Campeões do mundo, sim senhor Print
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Wednesday, 31 July 2019 19:14

Alô galera que lê os Nobres do Grid... salve Jorge!

 

Como eu falei na coluna do mês passado, infelizmente não dá para acompanhar todos os brasileiros que estão correndo no exterior. Eu não teria como fazer uma coluna maior, ou uma coluna semanal, que é obra do grande Alexandre Bianchini, de quem sou fã.

 

Neste mês de julho tivemos um brasileiro conquistando – porque não – um título mundial. Este ano tivemos o primeiro campeonato de turismo com carros elétricos e conquistamos não apenas o título com Sérgio Jimenez como também fomos vice campeões com Cacá Bueno.

 

Essa foi mais uma das provas, assim como eu disse no mês passado em relação aos brasileiros em Le Mans, de que não é por falta de talento que nossos pilotos deixam de conquistar títulos.

 

Mas vamos ao que nossos meninos e meninas do Brasil fizeram pelas pistas no mundo.

 

De volta à sua equipe original, Pietro Fittipaldi foi encarar mais uma rodada dupla do DTM, o forte campeonato de turismo da Alemanha. Serão duas corridas neste mês de julho e o primeiro desafio foi no circuito misto de Norisring.

 

Na classificação, Pietro voltou a ter o mesmo nível de performance de outras etapas, classificando seu carro na 13ª posição. Como a diferença de tempos colocou os 18 carros dentro do mesmo segundo, não se pode dizer que Pietro não foi bem. O problema foi ter se envolvido em um acidente na primeira volta da corrida 1 naquele hairpin depois da largada. Ele foi o único a ficar pelo caminho na primeira volta. Uma pena.

 

 Em sua estreia no traçado de Norisring, Pietro Fittipaldi não conseguiu um bom desempenho mo retorno à sua equipe.

 

Para a corrida 2 a classificação foi um pouco pior, com Pietro largando na 16ª posição, mas novamente com todos os competidores dentro do mesmo segundo. Escapando de um acidente na primeira curva, Pietro foi para os boxes logo na primeira volta, junto com outros 4 competidores, antecipando o pit stop, mas a tática não funcionou para o Brasileiro, que gastou os pneus antes do fim, tendo que fazer outra parada. O resultado foi ruim. Pietro foi o 15°, mas o último entre os que concluíram a prova.

 

Duas semanas depois, em Assen, o DTM chegava para correr pela primeira vez no circuito que é a cada da Moto GP e, sem ninguém conhecer a pista, Pietro Fittipaldi mostrou que é piloto no meio das cobras criadas categoria e marcou o 4° lugar na corrida de classificação, com pista seca, sendo essa sua melhor posição de largada.

 

 Após uma excelente classificação, com pista seca, Pietro enfrentou sua primeira corrida com chuva na categoria.

 

Para a corrida, caiu a chuva e aí as coisas complicaram. Pietro não conseguiu andar no ritmo dos primeiros e ficou brigando entre a 4ª e 5ª posição. A equipe não obervou isso muito bem e quando um grupo de pilotos entrou para os boxes para o pit obrigatório entre as voltas 7 e 9. Pietro só entrou na volta 18 e com isso perdeu várias posições. Como não se aquece pneus, com pista molhada, ele levou algum tempo para recuperar o ritmo de corrida e terminou apenas em 11°, fora dos pontos.

 

No domingo, novo dia, nova corrida, com pista seca, sol... e na classificação Pietro não conseguiu repetir o feito do dia anterior, largando em 10°, mas fez uma grande largada, tomando a 7ª posição em poucas curvas e logo em seguida, indo para 6° e atacando o 5° colocado. Contudo, depois de 10 voltas, começou a perder rendimento e passou a ser atacado pelo 7°, Marco Wittmann.

 

 Na corrida do domingo em Assen, Pietro fez uma boa largada, mas não conseguiu manter o avanço.

 

O alemão fez seu pit obrigatório na volta 13 e a equipe de Pietro errou em não chamá-lo na volta seguinte. Parando na volta 15, o brasileiro perdeu muitas posições, caindo para 9°. Voltou a andar bem, avançou até o 5° posto, mas nas voltas finais, perdeu rendimento nos pneus e caiu para 10°, marcando um ponto. Pietro é o 16° colocado no campeonato com 14 pontos e a próxima etapa é em Brands Hatch, em agosto.

