Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Resgate do Brasileiro de Turismo 1.4 com caótica corrida noturna PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 02 June 2025 00:11

E aê Galera... agora é comigo!

 

Sem corridas do “muito bem organizado” calendário das categorias nacionais do automobilismo na República Sebastianista da Banânia (agradecimentos ao meu camarada, Alexandre Gargamel), como prometi, estou fazendo o resgate da etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo 1.4, que foi disputada no Centro de eventos Aleatórios de Interlagos, com direito a corrida noturna.

 

Só assim para dar uma acalmada na minha editora, Chica da Silva, a Rainha da Bahia, que depois de três semanas seguidas, vai ter um texto menor com apenas quatro corridas para serem comentadas e como viajei com D. Patroa no final de semana (a resenha das corridas já está pronta desde a semana passada), ficaremos com as pílulas das corridas da F1, F. Indy e Fórmula Black&Decker que a galera mandou pra mim. Agora que já cabe a foto do Ogro aqui do lado, vamos à resenha das corridas.

 

Brasileiro de Turismo 1.4

A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo 1.4 aconteceu no Centro de Eventos Aleatórios de Interlagos e a primeira corrida foi uma prova noturna. Se durante o dia as coisas já não são fáceis, imaginem de noite para o narrador Sabonete, que teve como comentarista o bisneto do cantor Roberto Carlos, e tão fanho quanto o personagem dos especiais de natal. O grid foi impressionante, com 46 carros alinhados (e um no box), sendo 23 da classe PRO 24 da classe Elite.

 

 

A pole position era de Marcus Indio que tinha ao seu lado Sandro Tanuri para puxarem o grid que se prolongava até a curva do Café. Mas o Carro de Marcos Indio teve problemas e não saiu para a volta de apresentação. A largada era parada e com todo mundo parado passou a bandeira verde no fundo do grid e o Amigo do Adoniran, o Ernesto, diretor de prova, deu a largada. Sandro Tanuri chegou no ‘S’ da Sadia apertado por Wilton Pena e Eder Melhorim na P3. A imagem não mostrou, mas teve problema na curva da descida do Lago ‘S’ da Sadia.  Lourenço Junior e Adolfo Barbosa. O amigo do Adoniran, o Ernesto, botou pra fora a Safety Picape. A liderança era de Wilton Pena, seguido de Rodrigo Moreno e Fabricio Lançoni. Vinícuis Malzone era o líder da classe Elite. Na relargada Wilton Pena manteve a ponta, seguido de Rodrigo Moreno e Fabricio Lançoni, que tentou dividir o pinheirinho Fabricio Lançoni, e Sandro Tanuri que vinha na P4 deu um toquinho na sua traseira, o suficiente para Moreno rodar e foi parar no guard rail. E o amigo do Adoniran, o Ernesto, botou pra fora a Safety Picape novamente. 6 minutos de corrida para fechar a prova Eder Melhorim atacou Sandro Tanuri para tomar a P3 no ‘S’ da Sadia, mas ficou na vontade. Melhor para Wilton Pena e Fabrício Lançoni que fugiram na frente, mas Fabricio Lançoni foi ficando lento, perdeu a P2 para Sandro Tanuri, que tentou se recuperar na reta oposta, mas os dois acabaram se enroscando na curva do Lago e Thiago Lira acabou acertando a traseira de Sandro Tanuri, desencadeando uma grande confusão e obrigando o amigo do Adoniran, o Ernesto, a botar pra fora a Safety Picape novamente. A corrida terminou com bandeira amarela e a de Wilton Pena, com Guto Rotta na P2 e Eder Melhorim na P3. O vencedor na classe Elite foi Marcelo Monteiro.

 

 

Depois de algumas voltas para terminarem de limpar a pista os pilotos que sobreviveram a corrida 1 tomaram posição atrás da Safety Picape para a corrida 2, sem inversão nutella do grid. Nessa corrida a largada é em movimento e o cronômetro dos 20 minutos de corrida já estava rolando antes mesmo da bandeira verde. Quando o amigo do Adoniran, o Ernesto, liberou a disputa, recomeçou com menos de 14 minutos pro final da corrida. Wilton Pena acelerou e entrou na frente no ‘S’ da Sadia, seguido de Guto Rotta e Eder Melhorim... e nem todo mundo passou todo mundo inteiro na curva do Presuntinho. Rafael Teixeira ficou por lá. Na classe Elite o líder era Marcelo Monteiro e por conta do resgate no ‘S’ da Sadia eles não completaram nem uma volta com o amigo do Adoniran, o Ernesto, botando pra fora a Safety Picape outra vez. Outra relargada e Eder Melhorim atacou Guto Rotta no ‘S’ da Sadia. Wilton Pena ia com segurança na frente enquanto Guto Rotta segurava Eder Melhorim, Fabricio Lançoni e Thiago Messias. Eder Melhorim tentou novamente e conseguiu ganhar a P2 de Guto Rotta no ‘S’ da Sadia. JP Velarde foi tocado por rodrigo Moreno, no Mergulho, rodou, bateu e mesmo conseguindo voltar pra pista, o amigo do Adoniran, o Ernesto, botou pra fora a Safety Picape outra vez. Mais uma vez a corrida acabou sob bandeira amarela e tivemos nova vitória de Wilton Pena, com Eder Melhorim em 2° e Guto Rotta em 3°. Marcelo Monteiro repetiu a vitória na classe Elite.

