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Written by Administrator   
Wednesday, 13 February 2013 17:18

 

Amigos, os testes de Jerez não mostraram muitos fatores evidentes em performance. Ainda assim alguns pontos ficaram claros, preparando o terreno para os testes de 19 até 22 no circuito de Barcelona.


É óbvio que não se pode confiar na superfície de Jerez como um asfalto típico da temporada de 2013. Todos já sabem faz tempo que o desgaste de pneus é excessivo no circuito espanhol, em maior grau do que nos circuitos do mundial, quando os pneus são submetidos a mesma intensidade.

Portanto as equipes apenas puderam simular algumas situações, de durabilidade e resistência de cada composto, mas nada que fosse definitivo em termos de comparação. Tudo bem, é o primeiro pacote de testes, e muito ainda deve ser levado às fábricas para avaliação. Mas que Jerez não coleta dados claros com relação aos pneus, isso é fato.

Outra questão é que todos os pilotos, até mesmo os do pelotão final, andaram bem com compostos macios. O pneu teve ótimo desempenho na ponta da tabela de tempos, inclusive na volta de Felipe Massa, a melhor da semana. Mas e os pneus duros? Deixando de lado a análise dos pneus supermacios e médios, entre os macios e duros quem foi melhor? A resposta vem rápida: Sebastian Vettel.

O alemão tricampeão do mundo, foi o mais rápido com pneus duros, ficando em 5º lugar na geral. É óbvio que ninguém sabe a quantidade de combustível de cada piloto a cada momento dos testes, mas não reside dúvida de que foi uma boa volta de Sebastian. Como os 9 primeiros pilotos ficaram dentro do mesmo segundo, e Vettel ficou a 700 milésimos de Massa, o melhor tempo, é algo a ser notado.

Entre os 9 apenas Nico Rosberg o 8º é que andou com pneus médios. Os demais andaram com pneus macios na melhor volta, e apenas Vettel de duros. Como a Pirelli espera uma diferença de meio segundo do macio para o médio, os 700 milésimos que separam Vettel de Massa, de um composto macio para um composto duro, é perfeitamente normal, e até menos do que o esperado.

Diante disso continuam muitas incógnitas. O volume de combustível no tanque de cada carro (que na verdade é medido em kg, e pode chagar a 150kg) é importantíssimo para a avaliação dos tempos, e isso ninguém sabe, anão ser as equipes. De qualquer forma foi uma boa indicação de que a RBR tem esperanças no novo projeto de Newey, o engenheiro mais vitorioso da história da F1.

 

Um abraço e oremos sempre,

 

Toni Vasconcelos 

 

 

Last Updated ( Wednesday, 13 February 2013 23:16 )