Amigos, os testes de Barcelona terminaram, e agora a preocupação é com o GP da Austrália. Na pista de Albert Park os pneus serão os supermacios e médios, dando margem a um grande número de estratégias. Nos testes, independente do que se sabe sobre a quantidade de combustível e demais variáveis, a Mercedes foi bem. Nessa segunda parte Nico Rosberg e Lewis Hamilton andaram forte, e lideraram dois dias dos quatro de testes. No total de oito dias de testes, contando, é claro, com os quatro dias da última semana, a Mercedes liderou quatro, ou seja, 50% dos ensaios preparativos. Isso indica consistência, mas não realidade absoluta. Mesmo assim todos estão de olho na Mercedes. O próprio Kimi Raikkonen, piloto da Lotus, declarou que ficou surpreso com o desempenho da equipe alemã. Outro indicativo de sucesso na Mercedes, (pode ser até um blefe de luxo...) é que por lá ninguém reclamou muito dos pneus. Tanto Hamilton quanto Lewis apenas fizeram observações pontuais, citando muito mais alguns problemas aerodinâmicos e de freios (como que fez Lewis se acidentar nos primeiros testes) do que sobre os pneus. Na RBR, ao contrário, a equipe toda se diz preocupadíssima com os pneumáticos da Pirelli. A situação é séria, segundo Vettel. No último dia de testes o tricampeão fez declarações desanimadas em relação aos pneus. A RBR parece ter voltado a encontrar sua melhor situação aerodinâmica, e está confiando muito mais no KERS. Só que os pneus parecem que não chegam a um acordo sobre suas temperaturas no carro do Touro Vermelho. Esse sim pode ser o blefe do ano, e a equipe austríaca chegará a Melbourne voando. É aguardar para ver. Na McLaren Jenson Button disse abertamente que não sente consistência no carro e no desempenho dos pneus. Tanto Button quanto Pérez não tiveram problemas de grande monta, mas também não foram vedetes toda a hora. A McLaren aposta muito em que os problemas que encontrou sejam os mesmos das demais equipes, e a situação toda fique nivelada. De qualquer forma é um carro que poderá surpreender, mas não sai de Barcelona com todo o brilho esperado. A Ferrari foi a segunda força dos testes em sua segunda parte. Isso no retrospecto ferrarista não diz muito, mas é melhor do que em 2012. As esperanças de que Maranello tenha produzido um carro vencedor desde o começo são grandes. A Ferrari não pode mais se dar ao luxo de ficar desenvolvendo carro em simulador durante o ano, e perder terreno para suas rivais, notadamente McLaren e RBR e, no momento, provavelmente a Mercedes. Outra questão sobre a Ferrari é relativa a saída dos escapamentos. A equipe reprojetou e testou uma nova solução para o "efeito Coanda" nas saídas de escapes, mas parece que faltou tempo para desenvolvimento. Isso porque engenheiros da Ferrari se declararam preocupados com a mudança das saídas de escapamentos muito perto do final dos testes. Pode ser algo que já funcionou, mas pode também ser um problema. Apenas em corrida é que veremos os resultados. Muito ainda vai se analisar dos testes de Barcelona. Vamos comentar também por aqui Um abraço, e oremos sempre. Toni Vasconcelos Tempos combinados – testes de Barcelona – segunda parte – de 28 de fevereiro até 3 de março: 1. Nico Rosberg- Mercedes- 1m20.130s- 2. Fernando Alonso- Ferrari- 1m20.494s- + 0.364s 3. Lewis Hamilton- Mercedes- 1m20.558s- + 0.428s 4. Felipe Massa- Ferrari- 1m21.266s- + 1.136s 5. Jenson Button- McLaren- 1m21.444s- + 1.314s 6. Nico Hulkenberg- Sauber- 1m21.541s- + 1.411s 7. Adrian Sutil- Force India- 1m21.627s- + 1.497s 8. Kimi Raikkonen- Lotus- 1m21.658s- + 1.528s 9. Paul di Resta- Force India- 1m21.664s- + 1.534s 10. Pastor Maldonado- Williams- 1m22.305s- + 2.175s 11. Valtteri Bottas- Williams- 1m22.468s- + 2.338s 12. Sebastian Vettel- Red Bull- 1m22.514s- + 2.384s 13. Esteban Gutierrez- Sauber- 1m22.553s- + 2.423s 14. Mark Webber- Red Bull- 1m22.658s- + 2.528s 15. Sergio Perez- McLaren- 1m22.694s- + 2.564s 16. Romain Grosjean- Lotus- 1m22.716s- + 2.586s 17. Charles Pic- Caterham- 1m23.115s- + 2.985s 18. Jules Bianchi- Marussia- 1m23.167s- + 3.037s 19. Jean-Eric Vergne- Toro Rosso- 1m23.223s- + 3.093s 20. Davide Valsecchi- Lotus- 1m23.448s- + 3.318s 21. Daniel Ricciardo- Toro Rosso- 1m23.628s- + 3.498s 22. Max Chilton- Marussia - 1m24.103s- + 3.973s 23. Giedo van der Garde- Caterham- 1m24.235s- + 4.105s
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