 

No domingo (com luz do dia para ajudar um pouco o atrapalhado narrador Sabonete e o Bisneto do Roberto Carlos nos comentários) tivemos as corridas 3 e 4 pra fechar a rodada. A pole position, na inversão nutella do grid da corrida 2, era de Juca Bassani, o tio da Moleca Sensação, e ao seu lado estava o vencedor Anderson Remédios, que substituiu Marcelo Monteiro. Pra puxarem os sobreviventes dos embalos de sábado à noite (ou do Derby da Demolição, se preferirem).

 

 

A largada era parada e com todo mundo parado passou a bandeira verde no fundo do grid e o Amigo do Adoniran, o Ernesto, diretor de prova, deu a largada. Juca Bassani chegou primeiro no ‘S’ da Sadia, mas fez a curva pela área de escape. Anderson Remédios foi remediado por Tiago Takagi, Cleiton Bus e mais um monte de gente. Igor Gomes ficou parado no meio da pista e José Américo, no melhor estilo Raul Seixas, foi de cara contra o muro, obrigando o amigo do Adoniran, o Ernesto, a botar pra fora a Safety Picape. Resgate rápido, relargada e Tiago Takagi tomou a liderança ainda na reta. Eder Melhorim também armou bem e ganhou a P3. O líder da classe Elite ainda era Anderson Remédios, mas já tinha Vinícius Malzone colado nele. Eder Melhorim foi pra cima de Juca Bassani e tomou a P2 na freada pro ‘S’ da Sadia. Eder Melhorim foi pro ataque sobre Tiago Takagi que se defendia como podia e Rogério Neto, o neto do Jegue lá de Pernambuco, tomou a P3 de Juca Bassani e os 4 abriram vantagem para o 5° colocado, Rodrigo Moreno. Rogério Neto tomou a P2 por fora na curva do Lago sobre Eder Melhorim. A briga pela P2 deu uma folga para Tiago Takagi na volta seguinte. Rodrigo Moreno chegou nos 4 primeiros e logo passou por Juca Bassani. Na volta seguinte Rodrigo Moreno tomou a P3 de Eder Melhorim e vinha voando. Tiago Takagi foi o vencedor, trazendo colado nele Rogério Neto e Rodrigo Moreno. Anderson Remédios foi o vencedor na classe Elite.

 

 

