O desafio na América para Pipo Derani Print
Written by Administrator   
Thursday, 27 March 2014 13:03

O automobilismo brasileiro por décadas vem revelando jovens talentos, apesar de ultimamente os percalços e desentendimentos atrapalharem o desenvolvimento de categorias de base, que servem como escola para os promissores pilotos em início de carreira. Contornando as dificuldades e superando desafios, vemos em Pipo Derani uma boa promessa. Campeão e forte concorrente nas categorias de kart no Brasil, com destaque para o título da Codasur Sudam Junior (2008), o filho de Walter Derani seguiu para o velho continente em 2009 e disputou a Formula Renault 2.0, totalizando 22 provas (pódio em duas). Entre 2010 e 2013 disputou os campeonatos de formula 3 (Alemã, Britânica e Européia), obtendo maior destaque em 2012, quando venceu duas e subiu ao pódio em outras 3 ocasiões na F3 da rainha Elizabeth II. 

 

Mas esse brazuca não se satisfez em ter seu aprendizado apenas em solo europeu. Em janeiro de 2013 partiu para Nova Zelândia, do outro lado do globo, conjunto de ilhas pequenas (dê um zoom ao pesquisar no mapa mundi). Para quem não conhece, ele foi desbravar o Toyota Racing Series (TRS), aliás, este belo campeonato já fora assunto desta coluna (Clique aqui e leia mais sobre a TRS). Festa estranha, com gente esquisita ... ops, digo terras, e circuitos, diferentes e muita gente de todo mundo, buscando experiência, visibilidade e um troféu para trazer de volta na bagagem. Pipo foi bem, triunfando em uma corrida e subindo ao pódio em outras duas. Mas o melhor de 2013 para Derani estava por vir, precisamente em novembro.

 

Pela Fórmula 3 inglesa, em 2012, campeonato no qual Derani terminou em 8º.

 

Como o caro leitor pode perceber, o tupiniquim do qual esta coluna se refere gosta mesmo de viajar pelo mundo em alta velocidade. Em novembro passado (2013), Pipo partiu para onde se fala português, mas com olhos bem puxados e sotaque “calegado”. Não quero fazer propaganda da coluna na própria coluna, Derani disputou o Macau GP, também tema deste espaço (Clique aqui e veja mais sobre Macau GP), corrida tradicional e maior evento de Formula 3 do universo (chupa resto do universo! Kkk), na qual grandes nomes desfilaram, venceram ou ficaram com a vontade de erguer a taça e colocar seu nome na história. Mais uma vez com a Fortec riscando os muros de Macau pela segunda vez (fora 6° em 2012), Pipo chegou ao pódio em 3°, logo atrás de dois jovens também promissores: Alex Lynn e Antônio Felix da Costa.

 

Pódio do GP de Macau. Lynn em 1º, Fellix da Costa em 2º e Pipo Derani em 3º na prova de 2013.

 

Em cada parágrafo, um continente diferente. Para 2014, Pipo voltara sua atenção para a carreira na Indy, afastando o sonho da F1, na qual se entra mais pelo dinheiro na mala do que pelo talento do piloto. Trilhando o caminho para a séria norte-americana, aliás, esse é o nome do programa das categorias de base (Road to Indy), Derani estreará na Pro Mazda, campeonato intermediário para o prosseguimento rumo a IndyCar Series, no qual alguns nomes que já estiveram na série principal, ou estão, foram campeões no passado: Raphael Matos (2005), Conor Daly (2010), Tristan Vautier (2011) e Jack Hawksworth (2012). A categoria possui bólidos a la formula, com chassis em fibra de carbono (de acordo com os padrões FIA), motor preparado da Mazda (bem coerente com a série) fornecendo cerca de 260hp aos pouco mais de 600kg do conjunto. Como parte da escalada para Indy, o campeão da série garante vaga na Indy Lights na temporada seguinte.

 

Largada da Pro Mazda, em divulgação da Indy para o certame de 2013.

 

De forma a iniciar plenamente o aprendizado na terra do Tio Sam, Pipo Derani disputou o Cooper Tires Winterfest Championship, conhecendo duas cidades e circuitos completamente novos: New Orleans (NOLA) e Barber. Por se tratarem de traçado misto e permanente, nosso representante pode tirar proveito em conhece mais do carro e da categoria, além de obter bons resultados. Dois pódios (1 em cada circuito), além de 7° em NOLA e 11° em Barber, resultados que o colocaram na 5ª posição da tabela final deste evento preliminar. A disputa pra valer começa junto a categoria rainha, em 29/30 de março, nas ruas de St Pete, traçado novo mas de rua, podendo favorecer Derani e projeta-lo para uma ótima temporada inaugural nos EUA.

