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Fórmula Vee Brazil - SP PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 12 December 2012 08:54

By: Reginaldo Nat Rock

 

E renasce, com um vigor incrível, a Fórmula Escola!

 

Um sonho alimentado com ousadia, coragem, determinação e muita, mas muita luta, está se consolidando como a categoria principal do automobilismo de competição, primeiro em São Paulo, berço de tudo o que se refere a velocidade e tecnologia.

 

O ‘Fórmula Vee Brazil’, codinome “Naja” nasceu para suprir a necessidade de se encontrar uma maneira de permitir a todos aqueles que almejam um lugar no seleto clube dos pilotos profissionais e que não dispunham de uma categoria escola, razoavelmente barata, depois do aprendizado no kart, antes do "salto" europeu e uma alternativa aos pilotos amadores ávidos por correr, sem patrocínio pessoal e sem correr o risco de irem a falência.

 

Baseado originalmente no Fitti Vw, já lendário, criação dos irmãos Fittipaldi e que se encontra no Museu do Automobilismo Brasileiro em Passo Fundo -  RS, a idéia foi formatada pelo Engenheiro Roberto Zullino e seu sócio Joaquim Lopes, que meteram a mão na graxa e transformaram o sonho em realidade. Qualquer pessoa, com conhecimento de mecânica é capaz de montar o carro em sua própria garagem, enquanto saboreia um churrasco com amigos num fim de semana. Diversão garantida.

 

 

Um carrinho simples mas recheado de inovações tecnológicas, empurrado pelo motor boxer  Volkswagem 1.6, refrigerado a ar, com injeção direta ou carburação, ambas com restrições severas de ajustes permitidos pelo regulamento, freios a disco para manter o equilíbrio  na disputa, onde o diferencial seja o piloto e não o carro. O cockpit é confortável e bastante seguro, acomodando desde os baixinhos até pilotos com 1,90m de altura e bons 100 kg de peso. Para esses, o problema se resume no "lastro" que carregam permanentemente.

 

Tudo é igual para todos. Chassis, motor, pneus. A conta bancária não faz diferença importante na disputa e, assim, de um minguado grid na primeira corrida a pouco mais de um ano, a categoria foi crescendo, atraindo aficionados e que formam grids com 24 "baratinhas" disputando corridas emocionantes no  Campeonato Paulista de Automobilismo. Não se tem notícia de tamanha transformação no automobilismo brasileiro e que tem atraído, ainda que timidamente alguns patrocinadores entusiasmados com a procura pela categoria. Foram escolhidos 20 desses que já são premiados com isenção da taxa de inscrição, combustível kit de injeção direta e rodas,e outras benesses. Brevemente os benefícios serão estendidos a todos os participantes.

 

 

A diferença de desempenho dos pilotos mais adaptados aos carros, ou com mais experiência em pista, é contado nos milésimos de segundo. Na 8ª etapa, realizada em 25 de agosto de 2012, inacreditáveis 0,130 " separaram os 4 primeiros colocados na linha de chegada.

 

E a tendência é juntar mais alguns querendo o pódio. Será emocionante acompanhar.

 

A informação que temos é de que perto de 50 carros já estão prontos (ou quase) para as futuras disputas, dos quais perto de 30 já participaram de pelo menos uma corrida. Novas formas de classificação serão implementadas para acomodar os pilotos dentro das regras estabelecidas pela FIA, CBA e FASP.

 

 

O Campeonato Paulista de Automobilismo faz parte oficialmente dos eventos oficiais da Cidade de São Paulo, graças a atuação de vereador atuante, que patrocinou a Legislação –  obrigatória – para figurar nessa seleta lista.

 

É tudo o que a categoria quer e merece. Visibilidade para que a população saiba que existe uma diversão totalmente gratuita a disposição de quem quiser um fim de semana diferente. Basta apenas a informação pública para conhecimento geral.

 

 

Automobilismo e Interlagos não se resumem a Formula 1, Stock Car, Formula Truck, e outros mais, todos espetáculos grandiosos e emocionantes porém, com cobrança de ingresso (caro!). 

 

Há vida socialmente útil por detrás de corridas, mesmo sem o glamour das mais conhecidas espalhadas pelo mundo. Geram empregos, pagam impostos, fornecem diversão de qualidade, praticamente a custo zero para a cidade.

