Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Chega de teorias PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 30 January 2013 21:32

 

Amigos, estão comentando muito sobre os primeiros testes da Ferrari na F1 em 2013. Os ensaios serão de 5 a 8 de fevereiro em Jerez. Depois teremos os testes em Barcelona de 19 a 22 de fevereiro e de 28 de fevereiro a 3 de março.

 

Começam então as especulações de quem vai levar carro novo (a maioria), quem não vai estrear o projeto e quem vai pilotar mais ou menos dias nos testes. Esse é o caso da Ferrari, que divulgou que Alonso não vai testar nos primeiros ensaios de Jerez. Logo já se formou um eco no mundo da velocidade repetindo que isso é melhor para Felipe, que o brasileiro está privilegiado, que a confiança da Ferrari em Massa está renovada, etc.

 

Ora meus amigos, que a Ferrari confia em Felipe para o trabalho não tenham dúvida. A estatística diz que desde o dia 1º de setembro de 2001, quando testou pela Sauber, até o dia 2 de maio de 2012, último teste do ano passado pela Ferrari, Massa já completou 294 sessões de testes na F1. É muita experiência para não se confiar.

 

No total de testes de pré-temporada no ano do campeonato os dois participaram de 21 dias cada um. Nenhum piloto ficou com mais dias de testes que o outro. Vejamos:

 

Em 2010, 7 dias de testes para Alonso e 8 para Massa;Em 2011 8 dias de testes para Alonso e 7 para Massa; Em 2012 foram 6 dias para cada um.

 

Portanto meus amigos, não existe nenhum favorecimento a este ou aquele piloto. Pouco importa quem vai estrear o carro. Alonso estará nas Ilhas Canárias em preparação física, e é só isso.Os trabalhos dos testes são realizados muitas vezes não visando melhores tempos, mas sim o acerto e a resistência dos materiais e peças do novo carro. Importantíssima também é a relação do carro com os pneus. Chega de teorias da conspiração, sejam elas a favor ou contra Massa.

 

Um abraço, e oremos sempre.

 

Toni Vasconcelos