Campeões de hoje e de sempre Print
Written by Administrator   
Friday, 31 October 2014 12:59

A coluna Radar vem este mês um pouco diferente, buscando um brasileiro responsável por feito inédito para nosso automobilismo e uma lenda viva inspiradora para as atuais gerações e as próximas.

 

Brasileiro campeão na Euro Nascar!

 

A NASCAR segue expandindo seus horizontes, tendo se estabelecido rapidamente em solo europeu. Com todo o marketing e diversão extra para os espectadores, a Whelen Euro Series é sucesso de público e garantia de grande disputas. Com o formato de duplas por carros, mas correndo em provas separadas, a categoria distribui títulos para as divisões Elite 1 e Elite 2, além de Junior (Elite 1) e Gentlemen (Elite 2). E logo no primeiro ano do Team Brasil já proporciona alegrias para os brasileiros. Aliás, esta coluna já mencionara a empreitada nacional pelo Velho Continente.

 

Campeão na Audi DTCC (2012) e vice na GT3 Premium (2013), Marçal Melo atravessou o Atlântico para desbravar um novo certame. Concorrendo contra pilotos experientes e com milhares de quilômetros rodados nos circuitos do calendário. Guiando o #82 na Elite 2, tendo Victor Guerin dividindo o assento na Elite 1, Marçal evoluiu no aprendizado com Toyota Camry, despontando como principal nome da Gentlemen Trophy. Chegando na mítica Le Mans, o brasileiro se distanciou dos demais concorrentes na sua classe, competindo de igual para igual com os da geral. Largando em 4°, Melo foi consistente e terminou em 7° na geral, primeiro na Gentlemen. Na prova deste domingo (12/10), o desempenho foi superior e por pouco não subiu no pódio da Elite 2, com o quarto lugar e novamente vitória na classe.

 


 

Campeão na Audi DTCC (2012) e vice na GT3 Premium (2013), Marçal Melo atravessou o Atlântico para desbravar um novo certame. Concorrendo contra pilotos experientes e com milhares de quilômetros rodados nos circuitos do calendário. Guiando o #82 na Elite 2, tendo Victor Guerin dividindo o assento na Elite 1, Marçal evoluiu no aprendizado com Toyota Camry, despontando como principal nome da Gentlemen Trophy.

 

Chegando na mítica Le Mans, o brasileiro se distanciou dos demais concorrentes na sua classe, competindo de igual para igual com os da geral. Largando em 4°, Melo foi consistente e terminou em 7° na geral, primeiro na Gentlemen. Na prova deste domingo (12/10), o desempenho foi superior e por pouco não subiu no pódio da Elite 2, com o quarto lugar e novamente vitória na classe.

 

Marçal Melo em segundo, no pódio da etapa de Umbria

 

Com o domínio absoluto de Marçal Melo, o troféu da Gentlemen foi erguido pelo piloto, superando na tabela de pontos Simone Laureti. O italiano foi incluído na classe na reta final, gerando polêmica pois o mesmo competia no Elite 2 geral. Apesar de não estar na ponta da tabela antes da etapa final, por conta desta manobra, Marçal Melo demonstrou sua habilidade e foco, promovendo uma das cenas mais emblemáticas para os fãs brasileiros do automobilismo: nosso Hino Nacional tocando no alto do pódio em Le Mans! Além do título na Gentlemen, Marçal Melo terminou em 4° na geral da Elite 2. 

 

 

Confiram os vídeos da P1 Filmes na etapa de Valencia, abertura com campeonato 2014: http://youtu.be/AnUzzY2zEbI?list=UUb2bUx8ZQX7gumV1r32T5GA

 

Uma lenda viva chamada Ingo Hoffmann!

 


Em Interlagos, 100ª vitória de Ingo, sendo reverenciado pelo campeão da Stock Car em 2006, Cacá Bueno.

 

O maior nome da Stock Car brasileira, Ingo Hoffmann, nos presenteou com grandes atuações e vitórias, além dos incríveis 12 títulos da categoria. Nascido em 1953, a paixão pelos carros de competição começou bem cedo para o mais velhos dos 4 irmãos, criados no bairro de Campo Belo, na Zona Sul paulista. O patriarca da família tinha uma kombi e um fusquinha, com o qual Ingo aprendeu a dirigir com 12 anos.

 

Ávido para entrar nas provas de kart, o jovem Hoffmann não pode iniciar sua trajetória no kart. Seus pais não deram a autorização para guiar, algo necessário até os dias de hoje para menores de idade. Paixão declarada e na espera até 1972, pilotando um Fusca 1500 por conta própria. O ano seguinte inaugurou o espaço na estante do "alemão" reservado para os troféus de campeão. Já com patrocínio, obtido através do apoio de seu pai, administrador de empresas, conquistou o Brasileiro Divisão 3 (Classe A), repetindo a dose em 1974. 

 

E aquele rapaz loiro que tanto esperou, logo disparou na sua carreira e em 1975 já cruzara o Atlântico para disputar a F3 Inglesa, subindo para tão sonhada Formula 1 no ano seguinte, após 4 anos no automobilismo. Na categoria máxima da FIA, Ingo fez sua última participação em 77, conseguindo correr em 3 etapas, com a melhor classificação final no GP Brasil daquele ano, em 7° lugar.

 

Antes de seu retorno ao Brasil, Ingo competiu na Formula 2 européia e subiu 3 vezes ao pódio. Em 79 desembarcou na Stock Car Brasil, duelando com Paulo Gomes, Alencar Jr, Affonso Giaffone, Raul Boesel, Luiz Pereira Bueno, Artur Bragantini e muito outros grandes de sua geração. O início da década de 80 marcou o início da galeria de títulos na Stock, terminando em 2002. E ainda faturou os louros da vitória nas Mil Milhas Brasileiras de 2003, ao lado de Ricardo Etchenique e Alexandre Funari Negrão. É o maior campeão de todos os tempos, e sem dúvidas um dos melhores pilotos brasileiros.

 

Entre as pistas que mais o marcaram, destaque para a mítica Nurburgring. Nas palavras de Ingo "É uma pista extremamente seletiva, longa, e com um numero incontável de curvas, um verdadeiro desafio". Com os longos anos nos autódromos e inúmeros pilotos, mecânicos, engenheiros, o "alemão" mantém grande amizade com o piloto, hoje na Formula Truck, Valmir Benavides, mais conhecido como Hisgué.

 

Atualmente, Hoffmann coordena o Mitsubishi Racing Center, gerindo as diversas atividades no Autódromo Velocitta (Mogi Guaçu/SP), além de pilotar frequentemente os Lancer Evo R e RS, mantendo o habitual prazer em guiar um veículo de competição, mas hoje sem a pressão de outrora. Entre suas atividades, pode curtir bastante os netos e a família, além de tocar o Instituto Ingo Hoffmann, voltado para apoio a crianças com câncer e seus familiares. Um verdadeiro campeão, dentro e fora das pistas!

 


Ingo Hoffmann em sua estréia na F1, GP do Brasil de 1976, guiando o Fittipaldi FD03

 

Antes de seu retorno ao Brasil, Ingo competiu na Formula 2 européia e subiu 3 vezes ao pódio. Em 79 desembarcou na Stock Car Brasil, duelando com Paulo Gomes, Alencar Jr, Affonso Giaffone, Raul Boesel, Luiz Pereira Bueno, Artur Bragantini e muito outros grandes de sua geração. O início da década de 80 marcou o início da galeria de títulos na Stock, terminando em 2002. E ainda faturou os louros da vitória nas Mil Milhas Brasileiras de 2003, ao lado de Ricardo Etchenique e Alexandre Funari Negrão. É o maior campeão de todos os tempos, e sem dúvidas um dos melhores pilotos brasileiros.

 

Entre as pistas que mais o marcaram, destaque para a mítica Nurburgring. Nas palavras de Ingo "É uma pista extremamente seletiva, longa, e com um numero incontável de curvas, um verdadeiro desafio". Com os longos anos nos autódromos e inúmeros pilotos, mecânicos, engenheiros, o "alemão" mantém grande amizade com o piloto, hoje na Formula Truck, Valmir Benavides, mais conhecido como Hisgué.

 

Atualmente, Hoffmann coordena o Mitsubishi Racing Center, gerindo as diversas atividades no Autódromo Velocitta (Mogi Guaçu/SP), além de pilotar frequentemente os Lancer Evo R e RS, mantendo o habitual prazer em guiar um veículo de competição, mas hoje sem a pressão de outrora. Entre suas atividades, pode curtir bastante os netos e a família, além de tocar o Instituto Ingo Hoffmann, voltado para apoio a crianças com câncer e seus familiares. Um verdadeiro campeão, dentro e fora das pistas!

 

Ingo sendo entrevistado por Fabio Cirello, no jantar beneficente Atletas Solidários (12/08/2014) - Foto: P1 Filmes

 

Estatísticas do Alemão

+ 450 corridas

+ 100 vitórias (a 100ª na corrida de encerramento da temporada 2006 da Stock Car)

+ 140 pódios

12 vezes campeão da Stock Car Brasil (80,85, 89-94, 96-98, 2002)

2 vezes Campeão Brasileiro Div 3 Classe A (73 e 74)

2 vezes Campeão Paulista Div 3 (73 e 74)

1 vez Campeão das Mil Milhas Brasileiras (2003)

1 vez Campeão da Formula Fiat Brasil (93)

1 vez Campeão Brasileiro de Rallye Cross Country, categoria Protótipos (2006)

1 vez Campeão Sul Americano de Formula 2 (78)

1 vez Vice-Campeão Do Rally dos Sertões (2004)

 

Saudações do Rio de Janeiro, o estado sem autódromo,

 

Fabiano Esteves