Agosto é mês de férias? Prá quem? Print
Written by Administrator   
Sunday, 02 September 2018 14:23

Alô galera que lê os Nobres do Grid... salve Jorge!

 

Agosto é um mês que muitas categorias na Europa entram em férias enquanto as dos Estados Unidos correm como loucas para terminar a temporada antes que os campeonatos de outros esportes comecem e desviem público tanto dos autódromos como da televisão. Como pode isso né? Quem é fã de corrida vai mesmo deixar de ver a decisão dos campeonatos pra ver o início de temporadas?

 

No mês passado eu falei de como era difícil a luta pra lidar com a falta de dinheiro para ser o combustível do sonho destes moleques que barbarizam na pista. Meu herói, o vendedor de cupom prá churrascarias, garçom e pau pra toda obra, Bruno Carneiro, que precisou parar de correr na F3 japonesa por falta de combustível financeiro, correu neste mês uma corrida de protótipos nos EUA... e ganhou! Será que não tem uma empresa no Brasil capaz de patrocinar esse exemplo de dedicação? Esse merece meu respeito!

 

Bom, feito o desabafo, vamos ao que rolou pelos campeonatos nos EUA. No final do mês de julho a USF2000 disputou sua penúltima rodada com três corridas no circuito misto de Mid-Ohio. Nos treinos para formação do grid da primeira corrida, Lucas Kohl foi o melhor brasileiro, mostrando a boa fase que está vivendo, marcando o quarto tempo. Igor Fraga conseguiu o 12° e Bruna Tomaselli o 18°.

 

 Lucas Kohl foi o melhor dos brasileiros na última etapa da USF 2000 em Mid Ohio, mas é Igor fraga o melhor colocado no campeonato.

 

Na corrida 1 o líder do campeonato e pole position, Kyle Kirkwood tomou a ponta e foi para o abraço. Lucas Kohl fez uma grande corrida e conquistou o segundo lugar. Igor Fraga teve uma performance abaixo do que é o seu habitual e foi apenas o 17° colocado. Bruna Tomaselli ficou em 20° lugar.

 

Para a corrida 2, Igor Fraga voltou a andar entre os primeiros, marcando o 5° melhor tempo nos treinos, mas foi novamente Lucas Kohl o melhor brasileiro na pista, conseguindo novamente a quarta posição no grid. Bruna Tomaselli ficou com o 18° tempo. Na corrida, Os meninos do Brasil partiram pra cima dos concorrentes e ambos foram ao pódio, com Lucas Kohl em 2° e Igor Fraga em 3°. O vencedor, só pra variar, foi Kyle Kirkwood. Bruna Tomaselli ganhou posições e terminou a corrida em 13° lugar.

 

 Pódio inédito com dois brasileiros em Mid Ohio. Caminho sendo traçado para a Fórmula Indy.

 

A corrida 3 teve os meninos largando um pouco mais atrás, com Lucas Kohl na quarta fila, com o oitavo tempo e Igor Fraga na quinta fila com o nono tempo. Bruna Tomaselli largou na nona fila, com o décimo oitavo tempo. Na corrida os brasileiros recuperaram um pouco do terreno perdido. Igor Fraga foi o quinto colocado, Lucas Kohl o sexto e Bruna Tomaselli fechou na 16ª posição. Uma barra de goiabada cascão pra quem disser quem ganhou a corrida...

 

O campeonato tem no momento Kyle Kirkwood mais líder do que nunca com 374 pontos. Na briga pelo “melhor do restante”, vem em 2° Rasmus Lindh, com 194, Igor Fraga com 188, Lucas Kohl com 181 e fechando o top 5 Calvin Ming com 166. A próxima etapa e encerramento do campeonato será em setembro, no circuito misto de Portland.

 

Na Pro Mazda, também no final do mês de julho a USF2000 disputou sua antipenúltima rodada com duas corridas no circuito misto de Mid-Ohio. Nos treinos para formação do grid da primeira corrida, Carlos Cunha Filho conseguiu conquistar a 4ª posição e tivemos a estreia de Felipe Drugovich na categoria. O piloto paranaense conseguiu o nono tempo.