Aí tivemos aquele respiro, com duas voltas para baixar as temperaturas nos carros e desta vez os carros vieram lado a lado para a última corrida do dia e com largada em movimento. Os pilotos vieram com tudo arrumado pela curva do café e entrando na reta o Amigo do Adoniran, o Ernesto, diretor de prova, deu a largada. Rogério ‘Jegue’ Neto largou melhor que Tiago Takagi e chegou primeiro no ‘S’ da Sadia. Tiago Takagi quase perdeu a P2 para Eder Melhorim e a galera abusou na curva do Presuntinho. No final da reta oposta já tivemos abandonos da galera do rabo da cobra. Tiago Takagi veio embutido em Rogério Neto, fizeram o ‘S’ da Sadia lado a lado e quem seu de deu bem na reta oposta foi Eder Melhorim, que passou os dois Tiago Takagi chegou a passar Rogério neto na curva do Lago, mas tomou o troco no Laranjinha e ficando por fora levou no Pinheirinho de Rodrigo Moreno, caindo pra 4°. Rogério Neto deu o troco em Eder Melhorim no ‘S’ da Sadia e voltou pra ponta depois de fazerem a curva lado a lado. Na classe Elite Anderson Remédios era o líder. Na reta oposta Rodrigo Moreno ganhou a P2. Na passagem seguinte Eder Melhorim quase se perdeu no ‘S’ da Sadia e jogou Tiago Takagi pra área de Escape. Juca Bassani, Wilton Pena e Dudu Fuentes se enroscaram na saída da curva do lago. Rogério ‘Jegue’ Neto ia se segurando na frente enquanto Eder Melhorim brigou muito para recuperar a P3 sobre Tiago Takagi. A TV vacilou (e Rogério Neto também) quando no Pinheirinho Rodrigo Moreno tomou a liderança, mas o Jegue Neto botou de lado na reta dos boxes, fez o ‘S’ da Sadia lado a lado e recuperou a ponta. Rodrigo Moreno não desistiu e fez a curva do Lago e o Laranjinha lado a lado, mas não voltou pra liderança naquele momento. Mais atrás, Tiago Takagi recuperou a P3 em cima de Eder Melhorim. A briga continuava feroz, volta a volta e entraram na última volta com Paulo Cocco parado na curva do lago, mas nada de Safety Picape (boa, diretor!) e a corrida terminou em bandeira verde com vitória de Rogério ‘Jegue’ Neto, com Rodrigo Moreno em 2° e Tiago Takagi em 3°. Anderson Remédios venceu novamente na classe Elite.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- Aproveitando o final de semana sem corridas no calendário da República Sebastianista da Banânia, fui viajar com D. Patroa e as pílulas desta semana são fruto dos meus camaradas Darth Vader, Bob Esponja, Madame Min, Bola 7 e Mister Magoo a quem agradeço a colaboração. Pra organizar, vou colocar em ordem cronológica.

Sexta-feira

- Para tristeza geral da galera do WC prolongado, o Fanhoso estava de volta e não teríamos entrevistas interessantes com pessoas importantes no final de semana.

- Enquanto ainda estavam descongelando o Matuzaleme, tivemos os comentários técnicos e precisos do Mr. Burns, que além de saber das coisas quando teve oportunidade sacaneou o narrador fake com a coisa do nome das curvas.

- Que não sabe muito sobre coisas técnicas, a menos que esteja escrito nas colas que ele prepara, Dr. Smith, que além de não saber muito inglês, mostrou que não sabe português. Ele não sabe a diferença entre flexionar e flexibilizar. Falando sobre o antigo assoalho da Ferrari nos tempos do Decano Barrichello. Não satisfeito, ele também mostrou que não consegue ler os dados de uma planilha.

- Com o risco desta poder estar sendo a última corrida (ao menos por um tempo) no normalmente chato circuito de Barcelona a coisa da mudança da corrida para Madrid (eu vi o traçado da pista... é muito pior!) O Lamúrias defendeu o circuito de Barcelona e o narrador fake, que não sabe coisa nenhuma (o aposto não era bem esse...) disse que ele era catalão. O Sabido deve ter cantado no ponto que o Lamúrias é asturiano.

Sábado

- Fanhoso faz sua primeira entrada e depois de se atrapalhar todo, assumiu que tinha se enrolado com o barulho dos carros... imagina. Ele tem que cobrir campeonato de xadrez? Esse nasceu enrolado com o sem barulho dos carros.

- As imagens dos boxes sempre mostram namoradas, personalidades e eventualmente os pilotos de testes das equipes que buscam a F1. O narrador fake, mais uma vez, mostrou que não sabe coisa nenhuma (o aposto não era bem esse...) e confundiu Ryo Hirakawa com Ayumi Iwasa.

- Mas o narrador fake se supera sempre e quando Mr. Burns falou sobre as atualizações do carro da Sauber e comentou que aparentemente o gnho do caro em Barcelona estava em torno de quatro décimos. Aí o narrador fake, que não coisa nenhuma (o aposto não era bem esse...), falou que quatro décimos não era nada. Não satisfeito foi pedir validação do Dr. Smith: foi desmentido passando vergonha na transmissão.

- Ele estava impossível: o narrador fake, que diz ser “de humanas”, mas não sabe português, não sabe que ser besta e ser bestial tem significados totalmente opostos.

- Dr. Smith, que o pouco que sabe é sobre a Indy do século passado, quando ele corria, chamou a NASCAR de categoria de tiosões sem saber que os caras que estão andando na frente tem menos de 35 anos querendo comparar um eventual desempenho do Neguim na Red Bull.

- Aí resolveram falar da nova regra para que as asas ficassem menos flexíveis. Dr. Smith disse que a mudança deixava as asas mais esteticamente parada nas curvas. O “Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) teria sido ouvido em todo Tocantins. Só o Dr. Smith não sabe que a vantagem da asa flexível nas curvas é estudada pelos engenheiros e os pilotos ensaiam as reações no simulador até a exaustão.

