Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Para entender a tática de Felipe. Ou não... PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 21 March 2013 00:28

 

Amigos, Felipe Massa largou à frente de Alonso no GP da Austrália. Felipe Massa esteve à frente de Alonso após o primeiro pit no GP da Austrália. Felipe Massa chegou atrás de Alonso no GP da Austrália. Erro tático ou tática ferrarista pró Alonso?


Eu não costumo acreditar em planos mirabolantes para prejudicar um piloto em detrimento do outro em equipes grandes. As táticas existem, sombrias, escondidas por uma camada de pseudo legalidade. Manobras várias já foram vistas na Ferrari na era Schumacher/Barrichello, depois na era Raikkonen/Massa e agora na era Alonso/Massa.
Ora meus amigos, nada do que se viu na Austrália foi novidade no mundo vermelho de Maranello. O resumo da ópera 
é o seguinte:

Massa fez o melhor tempo da Ferrari, largou em 4º e Alonso em 5º. Como dizem em inglês, Massa “outqualified” Alonso. Ponto para Massa.

Na largada Felipe foi ótimo, e ficou em segundo. Alonso vinha brigando atrás do brasileiro. Ponto para Massa.


Na primeira parada tudo certo na tática de Felipe. Mais um ponto a favor.


Na segunda azedou. Felipe ficou na pista por mais três voltas no “stint” do que Alonso. Fernando parou antes de Massa, com 11 voltas do jogo de pneus. Com isso o espanhol passou à frente de Felipe e de Vettel.


O que não quer se encaixar nesse roteiro é a questão de que Felipe declarou após a prova que ele pensava que a tática dele era a mais certa. Massa disse que cada jogo de pneus médios ou supermacios deveria durar pelo menos 15 voltas. Então, segundo Massa, em teoria a estratégia de Alonso era falha, ou como o brasileiro disse em inglês “tática should not have worked” (a tática não deveria ter funcionado). Mas funcionou. Em detrimento de Massa.


Então, se não devia ter funcionado, o engenheiro de Alonso, Andrea Stella, acertou errando, e o de Massa, Rob Smedley, errou acertando? É o verdadeiro “Samba do Crioulo Doido”. Não tem sentido dizer, como disse Massa com toda a veemência, que a Ferrari não fez uso de nenhuma tática para prejudicar a corrida dele, Felipe, rumo ao pódio, pelo menos. Ficou clara a manobra no meu entender.


Felipe ainda deu várias justificativas, como “A pista melhorou (no momento do pit de Alonso) com mais borracha, e ele não teve nenhum carro na frente...” . Ou ainda “Honestamente era muito cedo para parar, e nós planejamos uma parada duas ou três voltas depois...”


Bem, então Alonso mudou a tática durante a corrida? Ou foi uma tática decidida naquelas reuniões secretas que duram horas nos Grandes Prêmios e que parecem que vão decidir o futuro da humanidade? Massa sabia ou não que Alonso anteciparia o pit? Pelas declarações parece que sim. 


Especulações de lado, eu penso que foi feita uma tática nova, estudada no momento, para privilegiar Fernando. Caso fosse Nelson Piquet, teria feito seu engenheiro arrumar o pit para ele uma volta antes de Alonso...Coisas que vimos no anos 80...

 

Um abraço, e oremos sempre.

 

Toni Vasconcelos