Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O novo carro da F. Regional, Testes na Indy NXT e F3 e Rafa Câmara na Invicta na F2 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 02 November 2025 18:15

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana não tivemos corridas envolvendo os pilotos brasileiros, aspirantes ao topo da carreira nas categorias mais importantes do automobilismo mundial.

 

Como combinei com as editoras do site, trago quatro assuntos para abordar e foi a forma como eu evitei um megatextão na semana que passou.

 

O primeiro assunto são os últimos dois dias de testes da FIA Fórmula 3 no autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália, nos dias 21 e 22 de outubro, onde participaram os brasileiros Pedro Clerot e Fernando Barrichello. Ainda sobre testes, no Indianápolis Motor Speedway a Indy NXT teve uma sessão de testes com a participação Enzo Fittipaldi e Nicholas Monteiro.

 

O outro assunto de grande importância foi a apresentação oficial do novo carro da Fórmula Regional Europeia, categoria que passará a ser gerida pelo Automóvel Clube da Itália, mas a notícia de que Rafael Câmara vai disputar a FIA Fórmula 2 pela Invicta, campeã de 2024 com Gabriel Bortoleto e lidera a temporada de 2025 com Leonardo Fornaroli.

 

FIA Fórmula 3 – Testes coletivos em Ímola

Encerrando o ciclo de testes com os potenciais pilotos – a maioria já confirmada – da FIA Fórmula 3 foram para o Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Ímola para dois dias de testes, com as participações de Pedro Clerot, que correrá pela equipe Rodin Motorsport e Fernando Barrichello, inscrito na equipe AIX Racing.

 

A chuva forte e a pista úmida receberam os pilotos na largada, com as duas primeiras horas dedicadas a voltas de reconhecimento, enquanto as equipes testavam as condições da pista. Conforme a última hora de prova avançava, os pilotos começaram a marcar tempos rápidos, com Ugochukwu e seu companheiro de equipe na Campos Racing, Théophile Nael, alternando as melhores marcas.

 

 

Com pouco menos de 45 minutos restantes para o fim da sessão, Hiyu Yamakoshi parou na brita da curva 13, provocando a entrada do piloto na pista com bandeira vermelha. A sessão foi retomada com 30 minutos restantes, mas a bandeira vermelha foi acionada novamente com Alessandro Giusti parando na curva 6. Os pilotos retornaram à pista com pouco menos de 20 minutos restantes, mas não houve melhorias, antes que as atenções se voltassem para os treinos livres de largada. Pedro Clerot ficou com o 15° tempo, em 1m48,998s. Fernando Barrichello foi o 30° com 1m51,553s.

 

Embora a chuva tivesse parado durante o almoço, a pista ainda estava úmida, então os pilotos saíram dos boxes com pneus de chuva, apesar dos tempos estarem melhorando. Com a melhora das condições da pista, os tempos foram baixando e os pilotos iam se revezando com a volta mais rápida. Noah Stromsted assumiu a liderança, superando Ugochukwu por 0,163s, antes de Bruno del Pino marcar o melhor tempo com 1m44,412s até que a bandeira vermelha foi acionada devido a uma parada de Kanato Le na curva 4.

 

 

Na retomada dos treinos e sem haver chuva, a pista continuou secando e os tempos continuaram baixando e o topo da classificação alternando de mãos, inclusive com Pedro Clerot fazendo parte do “revezamento”. As equipes começaram a equipar os carros com pneus slick médios e os tempos caíram para casa de 1m33s. Vários pilotos vinham melhorando seus tempos antes da segunda bandeira vermelha da tarde, desta vez devido a Sharp, que saiu da pista na curva 4. Os pilotos retornaram à pista com pouco menos de cinco minutos para o fim. Pedro Clerot terminou a sessão com a P2, com 1m33,110s, 88 milésimos mais lento que Brad Benavides, da AIX Racing, enquanto Fernando Barrichello ficou com a P30, tendo a melhor volta em 1m36,108s.

 

No segundo dia da programação teve pista seca pela manhã e os pilotos foram conseguindo tempos melhores do que os estabelecidos no final da sessão da tarde do dia anterior, logo entrando na casa de 1m32s e nos minutos finais da sessão os mais rápidos chegaram à casa de 1m31s. Em uma atuação discreta, Pedro Clerot ficou com o 18° tempo, fazendo a melhor de suas 40 voltas completadas em 1m32,570s. Fernando Barrichello fez um progresso e foi o 29°, sendo a mais rápida de suas 42 voltas em 1m33,280s.

 

 

A pista piorou no período da tarde e os pilotos quando voltaram para a pista não conseguiam mais virar tão rápidos como fizeram pela manhã. Ninguém entrou na casa de 1m31s. As simulações de corrida foram o foco da maior parte da sessão, o que significou que não houve muitas melhorias. No entanto, houve uma bandeira vermelha a pouco mais de 20 minutos do fim, com Michael Shin parado na curva 4.

