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Written by Administrator   
Wednesday, 23 January 2013 17:00

 

Amigos, a Ferrari está com sua equipe de F1 em Madonna di Campiglio, nos Alpes. A pré-temporada ferrarista já começou, como sempre com muita festa no resort alpino.

A mais comentada declaração foi sem dúvida a de Felipe Massa. Em uma tentativa antecipada de “por as mangas de fora” (e ele está certo...), Felipe declarou que quer brigar pelo título, e pensa que Alonso o ajudará se isso acontecer. É muito otimismo, mas enfim...

Alonso não se deixou “pegar” pela declaração do brasileiro, e confirmou na entrevista dessa sexta-feira que apoiará sim Felipe caso o paulista esteja na frente no campeonato. Complicado é estar à frente de Alonso, que anda com a faca entre os dentes 24 horas por dia.

Alonso declarou o seguinte: “Não seria a primeira vez que eu o ajudaria (Massa), e não seria a última. Nós nos ajudamos continuamente, pelo bem da Ferrari.“ Foi fundo na ”lorota” o espanhol. Com quase 40 anos acompanhando a F1 eu me recuso a acreditar nisso.

No meu entender é muita “politicagem”. Sim, “politicagem”, pois política séria de equipe é outra coisa. O blá-blá-blá (aliás expressão originada do verbo francês "blaguer" , que significa "dizer coisas ridículas"...) da Ferrari é velho, mas na hora de pedir para Massa abrir para Fernando a equipe é sempre ligeira. 

Não se iludam com isso. Alonso é o número 1, e estará em todos os planos da Ferrari para a conquista do tão sonhado título. Só um problema muito sério com Dom Fernando poderá levar Massa a andar na frente do asturiano. Não existirá disputa aberta, então não haverá briga por liderança. A situação seria diferente se jogassem os dois na pista e os deixassem brigar a vontade. Mas não é assim.

Portanto, Felipe pode falar o que quiser sobre título, mas briga por ele é outra coisa. Só mesmo se a Ferrari fizer um “canhão”, Massa andar bem e Alonso se envolver em problemas nas primeiras provas. Mas aí já é uma suposição um tanto complexa.

KART NO GELO

O evento que encerrou a pré-temporada da Ferrari em Madonna de Campiglio foi o kart no gelo. Em disputa acirrada entre os pilotos ferraristas e da Ducati na Moto GP, Fernando Alonso venceu as duas baterias. Detalhe: na segunda bateria ele largou em último, com o grid invertido.

Não é necessário perceber que o espanhol, mesmo tendo "passeado" no evento do "Kart das Estrelas" em Santa Catarina, não deixa barato quando veste o macacão vermelho e entra na pista...

 

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GLOCK SAI DA MARUSSIA

 

Amigos, Timo Glock não é mais piloto da Marussia. O alemão vai para o DTM (Turismo Alemão) pilotar um BMW.

 

A saída de Glock acontece duas semanas antes dos testes da F1 em Jerez (5 de fevereiro). Glock sabia que seu futuro esportivo na Marussia estava comprometido. A equipe russa perdeu o 10º lugar no mundial de construtores para a Caterham, e com isso também perdeu dinheiro.

 

Timo agradeceu a equipe e disse que foram três anos positivos no time. A direção da Marussia declarou que foram questões comerciais que levaram a saída de Glock.

 

Com isso Luiz Razia entra no páreo. O baiano é um dos pilotos mais cotados para assumir a vaga na Marussia, onde é piloto de testes. Giedo Van der Garde, o holandês de 27 anos e que negocia com a Caterham (onde a outra vaga já é de Charles Pic, ex-marussia) também é nome comentado pelos lados da equipe russa.

 

Não quero acreditar que Bruno Senna esteja tentando a partir de agora uma vaga na Marussia. Seria uma brincadeira com o piloto brasileiro. Mas meus amigos, não nos enganemos com “patriotadas”. Senna não tem diferença nenhuma de Timo Glock, e no meu entender o piloto alemão ainda é mais experiente em vários aspectos. Então tudo é possível.

 

Bruno também está de olho no DTM. Senna já testou com a Mercedes em dezembro no Estoril em Portugal, e pode tentar um caminho direto para a Alemanha. Não estão descartados na Marussia os nomes de Davide Valsecchi, italiano campeão da GP2 e dos veteranos Kovalainen e Petrov, que continuam sem equipe.

 

No meu entender Razia estaria bem se fosse para a Marussia. A equipe é fraca, eu sei, mas é preciso ingressar na F1 pelo menos efetivamente durante uma temporada. Razia tem e terá boa carreira inclusive em outras categorias, mas assentos em equipes melhores são escassos e custam muito dinheiro na F1. É necessário, no caso de pilotos como Razia, entrar na F1, não importa a “porta”. É assim que eu penso.

 

Detalhe: a turma do fundo do grid não é em nada intocável, e é bem confusa. Caminhamos para o final do mês de janeiro, e agora a F1 tem uma vaga na Marussia, uma vaga na Caterham e ainda não confirmaram Jules Bianchi na Force India (apesar de que esta não é equipe do “fundão”...)

 

Não se fiem pelos contratos meus amigos. Glock tinha contrato com a Marussia até o final de 2014, e foi embora...

 

Um abraço, e oremos sempre.

 

Toni Vasconcelos