 

 Felipe Drugovich aproveitou as férias da Eurofórmula e foi conhecer a Pro Mazda nos EUA. Acelerou forte logo de cara!

 

Na corrida Carlos Cunha Filho conseguiu manter sua posição de grid e recebeu a bandeira quadriculada na quarta posição. O estreante Felipe Drugovich conseguiu progredir durante a prova e terminou a corrida em sétimo lugar. O vencedor da prova foi o holandês Rinus Veekay, que ampliou sua vantagem na liderança do campeonato.

 

Para a segunda corrida Carlos Cunha Filho conseguiu a quinta posição nos treinos, enquanto Felipe Drugovich ficou novamente com o nono tempo. Na corrida, situações bem diferentes para os brasileiros. Carlos Cunha Filho abandonou com problemas mecânicos e se viu mais longe do título enquanto Felipe Drugovich conquistou um excelente 5° lugar, considerando ser seu primeiro contato com a categoria e com o circuito de Mid-Ohio.

 

A classificação do campeonato tem Rinus Veekay (que venceu também a segunda corrida) com 320 pontos, Parker Thompson com 295 e Carlos Cunha em terceiro com 252. David Malucas e Oliver Askew com 232 pontos fecham o Top 5.

 

 As coisas ficaram difíceis para Carlos Cunha na Pro Mazda. De candidato ao título a conflitos dentro da equipe.

 

Entre a corrida em Mid Ohio e a etapa no oval de 1,25 milha de Gateway o angu fez caroço para os lados do brasileiro Carlos Cunha Filho. Um desentendimento entre seu pai, o dono da equipe e os meios de financiamento da carreira do brasileiro, que passou a não ter um equipamento tão bom quanto ao de seu companheiro de equipe acabou com o aparente rompimento entre os Cunha e a equipe Juncos.

 

Carlos Cunha Filho não tinha mais como – matematicamente – lutar pelo título, mas é sempre ruim deixar a temporada nessas condições. Vamos ver o que o piloto irá fazer daqui por diante. Estamos acompanhando.

 

O problema da Juncos é mais sério do que se apresenta com carros a pista. Sem dinheiro não tem como fazer carro de corrida andar rápido, por melhor que seja o piloto e o Victor Franzoni é daqueles pilotos que tiram uma jarra de limonada de apenas um limão. Só que não ta dando nem pra isso!

 

 Depois do título no ano passado, na Indy Lights a parceria com a Juncos tem deixado Victor Franzoni numa situação difícil.

 

Em Gateway o brasileiro repetiu a mesma performance do oval anterior e terminou em sexto lugar do grid nanico de 7 carros e sem condições de conseguir um resultado melhor do que isso.

 

Como Franzoni está correndo com os curtos bancados pela conquista do título da Pro Mazda no ano passado, ele tem um pacote que o “Road to Indy” banca... um pacote que parece ser esses nossos carros 1.0 econômico que só falta vir sem estepe! Desse jeito fica difícil para mostrar que tem bala pra andar na frente, apesar da vitória conquistada bravamente há alguns meses. Esse é outro que virou meu herói como o Bruno Carneiro.

 

E na Fórmula 4 nos Estados Unidos teve no primeiro final de semana de agosto a antipenúltima etapa da temporada, em mais uma rodada tripla, desta vez em Pittsburgh, com direito a uma estreia no esquadrão brasileiro. O pernambucano Kiko Porto, que completou 15 anos e foi autorizado a correr. Logo nos primeiros treinos ele mostrou ser competitivo e os brasileiros mandaram bem. Arthur Leist conquistou a 6ª posição no grid da corrida 1. Kiko Porto foi o nono colocado e Eduardo Barrichello o 10°. Na corrida, Arthur Leist foi o sétimo colocado, com Kiko Porto terminando em 10° e pontuando logo em sua estreia. Eduardo Barrichello terminou na 18ª posição. 

 

 Kiko Porto estreou e foi logo pontuando na F4 USA. Vamos ficar de olho nesse 'cabra da peste'...

