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Mudanças técnicas para 2013 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 02 January 2013 20:22

 

 

Amigos, espero que todos tenham tido uma ótima passagem para o ano de 2013. Começou o ano e a F1 está concluindo, em cada uma das fábricas das equipes, seus projetos para essa temporada. Algumas mudanças importantes vem aí, mas será que serão todas de valia para a categoria?

 

Sem falar demais em artigos do regulamento esportivo e técnico da F1 2013, vamos tentar entender o principal em termos de técnica para 2013.  Nos atuais projetos as asas dianteiras estarão mais rígidas. Isso porque muitas equipes já fizeram asas (Red Bull principalmente...) com muita flexão. Esse fator é claro para um bom desempenho, só que a gora a FIA modificou  o “crash test” . Apesar da força que gera 102 kg sobre a asa, os pontos de testes serão outros, na tentativa de impedir a movimentação da asa com o trabalho aerodinâmico.

 

Com relação aos horríveis bicos rebaixados, motivo de tanta polêmica sobre a estética dos carros em 2012, a FIA também se manifestou. Nada demais será feito, mas apenas a introdução de um painel que cobrirá o “degrau” do bico. Melhor é o apelido que deram para esse painel: “Vanity  panel”, literalmente “painel da vaidade”...

 

A Pirelli trará pneus mais pesados para 2013. Sinceramente não entendi essa da empresa italiana. Peso em F1 é perda de tempo. Outra questão é que a Pirelli disse que vai produzir pneus menos duráveis, mais mórbidos como eles chamam. Então porque mais pesados? De qualquer forma o peso dos carros também vai aumentar de 640 kg mínimo para 642 kg. É problema para os engenheiros, tenham certeza.

 

A FIA também mudou o “crash test” de chassi. Agora está mais severo, e será aplicado a todas as células de sobrevivência e não a apenas uma. O “crash test “ é ponto fundamental do projeto. Sem dúvida que os projetos tem que ser renovados e testados nas fábricas, por meio virtual pelo menos. Nada salva um carro que não passa no “crash test”. Caso isso aconteça o projeto já ficará “remendado” o ano inteiro. Até agora a Sauber foi aprovada para 2013, mas acredito que as grandes equipes não terão problema.

 

Ainda em termos técnicos fica apenas a mudança relativa ao banimento do duplo DRS. A asa inventada pela Mercedes, que tinha um duto vindo da traseira para a dianteira apenas para “estolar” a asa da frente nas retas, está proibido. Muitos investiram tempo e dinheiro no  caso. A Lotus foi uma equipe que esperou até o último minuto para utilizar o dispositivo, mas enfim ninguém vai poder usá-lo em 2013. Isso é sinal, juntamente com a asa dianteira mais rígida, de que a aerodinâmica dianteira será explorada e estuda ao máximo, já que o arrasto não poderá mais ser subtraído pelo duplo DRS.

 

Estas são as principais mudanças e adaptações técnicas da F1 para 2013. Na próxima eu comento as modificações no regulamento esportivo, não menos importantes.

 

Um abraço, e oremos sempre.

 

Toni Vasconcelos