Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
III Encontro PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 31 October 2008 01:55

 

Abertura: Texto do Capt. Walker (Flavio Pinheiro) 

 

Caros amigos e amigas, reais e virtuais, amantes do automobilismo como nós,

O Nobres do Grid (título conferido pelo nosso padrinho, o maior piloto da história do automobilismo do Brasil, Luiz Pereira Bueno) convidam a todos a juntar-se virtualmente a nós no III Encontro dos Nobres do Grid, realizado nas suntuosas dependências do Palácio do Marquês de São Vicente, Sir Ronaldo Nazar (huahuahuauha... ele vai me matar quando ler isso!) no último dia 15 de março.

Neste evento, homenageamos um piloto fora-de-série... um prodígio que foi discípulo do nosso Padrinho Luis Pereira Bueno, do Grande Bird Clemente, também presente no evento, piloto das equipes Greco e Hollywood.

Um piloto que foi um adversário duríssimo por três maravilhosas gerações do automobilismo nacional, duelando contra, além dos já citados, Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace e Nelson Piquet (na época Nelson Piket).

Além de toda a reverência que ele merece, o Ronaldo preparou para o evento uma apresentação com inesquecíveis momentos do Grande FRANCISCO LAMEIRÃO!

Além do homenageado e de nosso padrinho e mentor, que estiveram presentes no II Encontro, em Setembro passado, tivemos a honra de receber o grande Bird Clemente, um dos maiores pilotos da história do Brasil.

Como se fosse pouco, recebemos a internacional presença do Sr. Ângelo Alonso, radicado no Brasil há várias décadas, mas que tem laços estreitos com seus familiares na Espanha... nas Astúrias mais exatamente (coincidência?). Ele foi um grande incentivador do kart brasileiro e trouxe-nos histórias sensacionais.

Além deles tivemos a presença do Zezo e do Reinaldo, junto com o pessoal que trabalha na preparação dos motores da F.Truck.

Agradecemos a presença dos nossos convidados, membros de comunidades ligadas ao automobilismo, Alessandro Alcântara (e esposa), Edson (Fiel do Campo Limpo), Sonia Loureiro e Volnandes Pereira (e Esposa), estes últimos, vindo do Rio de Janeiro.

Lamentamos a ausência dos convidados do meio que, por outros motivos não puderam vir, os quais teremos – mais uma vez – nos darão imenso prazer em “torturá-los” com esta página.

Divirtam-se, curtam as fotos, os vídeos, riam com as histórias e preparem-se: Em Setembro teremos o IV Encontro dos nobres do Grid, contudo, em junho, teremos um “evento aberto”, e todos que não conseguimos convidar poderão estar presentes.

Um grande abraço a todos do Ciro, Capt. e Ronaldo.

 

 

A CHEGADA DOS VERDADEIROS NOBRES DO GRID. 

Chegada do Senhores Francisco Lameirão e Bird Clemente (Nosso padrinho já era hóspede do Ronaldo).

 

 

 

 

São momentos como estes que guardamos para sempre.

 

Estávamos tão empolgados que abusamos dos nossos convidados, levando-os de um lado para o outro para fotos. Ô mico!

 

 

A presença do 'seu' Bird - uma referência para nós três - foi algo que muito nos alegrou.

 

 

E que - pelo visto - também contagiou o nosso homenageado.

 

 

Uma coisa que descobrimos neste dia foi que o 'seu' Bird é um excelente contador de histórias... além de ser dono de uma memória prodi-

giosa.

 

 

Para a nossa felicidade, 'seu' Bird se sentiu muito a vontade.

 

CONVERSAS E CONVIDADOS. 

É nessas horas que costumam sair aquelas narrativas dos fatos que nenhum jornalista teve acesso. A visão de quem viveu o momento, o depoimento às claras, sem imprensa, sem censura. Alguns textos em breve serão colocados, outros... não vai dar.

 

Seu Ângelo contando como salvou o título sul-americano de kart do Senna. O Brasileiro vencera as preliminares e 2 das 3 baterias da final. Na terceira, liderando, abriu para a briga do Argentino Forlan e do Uruguaio Soller. Faltando 3 voltas, Senna deu um “totó” no Soller (troco de um das preliminares) que quase jogou o Uruguaio fora do kartódromo. O diretor de provas correu para pegar a bandeira preta... fui mais rápido, peguei-a e saí correndo. Se ele desclassificasse o Senna, seria não apenas da bateria, mas da final inteira. Só devolvi a bandeira depois do final da prova... e apanhei um monte! O Senna disse-me uma vez: “Se o Sr. estivesse comigo nos mundiais, eu teria ganho!”

 

Foto de 1965, Ângelo Alonso lidera uma das provas do Paulista de kart em 1965 (vencido por ele).

 

 

Bird Clemente revive o dia da foto em suas mãos. “Era véspera das 1000 milhas e eu fui fazer a inscrição junto com o Luiz (Pereira Bueno) quando, sentado em frente ao Barão (Wilson Fittipaldi), toca o telefone. O Barão fica transtornado, furioso. Vira-se para mim e pergunta: ‘Seu pai sabe que você está aqui?’, aos berros! Respondi que sim. Ele disse que essa garotada tinha que ter responsabilidade, que andar ao volante era coisa séria... de mau humor, aceitou nossa inscrição e fui embora. Depois ficamos sabendo que o Wilsinho pegara o carro dele, novinho, e o destruíra a caminho do autódromo”.