 

Pipo Derani em ação, no Winterfest da Pro Mazda.

 

Após sua primeira experiência a bordo do Mazda, Pipo demonstrou confiança, talvez por já ter enfrentado problemas (Largou em 13° para corrida 1 em NOLA, e com o reserva), mudanças sem eficácia no carro e mesmo assim obter bons resultados. E também ter certos cuidados, porque os comissários americanos são bem conhecidos pelas revira-voltas que proporcionam as corridas ... pois por conta de uma tentativa de ultrapassa-lo, ele fora punido por alegarem que que não dera espaço para o adversário, que acabou escapando da pista e o Pipo tendo de cumprir um drive thru. “Mas, de forma geral, acho que foi bom estar no pódio em duas oportunidades durante o Winterfest. Isso mostra que estamos competitivos, precisamos melhorar o carro para brigar pela vitória”¹ concluiu Pipo Derani quanto a sua participação no Winterfest e expectativa para a temporada. 

 

Pipo Derani testando pela Sam Schmidt (Setembro/2013).

 

Luis Felipe Derani conquistou sua vaga no Pro Mazda após chamar muita atenção nos testes com carro da Indy Lights, pela Sam Schmidt, batendo o recorde de Charile Kimball (atualmente na Ganassi/Indy) e mostrando ótima adaptação ao monoposto de 480 hp e motor V8. O desenvolvimento na programação dos testes rendeu elogios do chefe da equipe, o próprio Sam Schmidt: “O Pipo fez um excelente trabalho nos dois dias de testes. Ele progrediu a cada saída, como estava programado, não cometeu erros e marcou tempos muito competitivos”². Apesar de ter como opção a World Series e GP2, Pipo Derani optou pela América, por conta de seu desempenho nos dois dias de testes e também pelo menor custo, crítica recorrente quanto ao caminho europeu para a Formula 1. Assim como a F1, a Indy passou a ter uma carência de pilotos brasileiros, não quanto a qualidade, mas sim a renovação. Hoje temos apenas Hélio Castro Neves e Tonny Kanaan competindo regularmente, com chances de vitórias e títulos, o que é ótimo! Mas faltam os novos pilotos, para seguirem os caminhos desbravados por Emerson Fittipaldi, desde 1984. 

 

O jovem paulista, 20 anos, terá pela frente grandes desafios pela frente em 2014. Duas pistas ovais, casos de Milwaukee e Indianapolis (neste caso não confundir com a lendária pista das 500 milhas),  nos quais terá de se adaptar a pilotar fazendo curvas só para um lado, mas principalmente em acertar o carro e observar a melhor forma de ultrapassagem. Outro desafio será em manter e atrair patrocinadores, uma vez que a categoria não possui visibilidade significativa no Brasil, infelizmente. Além dele, o Brasil estará representado na Pro Mazda (ao menos em St. Pete) também por Nicolas Costa, campeão na Formula Futuro (2010), Arbath Italiana e Européia (2012) e participou de 8 corridas da categoria em 2013, obtendo 4 pódios.

 

Calendário da Pro Mazda Championship:

29 e 30 de março de 2014 - Corridas 1 e 2 - St. Petersburg/Flórida
26 e 27 de abril de 2014 - Corridas 3 e 4 - Birmingham/Alabama
9 e 10 de maio de 2014 - Corridas 5 e 6 - Indianapolis/Indiana
24 de maio de 2014 - Corrida 7 - Indianapolis/Indiana
28 e 29 de junho de 2014 - Corridas 8 e 9 - Houston/Texas
2 e 3 de agosto de 2014 - Corridas 10 e 11 - Lexington/Ohio
16 de agosto de 2014 - Corrida 12 - Milwaukee
23 e 24 de agosto de 2014 - Corridas 13 e 14 - Sonoma/Califórnia 

 

Saudações oriundas do estado sem autódromo, o Rio de Janeiro. 

 

Abraços e até a próxima,

 

Fabiano Esteves 

 

¹ - Extraído de http://www.pipoderani.com.br/Noticias/142;;pipo-derani-comeca-o-ano-no-podio-do-winterfest-championship-da-pro-mazda&language=pt

² - Extraído de http://www.grandepremio.com.br/indy/noticias/derani-participa-de-testes-com-equipe-schmidt-da-indy-lights-e-cogita-mudar-carreira-para-eua

 

 

 

Last Updated ( Thursday, 27 March 2014 14:11 )