 

 

Após a retomada da sessão, vários pilotos conseguiram melhorar seus tempos no final. Pedro Clerot terminou a sessão com o 15° tempo, marcando 1m33,311s em sua melhor das 39 voltas completadas. Fernando Barrichello fez o 19° tempo am marcar 1m33,633s em sua melhor volta entre as 40 completadas. Esta sessão encerrou a temporada 2025 da FIA Fórmula 3. A categoria voltará à ação em 2025 com testes antes da primeira etapa em Melbourne, de 6 a 8 de março.

 

Indy NXT – Testes no Indianápolis Motor Speedway

Sebastian Murray estabeleceu o primeiro marco para a temporada de 2026 da Indy NXT by Firestone, liderando o Chris Griffis Memorial Test em 27 de outubro no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway. Murray foi o mais rápido entre os 24 pilotos que completaram voltas no circuito de 14 curvas e 3,925 km, marcando o tempo de 1m14,5035s com o carro #27 da Andretti Global. Murray, da Escócia, terminou em 13º lugar na classificação geral da categoria em 2025 como estreante pela Andretti Cape Indy NXT, antes de se transferir para a equipe Andretti após esta temporada, em 2026.

 

 

Os veteranos da categoria e estreantes da Andretti, Max Taylor e Josh Pierson, terminaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A melhor volta de Taylor foi de 1m14,6366s no carro #28, enquanto Pierson registrou 1m14,6674s no carro #29. Taylor foi o mais rápido no geral na sessão da manhã, com 1m05s0926. A A.J. Foyt Racing marcou seu retorno à categoria de desenvolvimento da IndyCar com o veterano da USF Pro 2000 e estreante na Indy NXT, Alessandro de Tullio, completando os cinco primeiros colocados com o tempo de 1m15,0406s. Também pela A.J. Foyt testou o brasileiro Nicholas Monteiro, que participou das últimas etapas da temporada 2025, marcando 0 18° tempo em suas 75 voltas completadas, marcando 1m15,7210s.

 

Nikita Johnson foi o quarto colocado no geral e o estreante mais rápido no teste, com a melhor volta de 1m14s8849 no carro #21 da Cape Motorsports. Johnson, vice-campeão das séries USF2000 e USF Pro 2000, fez três largadas na INDY NXT no início da temporada de 2025, mas estará elegível para o prêmio de Estreante do Ano em 2026. Alguns nomes com grande bagagem no automobilismo tomaram parte do teste, casos de Enzo Fittipaldi e Victor Martins, ambos com temporadas na Fórmula 2. O brasileiro ficou com o 11° tempo, marcando em suas 67 passagens a melhor delas em 1m15,3246s.

 

 

O teste aberto anual leva o nome de Chris Griffis, chefe de equipe da Schmidt Peterson Motorsports, que faleceu repentinamente em setembro de 2011. Teve o também brasileiro Nicholas Monteiro com um carro da A.J Foyt, que está voltando a participar da categoria na temporada 2026.

 

Ainda sobre o brasileiro, Enzo Fittipaldi competirá com a HMD Motorsports no campeonato Indy NXT by Firestone de 2026, marcando sua primeira temporada completa em uma categoria sediada nos Estados Unidos. Fittipaldi, de 24 anos, dá continuidade ao legado da família Fittipaldi no automobilismo norte-americano, competindo na categoria de desenvolvimento da IndyCar. Ostentando um dos sobrenomes mais icônicos do automobilismo, Fittipaldi segue os passos de seu avô, Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1 e bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis, e de seu irmão, Pietro Fittipaldi, que também competiu na Fórmula 1 e na IndyCar Series.

 

 

Fittipaldi chega à Indy NXT com um currículo internacional impressionante. Ex-campeão italiano de Fórmula 4 e vice-campeão da FRECA com a Ferrari Driver Academy, ele posteriormente ascendeu à Fórmula 3 e à Fórmula 2, conquistando duas vitórias e 13 pódios na F2 como parte da equipe Red Bull Junior Team, com a qual permanece afiliado como atleta da Red Bull. Em 2025, Fittipaldi ampliou sua experiência, competindo na European Le Mans Series com a CLX Motorsport e participando de testes da NTT IndyCar Series com a McLaren e sessões na Fórmula E com a Jaguar, demonstrando sua adaptabilidade a diversas disciplinas.

 

A temporada 2026 da Indy NXT começa no final de semana do domingo, 1º de março, nas ruas de St. Petersburg, Flórida.

 

Fórmula Regional Europeia – Tudo novo em 2026

A partir de 2026, o Campeonato Europeu de Fórmula Regional da FIA adotará o novo Tatuus T-326, marcando a introdução da segunda geração de carros de Fórmula Regional. Foi o Templo da Velocidade, em Monza onde fizeram a apresentação oficial do novíssimo Tatuus T-326. O monoposto que será o centro das atenções no Campeonato Europeu de Fórmula Regional da FIA, organizado e promovido pela ACI, a partir de 2026.