 

Para a segunda corrida, os brasileiros perderam terreno, com Arthur Leist conquistando a 11ª posição, Kiko Porto a 13ª e Eduardo Barrichello ficando apenas com a 22ª posição no grid. Na corrida o primeiro herdeiro da família Barrichello fez uma corrida de recuperação, mas não o suficiente para chegar aos pontos, terminando em 14° lugar, uma posição à frente de Kiko Porto. Quem pontuou foi Arthur Leist, com o 10° lugar.

 

A última corrida da rodada tripla teve Arthur Leis conquistando a melhor posição de grid de um brasileiro até agora na temporada, com o segundo melhor tempo e uma posição na primeira fila. Kiko Porto conquistou a 12ª posição e Eduardo Barrichello, mais uma vez, ficou apenas com o 22° tempo. Na corrida, tivemos nosso primeiro pódio, com Arthur Leist recebendo a bandeira quadriculada em 3° lugar. Kiko Porto pontuou novamente, sendo o 10° colocado e Eduardo Barrichello, fazendo outra corrida de recuperação, foi o 12°, mas passou a etapa sem pontuar.

 

 Arthur Leist conquistou o primeiro pódio para um brasileiro na última etapa da F4 americana.

 

O campeonato tem na liderança Dakota Dickerson, com 146 pontos, seguido de Christian Rasmussen com 136, Benjamin Pedersen com 129, James Ryan com 113 e fechando o Top 5 Teddy Wilson com 78. Arthur Leist é o 13° com 18 pontos, Eduardo Barrichello o 14° com 7 e Kiko Porto o 19° com 2. A próxima etapa será em setembro, no circuito de New Jersey.

 

Seguimos para a Europa onde o campeonato alemão da Fórmula 4 o título já tem dono desde o início do mês. Nunca um campeão garantiu o caneco com tanta antecedência como Lirin Zendeli. Ele detonou a concorrência na rodada tripla de Nurburgring.

 

Logo na primeira classificação ele marcou a pole deixando pra trás quem mais de perto o ameaçava, o brasileiro Enzo Fittipaldi, que marcou o segundo tempo. Gian Luca Petecof foi o 6° melhor classificado. Na corrida Lirin Zendeli soube suportar bem os ataques de Enzo Fittipaldi e venceu com meio segundo de vantagem para o brasileiro. Gianluca Petecof foi o 5°.

 

 Enzo Fittipalde bem que tentou, mas ninguém conseguiu segurar Lorin Zendeli no campeonato alemão da F4.

 

A classificação, para a corrida 2 continuou igual para o campeão. Zendeli marcou a Pole. Enzo Fittipaldi ficou com o terceiro melhor tempo enquanto Gianluca Petecof marcou o nono tempo. Na corrida, o vencedor foi Frederik Vesti, seguido de Zendeli e Enzo Fittipaldi completando o pódio. Gianluca Petecof avançou até o sexto posto em mais uma ótima corrida.

 

A terceira corrida do programa tem a inversão dos 8 primeiros colocados da corrida numero 2 e com isso, os pilotos mais rápidos teriam que mostrar habilidade para superar os adversários se quisessem vencer. Dos três primeiros colocados da corrida 2, apenas Enzo Fittipaldi conseguiu voltar ao pódio. Largando na 6ª posição, cruzou a linha de chegada em terceiro lugar na vitória de Niklas Krütten. Gianluca Petecof fes mais uma grande corrida e foi o segundo colocado.

 

 Fechando o final de semana em Nurburgring, um pódio com os dois brasileiros na competição.

 

O campeonato, já decidido, tem Lirin Zendeli com 292 pontos, Enzo Fittipaldi com 213, Lian Lawson com 201, Frederik Vesti com 196 e fechando o Top 5 Charles Weerts com 140. Gianluca Petecof é o 10° com 74 pontos. A próxima etapa será em setembro, em Hochenheim.

 

Os campeonatos da Itália e França voltam apenas em setembro.

 

Depôs das férias a GP3 voltou com a sua rodada dupla em Spa-Francorchamps. Na corrida 1 o companheiro de equipe de Pedro Piquet, David Beckmann venceu pela primeira vez. Com uma pole position bem conquistada, o alemão largou na frente e não deu chances aos rivais para soltar seu primeiro grito de vitória na categoria. Líder do treino livre, pole-position e vencedor de ponta a ponta, o piloto da Trident só não registrou a melhor volta da prova inaugural da rodada dupla na Bélgica.

