Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
A espera da Bélgica PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 29 August 2012 22:26

 

Amigos, finalmente estamos na semana do GP da Bélgica. Agora é aguardar as táticas das equipes para o traçado de Spa Francorchamps.

 

Os pneus serão os duros (escrito Pirelli em prata) e os médios (escrito em branco). A Pirelli declarou através de seu diretor Paul Hembery, que a intenção é deixar os pilotos a vontade para apertar o ritmo nas altas velocidades de Spa.

 

Cada equipe receberá seis jogos de pneus duros e cinco de pneus médios para o fim de semana belga. Os jogos de pneus podem ser usados em qualquer ponto de um treino livre na sexta-feira em diante. A Pirelli também leva à Bélgica os pneus para chuva nas composições intermediária (verde), e extrema (azul), sendo três conjuntos por piloto.

 

Fica clara a postura conservadora da empresa italiana, sem chances para o desgaste excessivo que a pista belga pode representar. Não acredito em problemas com os pneus em Spa, mas seguramente existirá uma diferença de performance entre os compostos.

 

Como a volta é muito longa, cerca de 7.004 metros, a mais longa volta da temporada, é necessário um estudo de desgaste muito profundo, já que o tempo perdido por escolha errada será grande. Não é preciso imaginar a guerra que acontecerá nos treinos livres com respeito aos testes nas mais diferentes configurações aerodinâmicas e de peso do carro.

 

Penso que no quesito pneus a RBR e a Ferrari levam uma ligeira vantagem sobre a McLaren. Não que seja fundamental, mas será um diferencial. A equipe inglesa tem que avaliar seu desempenho, principalmente com pneus duros. Nada de anormal, mas que terá seu peso na tática de corrida.

 

A Mercedes e a Lotus podem participar da briga na frente, mas a equipe prateada ficará mais igualada com a Lotus, já que as longas retas privilegiam a velocidade final, ponto importante da Mercedes. A Lotus terá em Grosjean e Raikkonen, seus dois velocistas natos, sendo que o campeão do mundo de 2007 pode surpreender inclusive em sua posição no grid.

 

Na Ferrari Alonso tem que estar ciente de que a questão de marcar pontos será fundamental. Não será fácil a vida do espanhol em termos de vitória em Spa, pois é muito mais provável que a RBR e a Lotus tenham um desempenho de ponta mais agudo que o da Ferrari. Outra questão é o velho tema da vida de Felipe Massa na F1. Mas para essa análise vamos esperar o final de corrida na Bélgica no próximo domingo.

 

Um abraço e oremos sempre,

 

Toni Vasconcelos