Ladies and Gentlemens, start your engines! Print
Written by Administrator   
Saturday, 27 February 2016 10:41

Muito bem caros leitores do Site dos Nobres do Grid, finalmente a temporada 2016 do automobilismo dará a largada para o início das principais categorias de base, além, claro, dos mundiais e maiores campeonatos de monopostos. Fugindo um pouco desta afirmação, a NASCAR já apresentou suas fichas em Daytona, com direito a vitória milimétrica e capotagem acrobática. Assim como a Toyota Racing Series, já tradicional certame neozelandês, realizado geralmente nos meses de janeiro e fevereiro.

 

Como já abordado por aqui, farei um resumo da edição deste ano da TRS. Contando com o bicampeão da Formula 3 Brasil, Pedro Piquet, e os primos Rodrigo e Bruno Baptista, o plantel brasileiro encarou o desafio de provas em circuitos desconhecidos do grande público. Afinal, a Nova Zelândia não é um país tradicional em receber eventos de monopostos, mas nem por isso deixa a desejar quanto aos seus autódromos. E também encararam o bólido diferente e concorrentes de todo o canto do planeta, com direito a piloto da GP2 (Artem Markelov) e um herdeiro austríaco (Ferdinad Habsburg).

 


Pedro Piquet liderando pelotão, em largada da TRS 2016. Foto: Divulgação

Piquet iniciou a última rodada tripla com chances de título, após duas vitórias e outros 5 pódios em 12 provas realizadas. Porém, Manfield não reservou boas lembranças a serem trilhadas pelo jovem do clã de Nelsão. Abandono na primeira prova e resultados pouco expressivos nas seguintes, concluíram a participação de Pedro na quinta colocação na classificação. Na verdade, nada mal para uma primeira competição internacional, completa, e de tiro curto. Todavia, o sobrenome sempre transcorrerá em certo peso em resultados. Já Bruno e Rodrigo não tiveram vida fácil na maior parte do campeonato, mas serviu como aprendizado para os jovens Baptista.

 

Saindo da “Terra da Grande Nuvem Branca”, seguindo agora para o início dos trabalhos nas pistas ao redor do mundo. Aproveitando os nomes citados no parágrafo anterior, Pedro Piquet iniciará o caminho duro rumo a Formula 1 no competitivo campeonato da Formula 3 Europeia.

 

Sergio Sette Câmara comemorando o terceiro lugar em Spa-Francorchamps, 2015. Foto: Divulgação

Aliás, o campeão de 2015, o sueco Felix Rosenqvist, mudou completamente esta lógica e atravessou o Atlântico, assegurando vaga na Indy Lights, de olho na categoria rainha por lá. Pedrinho correrá na Van Amersfoot Racing, e terá Sergio Sette Câmara como concorrente na Motopark.

 

Os brasileiros terão temporada árdua pela frente, porém dão o pontapé inicial dentro das principais equipes da FIA Euro F3. Camara fará o segundo ano na categoria e na mesma equipe, após 2015 de aprendizado e trânsito pesado, normalmente mais de 35 carros em cada corrida. E ainda assim Sergio conquistou dois pódios e mira 2016 no qual os resultados expressivos sejam rotineiros.

 


Pietro Fittipaldi, campeão na MRF Challenge 2015-16. Iniciando bem a temporada. Foto: Divulgação

Em outro campeonato forte entre os monopostos de base no Velho continente, a World Series... ops, mudaram o nome, agora é Formula V8 3.5. Bom, como dizia, a V8 3.5 inicia 2016 com novo nome e expectativa de se manter forte e reveladora de talentos para F1, como vários casos de sucesso, os de maior renome como Alonso, Kubica e recentemente Magnussen e Carlos Sainz Jr.

 

Neste contexto, chegou por lá mais um brasileiro com sobrenome de renome (pardon) universal: Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão da Formula 1, Emerson Fittipaldi. Seguindo com a Fortec, com a qual teve temporada regular na FIA Euro F3, Pietro aproveitou a inter-temporada para levantar o caneco na MRF Challenge, evento com traços similares ao TRS, porém correndo pelas Arábias e Índia. Para se sagrar campeão, a quarta geração dos Fittipaldi (contando a partir do Barão), venceu 4 vezes, 9 pódios e todas as 14 corridas no top5. Digno de campeão mesmo. Enzo Bortoletto e Matheus Leist tiveram participação especial, competindo em uma etapa diferente cada. Enzo marcou dois top10 e Leist dois top5.

 


Murilo Coletta, campeão brasileiro de kart na Graduados. Foto: Divulgação

Com muitos brasileiros ligando os motores pelos cantões deste mundo, o Radar volta para a Europa, desembarcando na Velha Bota. A Formula 4 Italiana desta vez terá um trio brasileiro por lá. O multicampeão do kart Murilo Coletta se juntará aos “veteranos” Giuliano Raucci e João Vieira. Há mais tempo na Itália, o tocantinense João Vieira iria para Renault Eurocup 2.0, porém a proposta da Antonelli Motorsport, a mesma na qual correra na F4, se mostrou mais interessante, o qual poderá permitir ao brasileiro chances reais de lutar pelo título, após dois anos de trabalho conjunto.

 

Giuliano Raucci fará seu segundo ano, agora na DieGi, e aproveitou bem a pré-temporada para ganhar quilometragem com o novo time, mirando novos desafios após 2015 de aprendizado e bons resultados. Giovanni Guerra é o responsável pela entrada de alguns pilotos tupiniquins no concorrido cenário europeu, repetindo a dose com Murilo Coletta, após duas temporadas em parceria com João Vieira. Porém, o pupilo de Denis Dirani ainda fará testes com a Antonelli e aguardará a possibilidade de competir em toda a temporada. Vale ressaltar a participação de Coletta na Academia de Jovens Pilotos da Ferrari e a participação na Seletiva de Kart Petrobrás 2015. Fiquem ligados, na Itália poderemos ver nossa bandeira sendo agitada.

 


Bruno Baptista em ação nos testes de pré-temporada da Renault Eurocup. Foto: Divulgação

Tocantins não terá representante na Renault Eurocup, porém Bruno Baptista partirá para a disputa na reconhecida equipe inglesa Fortec, tendo ao lado nos boxes um dos concorrentes na TRS, Ferdinand Habsburg. Aproveitando o aprendizado adquirido na Nova Zelândia, Bruno marcou o quarto tempo no somatório dos primeiros dias de testes da categoria, em Aragón.

 

Associando com a quilometragem na bagagem em 2015, disputando ao todo 36 corridas nas categorias formadoras da Renault, Bruno poderá ter um bom ano e se firmar no cenário europeu, para o prosseguimento de sua carreira, lembrando que o paulista foi o primeiro campeão da Formula 4 Sulamericana, em 2014.

 

Saudações, agora em São Paulo,

 

Fabiano Esteves.


Last Updated ( Monday, 29 February 2016 14:37 )