 

 Pedro Piquet fez um grande final de semana na rodada dupla da GP3 na Bélgica. 

 

Pedro Piquet largou da terceira posição, mas foi um dos muitos traídos pelas condições úmidas do asfalto de Spa, uma vez que choveu um monte a noite toda e bem pesado. Piquet deu uma bela atravessada na pista em uma das voltas, mas se recuperou e conseguiu marcar bons pontos ao cruzar a linha de chegada em quarto lugar.


Na corrida 2 a Art Grand Prix acabou com a concorrência e  completou a corrida 2 da GP3 nas quatro primeiras colocações. Por conta da regra do grid invertido, a pole ficou com o australiano Joey Mawson, da Arden. Mas o piloto não teve um domingo muito feliz.

 

As corridas em Spa tem coisas que só acontecem em Spa e como colocaram a corrida da GP3 muito cedo, ninguém contou com a meteorologia e a largada precisou ser adiada em dez minutos por conta da neblina, bastante densa na região da reta Kemmel. Vencedor da corrida do sábado, David Beckmann, teve problemas mecânicos e nem largou.

 

 Na corrida do domingo Pedro só ficou atrás do 'pelotão' da ART Grand Prix.

 

Depois do 1-2-3-4 da Art, Pedro Piquet acabou como ‘o melhor do resto’, levando o carro da Trident ao quinto lugar e terminando à frente de um dos seus companheiros de equipe, o francês Giuliano Alesi e Leonardo Pulcini. Esse ia terminar em sétimo lugar, mas viu seu carro apagar, perdendo a posição para Richard Verschoor, que pontuou pela primeira vez na GP3. O oitavo foi Ryan Tveter, que travou intenso duelo com a colombiana Tatiana Calderón e Juan Manuel Correa.

 

O campeonato terminou agosto com Anthonie Hulbert na liderança com 158 pontos, Callum Ilott com 132, Nikita Mazepin com 122 e Leonardo Pulcini com 99. Pedro Piquet fechou o mês com o 5° lugar, com 85 pintos e todos de malas prontas para a próxima corrida, em monza, logo na semana seguinte.

 

Também foi a volta da F2 em Spa-Francorchamps e a busca de Sergio Sette Câmara pelos 40 pontos necessário para ter a superlicença e poder correr na Fórmula 1 e o mineiro começou bem com um ótimo ritmo, andando em segundo lugar, mas alcançar o líder, Nick de Vries era uma missão impossível. Nem a entrada do safety car, que fez zerar todas as diferenças deu ao brasileiro a oportunidade de buscar a vitória. Tudo bem, os 18 pontos do segundo lugar foram um bom empurrão na briga pela terceira colocação no campeonato para conseguir os 40 pontos da superlicença.

 

 O segundo lugar na corrida do sábado animou o piloto e a torcida brasileira...

 

O problema é que no domingo as coisas não foram bem. Sergio Sette largou em sétimo na corrida de domingo, que tem os 8 primeiros em grid invertido. Teve cuidado na largada, chegou a cair para décimo nas primeiras curvas. Mas para quem andou tão bem no final de semana inteiro, era de se esperar um melhor rendimento de seu carro. O mineiro conseguiu ganhar as duas posições perdidas e andou em oitavo durante a maior parte da corrida, mas no final começou a se queixar dos pneus e na última volta foi ultrapassado pelo indiano Arjun Maini, ficando em 9° e se pontos na corrida 2.

 

O campeonato fechou agosto com George Russel na liderança com 188 pontos, seguido de Lando Norris com 181, Alex Albon com 171 e Nick De Vries com 153. Sergio Sette Câmara em sétimo com 124 pontos.

 

 ... mas a corrida do domingo foi bastante complicada e Sérgio Sette Câmara ficou fora dos pontos.

 

A etapa em sequência é Monza e a luta continua, para Sette câmara e para todos os demais brasileiros. Em setembro vamos torcer muito por Enzo Fittipaldi e Caio Collet na F4 italiana e francesa e esperar a hora de comemorar o título de Felipe Drugovich na Eurofórmula.

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos