Gaetano Di Mauro acelerando na terra da rainha Print
Written by Administrator   
Tuesday, 30 December 2014 11:30

O jovem paulista, de apenas 18 anos, teve o que comemorar em 2014, e orgulhar a torcida brasileira fascinada pelo automobilismo. Após o título na Sprint Race Brasil em 2013, conquistando 5 vitórias em 10 provas, em dupla com o também jovem promissor Guilherme Salas, Di Mauro teve seu primeiro contato com um monoposto de competição na Fórmula 3 Sulamericana (isso ainda em 2013, pois hoje a mesma possui a nomenclatura de F3 Brasil), disputando 4 corridas na Light, obtendo um pódio, pole e volta mais rápida com o numeral 16 da RR Racing.

 

Com sua carreira iniciada no kart, Di Mauro possui dois títulos brasileiros na categoria Shifter, além da vitória nas 500 milhas do kartódromo Beto Carreiro em 2013, na qual dividiu a condução do kart com nada menos do que nomes consagrados do automobilismo nacional: Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Felipe Giaffone.

 

Di Mauro comemorando o título de 2013 das 500 milhas de kart, junto de grandes nomes do nosso automobilismo.

 

Saindo do kart e migrando para a Sprint Race, sua passagem e dupla formada com Salas fora de grande importância para o desenvolvimento do piloto, uma vez que a categoria é voltada exatamente para a formação dos esportistas no esporte motor. Quanto ao posicionamento no carro (apesar de terem carenagem idêntica aos de turismo, o chassi tubular coloca o piloto no centro do veículo, dentro da ideia dos protótipos) e parte do comportamento e reações do mesmo, Gaetano talvez não tenha sentido tanto a última mudança para a F4. No entanto, enquanto na Sprint o motor V6 3.6 litros geram 270 cavalos para empurrar 750kg, e na categoria inglesa são 185 cavalos de um motor V6 2.0 litros da Cosworth responsáveis por darem vida ao monoposto de cerca de 470kg.

 

Guilherme Salas sendo recebido pela equipe e Di Mauro, na comemoração do título na Sprint Race 2013.

 

Com a ascensão rápida, tanto quanto o mesmo acelera nas retas, Gaetano obteve vaga na Fórmula 4 Britânica. Novato e tendo de conhecer as diversas novidades ao seu redor, desde o carro e circuitos até mesmo a cultura e o humor bretão, o brasileiro evoluiu constantemente durante a temporada com a equipe Petroball Racing, com grande destaque para a vitória na primeira corrida da sexta etapa no tradicional circuito de Brands Hatch, além de cravar a pole position para a mesma. Em outro renomado e mundialmente conhecido autódromo, Di Mauro conquistou o segundo lugar em Silverstone. Mas antes disso tivera de penar e descobrir os detalhes da nova categoria e a concorrência multilíngue, neste campeonato que tem chamado atenção apesar do tempo. Interessante ressaltar que 23 monopostos foram encomendados e vendidos para as equipes, bem antes da competição em 2014 começar.

 

A temporada da F4 teve seu início em 26 de abril, na primeira passagem pelo circuito de Northhamptonshire. E o brazuca lidou bem com as adversidades, completando duas provas em 12° e abandonando em uma, em grid com 22 pilotos e um outro brasileiro, Gustavo Lima. Este outro representante nacional fizera boa temporada pela equipe Hillspeed, porém abreviada após a sexta de oito etapas de rodadas triplas, vencendo uma das corridas em Brands Hatch e por 11 vezes esteve no top10. Gaetano Di Mauro, a promessa verde e amarela, evoluiu constantemente ao longo da temporada, principalmente na segunda metade, na qual conquistou sua primeira vitória e chegando por 9 vezes entre os 10 primeiros, em 12 provas realizadas nesta reta final do certame britânico da Formula 4. E o desempenho neste primeiro ano no Velho Mundo garantiu o 8° lugar na classificação final.

 

Primeira vitória de Gaetano na F4 Britânica, no circuito de Brands Hatch, sexta etapa da temporada.

 

A visível melhora ao longo do ano de 2014 pode ser associada a dois fatores principais. O primeiro é o calendário da Formula 4 revisitando alguns dos mesmos circuitos na segunda metade do campeonato, o que contribui para evolução do piloto, tendo em vista o aprendizado já adaptação em pistas até então pouco conhecidas (na prática, guiando). Outro fator auxiliar para Gaetano de Di Mauro foram as participações em outras categorias pelo país, com o intuito de ganhar mais quilômetros e experiências com outros veículos de competição, aproveitando os intervalos entre as etapas na Inglaterra. Além da própria F4, Gaetano correu também em algumas etapas da F3 Brasil (com a equipe Hitech Racing) e Mercedes Challenge (em dupla com Linneu Linardi, no time deste piloto), assim como provas no kart.

 

Aliás, voltou a correr no kartismo nacional e faturou o título na categoria Shifter do Super Kart Brasil, realizado em janeiro no kartódromo de Interlagos, dividindo pista com nomes conhecidos no esporte e em outras categorias do automobilismo, como Dennis e Danilo Dirani, Galid Osman, Artur Fortunato e seu companheiro de Sprint Race, Guilherme Salas.

 

Gaetano correndo em dupla com Linardi, no Mercedes-Benz Challenge de 2014 (Foto: Rodrigo Ruiz)

 

Após a temporada regular, o certame inglês reúne-se logo em seguida para a disputa do campeonato de inverno, ou Winter Championship. Provando ser um dos talentos de grande futuro de sua geração, Di Mauro participou e empolgou. E por pouco não levou o troféu de campeão, ficando em segundo lugar e com estatísticas de ponta: duas vitórias, 7 pódios e duas poles, em 8 provas disputadas. Os bons resultados já garantiram vaga para o paulista e a sequência no time Petroball, equipe com projeto interessante visando levar brasileiros para correr na Europa, com custos reduzidos e acompanhamento profissional.

 

Assim como Gaetano, o próximo brasileiro confirmado no time que carrega as cores de nossa bandeira é Enzo Bortoleto. Fiquem de olho, pois a Formula 4 Britânica veio para ficar e já demonstrar estar melhor estruturada, na atualidade, frente a tradicional mas esvaziada F3 da ilha da Rainha.

 

Encerro desejando um ano de 2015 de realizações e felicidades para a família Nobres do Grid, assim como para os nossos estimados leitores e apoiadores do projeto.

 

Saudações, agora em São Paulo,

 

Fabiano Esteves