 

A F4 italiana foi para sua terceira rodada tripla em Hungaroring e desta vez o brasileiro Gianluca Petecof não foi “o cara” do final de semana, mas ainda assim fez uma excelente pontuação e se manteve na liderança do campeonato, mas precisa abrir o olho com o norueguês Dennis Hauger, que promete enfrentar a Prema, equipe dominadora do campeonato.

 

Na corrida 1, o piloto norueguês da Van Amersfoort Racing e integrante do programa de jovens pilotos da Red Bull marcou a pole, com Gianluca Petecof dividindo com ele a primeira fila. Contudo, depois de apagada as luzes no grid, o norueguês pulou na ponte e em momento algum foi seriamente ameaçado. O piloto brasileiro teve que se contentar com o segundo lugar.

 

 Gianluca Petecof e o norueguês Dennis Hauger foram os protagonistas na etapa da Hungria da F4 italiana.

 

Na corrida 2 as coisas foram mais complicadas. Enquanto o piloto norueguês do Helmut Marko repetia a pole position, Gianluca Petecof conseguiu apenas a 5ª posição. Como o problema de ultrapassagem (ou falta delas) é uma característica do traçado húngaro, o piloto brasileiro não conseguiu ganhar posições na corrida, novamente vencida por Dennis Hauger.

 

Na corrida 3, largando novamente na segunda posição, o carro do brasileiro apresentou problemas na largada e por muita sorte não foi acertado por outro competidor. Petecof demorou a partir e no meio da primeira volta estava em 23° lugar. A sorte sorriu para ele com o grave acidente logo no complemento da 1ª volta que provocou uma bandeira vermelha e a interrupção da prova.

 

 A disputa foi dura na pista, mas na hora do pódio, rolou aquele fairplay na comemoração.

 

Com isso, o regulamento determinava que se tomassem as posições da volta anterior e isso levou os carros de volta ao arranjo de grid antes da largada, devolvendo Petecof para a primeira fila. Na segunda largada, foi o pole, Hauger, quem largou mal e caiu para 4°. Sua sorte foi que os dois carros a sua frente se empurraram para fora da pista na curva 2, recolocando-o ao segundo posto e, com o carro mais rápido, foram 30 minutos +1 volta de ataque ao brasileiro, que defendeu a posição com categoria e venceu a prova.

 

Na semana seguinte, no Red Bull Ring, Gianluca Petecof seguiu para defender sua liderança no campeonato, mas no treino 1 as coisas não saíram bem como ele queria e ele ficou apenas com a 9ª posição no grid, com a melhor volta anulada por exceder o limite da pista, enquanto seu principal rival, Dennis Hauger largava 6º (dos males o menor). O problema foi que a largada foi uma briga no baile funk. Na curva 2, Petecof quase levantou voo e na curva 3, indo pela linha de fora, seguiu a trilha de Enzo Fittipaldi e colocou as rodas na brita. Caiu para 14°.

 

 Na Áustria, Gianluca Petecof sofreu nas classificações, perdendo voltas por exceder os limites da pista.

 

Pra felicidade do brasileiro, a molecada é toda surtada e na segunda volta 4 carros a sua frente foram para brita e outros 2 mais atrasados obrigaram a entrada do safety car. Com Petecof subindo para 10°. Retomada a prova, o brasileiro conseguiu ultrapassar dois adversários e terminou em 8°. Hauger foi o 5° e a Prema ganhou de novo com Paul Aron.

 

Na classificação da corrida 2 Gianluca Petecof teve problemas e ficou apenas com a 15ª posição, novamente perdendo as melhhores voltas por exceder o limite da pista, enquanto seu principal adversário largaria em 5º. Na corrida, enquanto Hauger pode arriscar e ganhar 2 posições, Petecof teve que ser cauteloso e evitar os acidentes que provocaram a entrada do safety car . Na bandeira verde, Hauger foi pra cima e escalou até a liderança e Petecof também avançou até a 10ª posição quando o safety car foi novamente acionado e só saiu para os pilotos fazerem uma última volta e aí foi briga no baile funk. Petecof sobreviveu e subiu para 9°, mas o prejuízo foi grande no campeonato.