 

 

Resultado de um intenso esforço de desenvolvimento da Tatuus Racing, o T-326 (sujeito à homologação da FIA) representa a segunda geração de carros de Fórmula Regional, marcando a evolução do anterior T-318, que desde 2019 acompanha a ascensão de muitos pilotos talentosos, como Andrea Kimi Antonelli, Gabriel Bortoleto, Isack Hadjar e Franco Colapinto, em sua trajetória rumo aos escalões mais altos do automobilismo.

 

Aerodinâmica e Desempenho

Desenvolvido em total conformidade com os mais recentes regulamentos da FIA, o T-326 representa um grande avanço em termos de desempenho, aerodinâmica e segurança. O novo carro foi projetado para ser mais leve, mais estável e mais responsivo, apresentando uma arquitetura de chassi aprimorada e um sistema de suspensão revisado que aprimora a precisão da direção e o equilíbrio geral nas curvas.

 

 

A eficiência aerodinâmica, inspirada nas últimas tendências das categorias de monopostos de alto nível, garante maior downforce geral e redução do efeito esteira, melhorando as oportunidades de ultrapassagem e a qualidade das corridas na pista. A partir de 2026, o Campeonato adotará pneus Pirelli como fornecedor único, instalados em novas rodas OZ de 15 polegadas, garantindo continuidade técnica e desempenho uniforme em todo o grid.

 

Motor ATM163T: Potência, Eficiência e Inovação

O T-326 será equipado com o novíssimo motor ATM163T, desenvolvido pela Autotecnica Motori e derivado da unidade Toyota G16E. Este representa o primeiro motor de três cilindros introduzido na história da Fórmula Regional, desenvolvido em colaboração com a TOM'S para oferecer alto desempenho combinado com eficiência energética e confiabilidade aprimoradas. O projeto está totalmente alinhado aos novos padrões da FIA para sustentabilidade e inovação tecnológica.

 

Segurança e Ergonomia em Essência

O chassi de última geração atende aos mais altos padrões de segurança da FIA, apresentando estruturas reforçadas e componentes atualizados, como caixas de proteção dianteiras e traseiras com novo design, painéis anti-intrusão e um sistema de proteção contra capotamento revisado. Dentro do cockpit, a configuração ergonômica foi otimizada para garantir uma posição de direção confortável, adequada a uma ampla gama de pilotos, melhorando a visibilidade, o conforto e a experiência geral de direção.

 

Parcerias Técnicas

O T-326 foi desenvolvido em colaboração com uma forte rede de parceiros de alto nível do automobilismo: ARS Tech, Giga Composite, Carbonmade e La Compositi para componentes de fibra de carbono; Breda Racing, Eibach e Andreani para o sistema de suspensão; PFC Brakes e Tilton para o sistema de freios. A eletrônica de bordo foi desenvolvida em parceria com a Marelli, a Next Solution e a Nope Engineering, enquanto o pacote é complementado pela caixa de câmbio Sadev SLR-82, chicotes elétricos Sabelt, sistemas de segurança OMP e componentes da Galletto e Gieffe, formando uma plataforma técnica de excelência absoluta.

 

 

Após uma fase inicial de testes entre agosto e outubro, envolvendo diversos pilotos profissionais e especialistas em testes, o novo Tatuus T-326 está pronto para entrar nas pistas. Sua estreia oficial em 2026 marcará o início de um novo capítulo na história da categoria, reafirmando sua missão de nutrir a próxima geração de talentos do automobilismo internacional.

 

Rafael Câmara na Invicta para 2026 na FIA Fórmula 2

O campeão de 2025 da FIA Fórmula 3, Rafael Câmara, seguirá os passos de Gabriel Bortoleto e Leonardo Fornaroli ao subir para a FIA Fórmula 2 com a Invicta Racing. Depois de ter uma temporada histórica na Fórmula 3, conquistando quatro vitórias em corridas principais, largando da pole position, além de cinco pódios no total, e garantindo o título com uma rodada de antecedência, mas o sucesso do brasileiro não se limita a isso.

 

Em 2023 Rafael Câmara foi o campeão da Fórmula Regional Europeia e, caso vença o campeonato da FIA Fórmula 2 em 2026, repetirá o feito de Oscar Piastri, que conquistou os três títulos das categorias de acesso em sequência. Esta situação – caso aconteça – pode ser muito favorável para o brasileiro, que terá alcançado um feito que nenhum piloto da Academia de Pilotos da Ferrari fez e coincidindo com o final de contrato dos pilotos titulares da equipe.

 

 

A estreia de Rafael Câmara na Invicta com um carro da FIA Fórmula 2, sua nova equipe, acontecerá nos testes de pós-temporada em Abu Dhabi, em dezembro. Ao contrário de outros pilotos que vão disputar a categoria no próximo ano e que estão disputando as últimas etapas do campeonato deste ano. Após o final da temporada na Fórmula Regional Europeia, Rafael Câmara também não disputou provas da FIA Fórmula 3.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos, 

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

 

Last Updated ( Sunday, 02 November 2025 19:30 )