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Sebastien Ogier: o novo dominador dos Rallyes? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 28 February 2013 20:13

 

 

Nesta primeira semana de março acontecerá o Rali do México, terceira prova do campeonato do mundo de ralis de 2013. E num ano em que as pessoas pensavam que iria ser uma temporada equilibrada, após saberem da “semi-retirada” de Sebastien Löeb, muito provavelmente terão de pensar outra vez. É que muito provavelmente, esta poderá ser a temporada em que o WRC poderá assistir à coroação de “Sebastião II”, ou se preferirem, o francês Sebastien Ogier. É que na última prova do campeonato, em terras suecas, o piloto da Volkswagen conseguiu dar à marca a sua primeira vitória após o seu regresso aos ralis, depois de um segundo lugar na prova de abertura, o Rali de Monte Carlo.

 

E tal coisa, depois de quase uma década de domínio de Löeb, parece já desmoralizar muita gente no WRC. Há duas semanas, em entrevista ao jornal francês “L’Equipe”, Malcom Wilson, o patrão da M-Sport, parecia atirar a toalha ao chão e render-se às evidências: Ogier vai dominar o WRC como fez Sébastien Löeb. Pelo que vi, partimos para mais dez anos com outro Seb...

 

Aquilo que Malcom Wilson viu foi o domínio do piloto francês num rali que normalmente é dominado pelos pilotos nórdicos. Ogier conseguiu aguentar os ataques de Sebastien Löeb e batê-lo. Mas ambos conseguiram deixar para trás – quase um minuto – o terceiro classificado e o melhor dos nórdicos, o norueguês Mads Ostberg.

 

No Rally de Monte Carlo, Ogier fez uma grande prova, mas ainda não foi desta vez que a Volkswagen chegou no topo do pódio.

 

Mas quem é este “novo Sebastião”? Nascido a 17 de dezembro de 1983 em Gap, no sopé dos Alpes, tal como Löeb, começou nos campeonatos locais. Venceu a Taça Peugeot 206 em 2007 e no ano seguinte, entrou no Junior WRC, ao volante de um Citroen C2. Logo na sua estreia, no Rali do México, terminou a prova no oitavo lugar, conseguindo o seu primeiro ponto no Mundial. Acabando o ano com o título mundial no bolso, no ano seguinte foi para o Junior Team da Citroen, a bordo de um C4 WRC. E os seus resultados foram imediatos: um segundo lugar na Grécia como melhor resultado e o oitavo lugar final, com 24 pontos.

 

Em 2010 consegue a sua primeira vitória em Portugal, e os responsáveis da marca já o queriam na equipa principal, no lugar do espanhol Daniel Sordo. Faz três ralis na equipa principal e consegue nova vitória no Japão, terminando a temporada no quarto posto, com 167 pontos. No ano seguinte, começa a ganhar mais provas, de tal forma que começa a ser a maior ameaça ao domínio de Sebastien Löeb. Vence cinco provas, mas a equipa, pressionada por Löeb, decide ficar com ele, fazendo com que Ogier saísse da equipa no final daquele ano. Mas não ficou muito tempo sem trabalho, pois a Volkswagen ficou com ele para a temporada de 2012, ajudando a desenvolver o modelo Polo.

 

E ao longo de 2012, enquanto que ele participava nas provas do WRC com um Skoda Fabia S2000 – acabando no décimo lugar do Mundial, com 41 pontos – ele ajudava a desenvolver o Polo R WRC ao longo de várias classificativas em todas as etapas do Mundial. Ao todo, fez quase 20 mil quilómetros de testes, no sentido de melhorar o carro ao ponto de poder estar a lutar pelos primeiros lugares desde o primeiro rali do ano.

 

E o trabalho está a compensar, com uma vitória e um segundo lugar, liderando o campeonato. Mas mais importante ainda, deixou os seus rivais a uma distância considerável: Mads Ostberg já tem 22 pontos de atraso, Dani Sordo tem 31 e Mikko Hirvonen tem um atraso de… 34 pontos.

 

No rraly da Suécia, Sebastien Ogier "esquiou" melhor que todo mundo e deu um verdadeiro show. Uma conquista simplesmente indiscutível.

 

Sobre o seu estilo de pilotagem, Francois-Xavier Demaison, o seu engenheiro na VW, conta uma história curiosa: “Faz-me lembrar o Marcus Gronholm no estilo” começou por dizer o francês, que também foi engenheiro do piloto finlandês, bicampeão do mundo em 2000 e 2002, retirado das classificativas desde 2008.

 

Ele é rápido e fez coisas que me marcaram. Num dos testes, o nosso camião estava parado a meio do troço do teste, numa curva muito rápida e nós divertimo-nos a colocar pequenos papéis na primeira trajetória, deixada pelas rodas do Polo. Nas passagens seguintes, o Seb fazia exatamente a mesma linha de trajetória e isso prova a sua excelência. A mim parece-me que talvez com o quarto lugar do Jari-Matti (Latvala) o Polo vale somente essa posição e a diferença da nossa vitória foi feita pelo Seb”, concluiu.

 

Apesar de ainda faltar onze provas para o final do Mundial, e apesar de só agora este entrar nos pisos em terra, que vão compor a grande maioria das provas desta temporada, parece que Ogier cavou uma importante vantagem sobre a concorrência, e provou que o seu desenvolvimento foi compensador, transformando a marca alemã e o respectivo carro numa máquina vencedora. E o facto de o seu grande rival ter sido um piloto dez anos mais velho do que ele, e que em 2013 apenas vai fazer um programa em “part-time”, significa que é o claro favorito ao título mundial.

 

A montadora alemã mostrou serviço em bem pouco tempo e com Ogier, pode formar uma dupla de sucesso por muitos anos.

 

E isso é algo que os fãs não queriam ter outra vez. Muitos sofrem até hoje com o facto do WRC ter sido vencido pelo mesmo piloto desde 2004, um piloto tão bom que até mesmo os melhores finlandeses, como Marcus Gronholm e Mikko Hirvonen se renderam à sua evidência. E Jari-Matti Latvala, o único que poderia incomodar Löeb, é um piloto inconstante, ou seja, tanto pode ganhar de forma dominadora, como pode acabar o rali bem cedo, com o carro numa valeta, de pernas para o ar.

 

Agora que se esperava por um grande equilíbrio nesta temporada pós-Löeb, parece que a Ogier e a Volkswagen entraram com tudo. E apesar de só agora se poderá ver qual é a verdadeira capacidade dos carros da Volkswagen em pisos de terra, o risco da temporada de 2013 ser do domínio de outro Sebastião é bem real. Veremos.

 

Saudações D’Alem Mar, até ao mês que vêm!

 

Paulo A. Teixeira

 

 

 

 

Last Updated ( Thursday, 28 February 2013 20:50 )