diferente de pista, temperatura e aerodinâmica. Estranho. Uma incógnita a McLaren em Hockenheim. Pode vencer, e pode terminar para lá de 7º, essa é que é a verdade. 

 

A Ferrari do mestre Alonso está em uma fase de confirmação. Foi batida pelo Touro Vermelho de Webber em Silverstone, e culpou mais uma vez os pneus macios. Hockenheim é favorável à equipe vermelha. Em 2010 foi lá que Massa e Alonso andaram forte, e onde Felipe ouviu via rádio "Alonso is faster than you..." (Alonso é mais rápido que você...) O engenheiro de Massa, Rob Smedley, comunicou ao brasileiro o caso, e Felipe deixou Alonso partir para a vitória. No meu entender ele está certo. Massa inclusive confirmou em entrevista à imprensa brasileira em Silverstone, que se receber uma ordem igual vai acatá-la, pois é profissional e deve ajudar seu companheiro. Quem não gostar tudo bem, mas é assim que as coisas funcionam. 

 

Mas voltando aos pneus da Ferrari, segundo técnicos da equipe não existe nada a ver o que se viu na Inglaterra com o caso do GP do Canadá. Em ambas as corridas Alonso ficou sem pneus no final, e sempre com os compostos macios. Mas parece que em Silverstone foi falta de rendimento, e não desgaste absurdo como se viu em Montreal. A expectativa é que a temperatura em Hockenheim esteja em torno de 22º a 23ºC, com tempo encoberto mas pista seca. Existe confiança do time vermelho de que os pneus macios funcionem melhor, sem o desgaste do Canadá, nem a saída de frente atribuída a eles em Silverstone. 

 

Alonso quebrou a nova asa da Ferrari na Inglaterra quando saiu da pista nos treinos livres. Em Hockenheim a Ferrari vai testar essa asa de novo em duas versões, uma com alto carregamento aerodinâmico, e outra com baixo carregamento. A asa com baixo carregamento terá um novo DRS (Drag Reduction System), ou asa móvel. Parece que a intenção é melhorar a velocidade em reta com o dispositivo evoluído do DRS. Acho estranho que só isso de resultado, mas parece mesmo que a baixa velocidade em reta é o problema mais insolúvel da F2012 até agora. 

 

MERCADO:

 

Apenas algumas considerações sobre o mercado de pilotos nesta semana do GP da Alemanha. Que Webber assinou com a Red Bull não é novidade. Agora, o australiano causou uma saia justa para a Ferrari. Na coletiva de anuncio de seu contrato até o final do ano que vem com a equipe austríaca Webber disse "Aconteceram tratativas com a Ferrari". O empresário de Mark, Flavio Briatore (argh!), confirmou a negociação com Maranello. Segundo se comenta na Itália, Webber queria assinar logo com a Ferrari, mas Montezemolo e Domenicali queriam esperar até setembro. Pelo menos apareceu uma especulação de prazo de quando a Ferrari vai confirmar o companheiro de Alonso. Caso seja em setembro, Massa tem 60 dias para ficar ou correr atrás de seu futuro em outro lugar. Na Ferrari a declaração de Webber de que negociou com o time teve críticas de falta de ética e indelicadeza. Como se alguém na F1 se preocupasse com isso! Briatore certamente não se preocupa... 

 

Uma das situações esquisitas que se comenta é de que a Ferrari quer fazer um super time com Alonso e Vettel a partir de 2014. Acho difícil, já que o espanhol é que também aprovará o seu companheiro, e só se ele for maluco vai querer Vettel dividindo o cockpit da Ferrari. Inclusive porque a equipe italiana é a que historicamente mais mete os pés pelas mãos entre primeiro e segundo piloto (Alboreto/Arnoux - Villeneuve/Pironi - Mansell/Prost - Schumacher/Barrichello). 

 

Uma nova situação que surge para a Ferrari é o nome do insatisfeito Button. Nos bastidores se comenta que o piloto inglês seria o companheiro ideal para Alonso.

 

Experiente, capaz de ganhar corridas, e não causaria problemas quanto a briga pelo título. Será? Duvido. Mas foi um nome que surgiu ao lado de Nico Hulkenberg da Force India. Pensei que Paul di Resta pudesse estar circulando pela órbita de Maranello, mas Montezemolo gosta mesmo de Hulk, até porque di Resta é piloto Mercedes. Raikkonen é outro nome citado, mas não deve voltar à Ferrari. 

 

Enquanto isso a equação vai se complicando, com a renovação ou não de Schumy na Mercedes, com o contrato de Hamilton também vencendo este ano e o inglês dizendo que não tem pressa, e que vai esperar as férias da F1 em agosto. Enfim, o que se sabe é que, como já disse aqui, até Massa pode renovar com a Ferrari. Só que precisa de alguns resultados que justifiquem a torcida e a imprensa italiana que ele merece continuar. Quatro anos sem vitórias (Brasil 2008) e quase dois anos sem um pódio (Coréia 2010) é dose...

 

Um abraço, e oremos sempre.

 

Toni Vasconcelos

 

 

Last Updated ( Wednesday, 18 July 2012 20:57 )