 

 O circuito de alta velocidade da Red Bull não facilitou as ultrapassagens para os jovens pilotos.

 

Na corrida 3, Gianluca Petecof conseguiu uma posição de largada “menos pior”, com a 8ª posição. Não muito longe de seu perseguidor, Dennis Hauger, que largava novamente em 5º. Dada a largada, Hauger foi com tudo pra cima, ganhando posições e Petecof procurou ficar fora de confusões... e confusão nessas categorias de base não faltam. Com 6 minutos de corrida tivemos o safety car na pista, com Hauger em 2° e Petecof em 8°. Na relargada, Petecof foi buscando a recuperação e escalando posições até chegar ao 4° lugar, diminuindo o prejuízo do 2° lugar de Hauger.



A Fórmula 4 vai para as férias com Gianluca Petecof ainda líder, com 169 pontos, seguido por Dennis Hauger com 165, Paul Aron 92, Joshua Dürksen 87 e Niklas Krütten fechando o top 5 com 78. A próxima etapa será em Imola, no final de agosto/início de setembro.

 

 Caio Collet, aos poucos, vai se firmando na categoria francesa, sendo atualmente o melhor entre os novatos do grid.

 

A F. Renault, após suas férias regulares, voltou a atividade indo para o sempre ótimo circuito de Spa-Franconchamps e nossos brasileiros, Caio Collet e João Vieira encararam mais uma rodada dupla no desafiador circuito belga. A classificação para a corrida do sábado foi bem complicada, com ambos enfrentando dificuldades. Caio conseguiu apenas o 13° tempo e João o 14°, com os dois dividindo a 7ª fila.

 

Com um carro parado na largada, Caio se deu melhor e pulou para 10°. João perdeu posições e foi para 16°. Em uma circuito com vários pontos de ultrapassagem, Caio ganhou mais uma posição, mas foi João quem teve uma grande recuperação, subindo até 11° quando o safety car entrou faltando 13 minutos para o final. Ao serem liberados e agrupados, e liberados nos 10 minutos finais. Caio ainda subiu para 8° e João ficou em 11°.

 

 João Vieira, que começou bem o campeonato, vem tentando tirar no braço a diferença de equipamento.

 

Na classificação para a corrida do domingo, com pista molhada, Caio Collet teve progressos, conseguindo a 6ª posição, mas João Vieira continuou com dificuldades e foi apenas o 13°. A corrida do domingo foi naquele “Spa que a gente conhece”... com um tempo muito sinistro. Choveu antes da largada, mas a pista ficou apenas úmida e todo mundo largando de pneus slick.

 

Ambos ganharam posições na largada, com Caio indo para 5° e João para 11°. Com dois pelotões formados (do 1° ao 8° e outro do 9° ao 17°) as brigas foram ferozes, especialmente no segundo. João foi punido em 10s por queima de largada, o que complicou sua vida com os carros andando tão perto. Enquanto Caio venceu a batalha pelo 2° lugar e descolou da briga, assim como o líder. No final, a chuva ficou na ameaça e Caio Collet conseguiu um grande 2° lugar. João, infelizmente, ficou apenas em 18°.

 

 Na segunda corrida da rodada dupla de Spa Francorchamps, Caio Collet foi para o pódio com o 2° lugar.

 

O campeonato tem a liderança de Oscar Piastri com 147 pontos, a mesma pontuação de Victor Martins, mas 3 vitórias a seu favor contra uma de Victor. Lorenzo Colombo é o 3° com 134, seguido por Alexander Smolyar e Caio Collet (o melhor dos novatos) fechando o top 5 com 99. João vieira é o 7° com 55. Em agosto teremos rodada dupla em Nurburgring.

 

Quem também voltou das férias foi a F4 Alemã, onde Gianluca Petecof também corre e os garotos tiveram a honra de fazer a preliminar do GP da Alemanha de F1, numa rodada dupla, correndo sábado e domingo. Para a corrida de sábado, Petecof fou o 6° mais rápido, largando na 3ª fila. Aqui ele não é o líder do campeonato e tem que correr muito atrás para recuperar terreno contra muitos dos mesmos adversários do campeonato italiano.