- Não satisfeito, Dr. Smith vê na transmissão um pico de 5G numa curva e foi falar bobagem (o advérbio não era bem esse...) de seus tempos de Indy disse que o carro de Indianápolis era o mesmo de um oval curto como Richmond. O Shrek tinha que estar no facebook hoje. O “Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) teria sido ouvido em todo Cento Oeste.

- A transmissão coloca na TV que a disputa por melhor posição de largada na McLaren está 4x4 e o narrador fake deturpou para serem pole positions, sendo acompanhado pelo Dr. Smith. Mr. Burns ficou calado e provavelmente querendo matar os dois.

- Dr. Smith levou 3 minutos no mar de cola pra achar a diferença de tempo dos pneus macios para os médios.

- Precisou Mr. Burns explicar para o narrador fake o que era o trecho que é usado para as voltas lentas de punição da MotoGP uma vez que ele não sabe coisa nenhuma (o aposto não era bem esse...).

- Dr. Smith você e o narrador fake sempre comem bola. Não viram a volta do Filé de Borboleta enquanto ficavam falando bobagem (o advérbio não era bem esse...).

- Matuzaleme começou o sábado dando bom dia pra Cadeiruda, que não estava na transmissão. Não falaram pra ele ou ele esqueceu?

- Tentando explicar as cores da indicação de tempo nos tempos dos setores, o narrador fake fala que se a cor for amarela é porque o tempo foi muito pior (basta 1 milésimo pior para ficar amarelo) Não sabe coisa nenhuma (o aposto não era bem esse...).

- Mais uma vez, antes dos pilotos completarem as voltas rápidas, o narrador fake “encerra” o treino e depois fica com cara de cu com as mudanças nas posições finais. Pra piorar ainda falou em cima do rádio.

- imitando o Gagábueno, que “adivinhava” o que passava pela cabeça dos pilotos o narrador fake falou que o Filé de Borboleta estava tenso e concentrado quando foi focalizado na transmissão. O “Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) que o Shrek falaria ia ser ouvido no país inteiro.

Domingo

- Como D. Patroa me deu um “Vale Race” no domingo, fui liberado pra ver a Fórmula 1.

- O Fanhoso conseguiu uma camaradagem do Filho do Dragão pra conseguir entrevistar alguém na pré-meia hora, uma vez que ninguém fala com ele no Paddock, boxes ou pista.

- Sacanearam o Matuzaleme e o Dr. Smith pegando uma tomada de cima sobre eles e a bancada, mostrando o quanto de cola os caras tinham na frente. Como eles conseguem falar tanta bobagem (o advérbio não era bem esse...)?

- Antes da largada, ‘piti’ geral na transmissão, reclamando do fato do filho do patrão não dar chance para o Filho do Dragão pilotar na Espanha (e não deve pilotar no Canadá – se preciso – porque o Filho do Dragão vai estar nas 24 Horas de Le Mans). Mas como os três patetas não tem noção de coisa nenhuma (o aposto não era bem esse...), focaram no pachequismo explícito e no esperneio infantil.

- Durante a volta de apresentação, o narrador fake, que diz ser de humanas, mostrou que não sabe matemática de 2ª série. Se largavam 19 pilotos e 1 largava dos boxes, quantos largavam na pista? A resposta é 18, mas para o narrador fake eram 17. O “Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) teve que ser contido por um travesseiro para não assustar os outros hóspedes do resort.

- Harry Potter e sua turma de incompetentes ferraram (o verbo não era bem esse...) a corrida do Filé de Borboleta com uma estratégia absurda. Ele estava junto com o Hulk e ia fazer pontos com certeza.

- Nem vou falar do Dr. Smith e suas deturpações no que se fala nos rádios.

- Matuzaleme, já na preparação do pódio, tentou explicar o que é a Commonwealth (Comunidade dos Países Britânicos) e os poucos neurônios que ainda funcionam quase fritaram.

- Eu não vi a corrida da Indy, mas Madame Min mandou mensagem pra avisar que os canais do Pateta (são 6 canais) passaram VT da série B, repetição de programa de estúdio e não passaram a corrida de Detroit, que ficou para o Pateta Premium.

- Para quem não sabe porque eu fiquei longe do site, tive negado meu projeto onde escrevi uma série (em 6 episódios), sobre a verdadeira história do maior piloto de todos os tempos. Criei um Blog para isso e quem quiser ler a saga do maior astro das pistas é só clicar aqui.

 

Felicidades e velocidade,  

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.


Last Updated ( Monday, 02 June 2025 21:13 )