 

 

'Seu' Luiz relembra de quando o Porsche 908 chegou ao Brasil. "Por mais que tentássemos acertá-lo, não conseguíamos grandes progressos. Ligamos para a sede na Alemanha e pegamos o 'setup' inicial... Era tudo 'torto'. Reclamei que estava tudo torto e o alemão falou do outro lado. 'quando você acelerar, vem tudo para o lugar!' E não é que vinha mesmo?!?!"

 

 

Antes de Lella Lombardi ou Maria Cristina Rosito, nos anos 60 tivemos uma mulher nas pistas brasileiras. A bela - comentário uníssono - Graziela Fernandes. Agora o 'causo', contado pelo 'seu' Bird: “Durante uma das edições das Mil Milhas, o Wilsinho fez um buraco no teto do vestiário onde a Graziela trocava de roupa. Língua grande, não conteve o segredo e a notícia se espalhou. TODOS (e foram TODOS mesmo) foram ao forro tentar encontrar a bela pilota em trajes sumários - ou sem traje algum - durante os preparativos. Seria algo normal de jovens rapazes, mas estava ali simplesmente a nata do automobilismo nacional”, lembrou 'seu' Luiz, arrancando uma enorme gargalhada de todos.

 

 

Ronaldo perguntando sobre a revolucionária suspensão do F-Vê Motoradio do 'seu' Francisco. Uma concepção revolucionária que implicou em quase 1s por volta em praticamente todos os circuitos.

 

 

Papo de kartista, por 'seu' Ângelo Alonso: "Calibrando os pneus, o Senna era capaz de, pelo nível do emborrachamento da pista, variar a calibração em até MEIA LIBRA para conseguir baixar o tempo... Kartista bom tem que ter a bunda sensível (sem sacanagem)". Mas na hora do falando sério 'seu' Ângelo, que foi manager dos nossos três campeões de F1, vaticinou: Nenhum foi igual ao Fittipaldi! Entre Piquet e Senna, o Piquet era mais piloto, o Senna era mais dedicado. O Pace era muito descuidado com a forma física... nunca chegaria a lugar nenhum. Nesta hora, eu, fã do Pace, reclamei!

 

 

O Ronaldo conseguiu um "churrasqueiro lusitano"... Antônio Maria. E o "patrício" deu show!

 

 

Nosso padrinho e um "festival de covers" (uns meio forçados, tá): Ângelo"Piquet", "Cacá" Alcântara, "Mano Meneses"

e Lenilson "Peterson".  

 

 

Atenção fãs da boa MPB: Gonzaguinha não morreu!!! (Ivo, amigo do Ronaldo).

 

 

Foto com o pessoal do Orkut:

Em pé: Ciro, Volnandes, Sonia, Alessandro e Edson. Agachados, Ronaldo e o Capt.

 

MOMENTOS QUE FICARÃO PARA SEMPRE EM NASAS VIDAS... 

 

Uma das relíquias dos arquivos do Ronaldo foi devidamente reproduzido e foi autografado pelos rapazes da foto.

 

 

O Ciro mostra a sua cópia...

 

 

A foto em detalhe.

 

 

De camisa preta, o Zezo, preparador de motores da F. Truck.

 

 

Estávamos tão empolgados que acabamos por abusar dos nossos convidados.

 

 

Reproduzindo aquela foto, mais de 40 anos depois.

 

 

Acho que os nossos convidados não faziam idéia de como nós estávamos nos sentindo...

 

 

Volnandes Pereira e a esposa vieram do Rio de Janeiro para o encontro. 

 

 

 

 

 

 

HOMENAGEM A FRANCISCO LAMEIRÃO. 

Assim como no encontro passado, onde o Ronaldo preparou uma apresentação em Power Point com alguns fatos marcantes da carreira do nosso padrinho, desta vez foi feito um para o Francisco Lameirão... foi emocionante. Além disso, os nossos heróis foram agraciados com um diploma e um título de membro honorário das nossas comunidades!

Um dos amigos do Ronaldo nos chamou num canto e perguntou: "Cara, vocês querem matar um velhinho desses do coração?!" Ronaldão respondeu que para o próximo encontro deixaríamos uma ambulância de plantão... mas que era mais fácil que um de nós tivéssemos um descompasso no coração de tamanha emoção por estar com eles do que eles com as singelas homenagens que fazemos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Ronaldo e a Sonia foram os idealizadores do diploma...

 

 

Além deste, 'seu' Francisco recebeu um presente especial...

 

 

Além do quadro, uma pequena lembrança pela data foi dada aos nossos heróis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

'Seu' Francisco fez um um pequeno discurso de agradecimento que muito nos emocionou...

 

Que as pessoas tenham consciência de que um "churrasco de fundo do quintal" não é homenagem à altura para estes

grandes homens... mas, por enquanto, é o que podemos fazer.

 

Mas as surpresas não acabaaram ali:

 Fomos surpreendidos com uma maravilhosa homenagem:

'Seu' Luiz presenteou a todos com um calendário histórico feito pela Mahle Metal Leve, com fotos espetaculares das

primeiras corridas no Brasil. 

Ciro;

 

 

Sonia;

 

 

Edson;

 

 

Volnandes;

 

 

Alessandro;

 

 

Flavio;

 

Zezo;

 

 

Ângelo Alonso;

 

 

Ronaldo;

 

 

Derek;

 

 

Rodolfo;

Ângelo Alonso Filho.

Last Updated ( Sunday, 16 November 2008 17:15 )