Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Hungaroboring PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 29 July 2013 04:25

Olá! Hoje, falaremos um pouco do que aconteceu no final de semana da Fórmula 1. O final de semana de Hungaroring não teve muitas surpresas, a não ser a clara evolução da Mercedes no que tange o desgaste de pneus e a primeira vez da Williams nos pontos neste ano (ALELUIA, IRMÃOS!). A temperatura da pista estava altíssima na hora da corrida (cerca de 51ºC). Mas a corrida esteve longe de ser boa. Largada interessante, com um toque ou outro, mas nada mais que isso. Também pudera: Num circuito onde as ultrapassagens são quase impossíveis...

 

Sem mais delongas, vamos à análise, equipe por equipe.

 

Mercedes: A priori, foi a equipe que mais se beneficiou com a mudança dos compostos na Hungria. Saindo da pole, Lewis Hamilton largou muito bem e fugiu de Vettel, e teve um ótimo carro durante toda a prova, um carro que lhe permitia uma condução razoavelmente agressiva. Assim, o inglês venceu pela primeira vez na Mercedes, e alcançou seu vigésimo segundo triunfo. É um belo tapa na cara de quem achava que Lewis não venceria pela equipe alemã (eu incluso, admito). Já Nico Rosberg enfrentou vários problemas durante a prova e acabou abandonando, com problemas de motor. Hamilton, se confirmada a boa fase da Mercedes, poderá incomodar Vettel mais para frente no campeonato, vez que agora já se encontra na quarta colocação da tabela, com 124 pontos.

 

Lotus: O segundo melhor carro do final de semana. Romain Grosjean teve mais um bom desempenho, mas em certos momentos da corrida, voltou a "grosjear". Acabou tomando um drive through que nem a Lotus conseguiu entender na hora. A punição foi por ter ultrapassado Felipe Massa "ultrapassando os limites da pista". Punição absolutamente ridícula, a meu ver, vez que Grosjean não tinha sequer meio carro fora da pista na hora da ultrapassagem. O francês chegou em sexto. Kimi Raikkonen, por sua vez, teve um bom final de semana (como sempre, ou quase sempre) e sobreviveu aos ataques de Vettel, numa das grandes polêmicas do dia, a dura batalha entre os dois. Segundo o alemão da Red Bull, Kimi chegou a rir em sua cara. O finlandês terminou a prova em segundo, e, com a crise da Ferrari, pode chegar a ser o principal adversário de Vettel na briga pelo título.

 

Red Bull: Foi apenas o terceiro melhor carro da corrida, na conjuntura geral. Sebastian Vettel até tentou a pole, mas foi superado por Hamilton no finalzinho da sessão classificatória. O tedesco largou razoavelmente mal e foi atacado por vários pilotos na partida. Teve alguns entreveros com "Bunitton" ao longo da prova e, principalmente, com Kimi Raikkonen, ao final da prova. "Seb" ainda tentou tirar satisfações com o adversário após o final da prova, mas a disputa foi interessante, bonita. Nada do que se queixar. Já o australiano Mark Webber foi muito bem, tendo largado da décima colocação, para chegar em quarto. Ele ainda ensaiou uma tentativa de chegar no companheiro de equipe para brigar pelo podium, mas... Não se sabe o motivo, se foi pelo desgaste excessivo de pneus (hipótese na qual acredito) ou por ordem de equipe, Webber acabou perdendo ritmo. De qualquer forma, bom final de semana para a equipe, que avançou ainda mais para um tetracampeonato consecutivo de construtores.

 

Ferrari: Crise na equipe italiana. Já faz algumas corridas que Fernando Alonso anda dependendo da sorte alheia até mesmo para tentar podiums. O F138 perdeu em relação às Lotus e Mercedes, além da Red Bull. O espanhol nunca foi um candidato firme à vitória do GP. Terminou apenas na quinta colocação e vê Vettel se afastar ainda mais na tabela do campeonato de pilotos (já está 39 tentos atrás do alemão). Já Felipe Massa fez uma corrida "marrom" do começo ao fim para chegar em oitavo.

 

McLaren: A melhora que vimos no carro da equipe inglesa em Nurburgring se confirmou em Hungaroring. Jenson Button chegou em sétimo após ter tido condições de brigar por várias voltas com Sebastian Vettel. Já Sergio Pérez foi o nono após corrida razoável, apenas.

 

Williams: A grande surpresa do final de semana, definitivamente. Pastor Maldonado foi guerreiro, segurando a Mercedes de Nico Rosberg durante algumas voltas. Chegando em décimo, o venezuelano conseguiu obter o primeiro ponto da Williams na temporada, que é a pior da história da equipe de Grove.  Valtteri Bottas não teve a mesma sorte: Abandonou após incêndio em sua Williams, em plena reta.

 

Sauber: Rumores davam conta de que Nico Hulkenberg sairia da equipe após o GP da Hungria após problemas com salário. Rumores dos quais o alemão deu risadas. Continua a série de vacas magras do time helvético: O Incrível Hulk foi o décimo primeiro, enquanto Esteban Gutierrez abandonou nas primeiras voltas.

 

Toro Rosso: Pela primeira vez após um bom tempo, Jean-Eric Vergne superou Daniel Ricciardo. O francês foi o décimo segundo, enquanto o australiano foi o décimo terceiro. Ricardão, porém, é o principal candidato a assumir o posto de Webber na Red Bull no ano que vem. Verme está com sua batata assando.

 

Caterham e Marussia: Nada muito surpreendente. Giedo “Devagarde” foi o melhor entre os nanicos, seguido de Charles Pic e dos dois da Marussia, na ordem natural: Jules Bianchi e Max Chilton.

 

Force India: Abandonou com o Adrian Suttil, mais uma vez, com um problema hidráulicos diagnosticado na parada dos boxes e Paul Di Resta não passou do 12º lugar a prova inteira, sofrendo como os mesmo problema até abandonar no final. Desastre! Já vem perdendo para a McLaren nas últimas corridas. Precisa resolver os problemas de confiabilidade.

 

É isso. No final de agosto, teremos a volta da F1, no GP da Bélgica, em Spa.

 

Abraços!

 

Antônio de Pádua