 

A Formula Vee Brazil é um exemplo a ser seguido pelo profissionalismo que encarna, promovendo o renascimento da paixão que nos deu grandes campeões, ídolos de todos nós, que começaram suas carreiras vitoriosas acelerando carrinhos modestos e que trouxeram grandes alegrias aos amantes do esporte a motor.

 

 

Longa vida Fórmula VeeBrazil Que os "najas" se reproduzam por todo o país!

 

Um abraço,

 

Reginaldo Nat Rock

 

Descrição Técnica: (Informações disponíveis no site da categoria)

 

Requisitos:

 

Os pilotos devem ter carteira de piloto federado, que pode ser retirada nos clubes filiados à Fasp. Deverão se apresentar devidamente equipados com todos os itens de segurança aprovados pela FIA/CBA/Fasp: capacete, macacão, luvas, meias, balaclava, todos à prova de chama.

 

 

Chassis:

Naja01

 

 

Carenagem:

Carenagem padrão para todos os chassis Naja01, construída em fibra de vidro.

 

 

 

Motor:

Volkswagen Tipo 1

Configuração: Boxer

Número de cilindros: 04

Sistema de refrigeração: a ar

Combustível: Etanol

Cilindrada original: 1584 cc

Comando de Válvulas: Original Kombi injeção eletrônica

Taxa de compressão: Livre

 

Carburação:

Original Solex PDSL

Diâmetro máximo: 32 mm na borboleta e 22 mm no Venturi.

Coletor de admissão: Ferro ou alumínio, nacionais e semelhantes ao originais da linha VW a ar.

 

 

Transmissão:

Caixa de câmbio diferencial e embreagem: Original VW do Fusca 1500 e 1600; Brasília e Kombi Diesel.

Relação de marchas: Original da caixa de câmbio VW.

Relação do diferencial (pinhão/coroa): 8/35, 8/33 ou 8/31.

Embreagem com acionamento hidráulico.

Embreagem e disco originais da linha VW a ar.

 

 

Freios:

Dianteira: a disco

Traseira: tambor

Pinças, discos e cilindros mestres originais.

Modelos: Fusca 1500,1600, Brasília; SP2 ou Kombi.

 

 

Suspensão:

Dianteira: Original Fusca ou Brasília

Traseira: Independente, conjunto mola-amortecedor, barra estabilizadora ou barra Z opcional.

 

 

Rodas:

Aro 15 por 6 polegadas

Pneus: Radiais 195x50x15

Bitola máxima nos eixos: 1,57 cm

 

 

Elétrica:

Alternador opcional

Ventoinha original VW ou elétrica

Distribuidores originais da linha VW Fusca, Brasília ou Kombi.

Ignição transistorizada da linha VW a ar.

 

 

Tanque de Combustível:

25 litros

 

 

Como fazer para correr na FórmulaVee Brazil:

 

Locação:

 

As equipes alugam carros para corridas, treinos, dão manutenção e toda a assistência de pista necessária aos pilotos.

 

 

Alfia Mecânica de Autos.

 

Proprietários: Bruno e Arthur Furlan de Almeida Leme

 

(19) 3433 8146/ 3432 2255

 

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Status Race Team.

 

Proprietário: Lucca Novembre

 

(11) 98429 6150/ 3438 7526

 

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Carloviche Motorsport.

 

Proprietário: Marcelo Carloviche

 

(11) 9325 1404

 

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SanRace.

 

Proprietário: Sandro Freitas

 

(11) 9212 9210/ 7721 1192

 

54*30445

 

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Scuderia Dino.

 

Proprietário: Sergio Luis da Silva

 

(11) 999 743 111

 

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TJ Competições.

 

Proprietário: Emmanuel Jasponde Calonico Jr

 

(19) 7816 7417

 

122*49248

 

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Compra:

 

A Formula Vee Brazil oferece aos interessados a possibilidade de compra do kit FVee exclusivo e devidamente homologado. Para tanto, o interessado deverá entrar em contato com a administração da categoria.

 

 

É necessário indicar uma oficina/equipe responsável pela montagem do mesmo. Esta ação visa garantir um padrão de montagem dos modelos.

 

 

Valor:

 

Kit completo: R$ 12.000,00

Peças de reposição podem ser adquiridas somente por donos de kits.