 

 A rodada dupla, na preliminar da F1 na Alemanha mostrou uma Prema sem supremacia e Petecof pilotou muito.

 

Gianluca largou bem e pulou para 5°, subiu para 4° e quando a briga dos companheiros de equipe jogou o então líder para fora, faltando 8 minutos para o fim, Petecof subiu para 3°. Dada a relargada, para apenas mais uma volta, o brasileiro segurou os ataques de Arthur Leclerc e garantiu um lugar no pódio.

 

Na corrida de domingo, Gianluca largou novamente em 6°, mostrando que tínhamos no campeonato alemão, ao menos neste final de semana, duas equipes com carros mais rápidos que os da poderosa equipe Prema. O brasileiro largou bem mais uma vez, pulando para 5° e ganhando a 4ª posição ainda na primeira volta. Ele foi para cima do 3° colocado e voltou para 5° onde ficou a maior parte da corrida. Com a punição do 4° colocado, ele subiu uma posição.

 

 Terceiro na corrida do sábado, Petecof foi para o pódio. Na corrida do domingo, terminou em 4° lugar.

 

O campeonato tem a liderança de Theo Pourchaire com 102 pontos, seguido de Arthur Leclerc com 91, Dennis Hauger 83, Niklas Krütten 75 e Gianluca Petecof fecha o top 5 com 74 pontos. Em agosto teremos duas rodadas triplas, em Zandvoort e Nurburgring.

 

Na Eurofórmula, que também correu em Hungaroring no primeiro final de semana de julho, tivemos uma baixa. Depois de colecionar diversos maus resultados, o brasileiro Guilherme Samaia não seguiu para a etapa magiar, junto com a equipe Teo Martin Motorsport. Até o momento não temos informações sobre a continuidade ou não do brasileiro na categoria.

 

Independente disso, na equipe Carlin, Christian Hahn vem mostrando uma evolução muito boa na categoria. Na classificação da corrida 1, o Brasileiro conquistou a sétima posição para a largada e, sendo Hungaroring uma pisa de difícil ultrapassagens, Christian manteve a posição na corrida 1, chegando em 7°.

 

 Christian Hahn teve um bom desempenho na rodada dupla na Hungria, disputando a Eurofórmula.

 

Na classificação para a corrida 2, Christian saiu-se ainda melhor, conquistando a 6ª posição. Na corrida, veio o melhor resultado até hoje na categoria com o quarto lugar, mostrando que o piloto brasileiro vem mostrando uma evolução técnica consistente neste ano.

 

A categoria seguiu para o Red Bul Ring na semana seguinte para a rodada dupla na Áustria e Christian Hahn fez um grande treino classificatório, conseguindo sua melhor posição de largada desde que disputa a categoria, conquistando a 3ª posição para a corrida 1. Na prova do sábado, contudo, Christian envolveu-se em uma confusão na primeira curva depois da largada com seu companheiro de equipe, mas o pior viria na curva seguinte onde, com danos no carro, ele passou reto e por pouco não ficou preso na caixa de brita. Com isso ele caiu para a 12ª posição.

 

 Na Áustria, depois de fazer sua melhor qualificação, Christian Hahn não conseguiu repetir o desempenho nas corridas.

 

Para a corrida do domingo Christian Hahn conseguiu marcar o 5° tempo na classificação. Em uma largada normal, sendo a fila do pole a fila de fora, caiu para 6° e na tentativa de buscar o 5° colocado saiu 2 vezes da pista. A primeira sem maiores danos, mas na segunda, acabou caindo para 10°. Chegou a recuperar 2 posições, mas errou de novo e voltou para 10°, onde terminou a corrida.

 

A Eurofórmula vai para as férias de verão com o dominador da temporada, Marino Sato na liderança com 262 pontos, seguido por Lukas Dunner 154, Liam Lawson 120, Yuki Tsunoda 110 e Julian Hanses fechando o top 5 com 98. A categoria volta a correr em setembro, em Silverstone.

 

No Europeu de Fórmula 3, a terceira categoria que esteve na pista em Hungaroring, 13 pilotos alinharam, com nossos dois brasileiros, Enzo Fittipaldi e Igor Fraga, entre eles.

 

 Enzo Fittipaldi e Igor Fraga vem tendo destaque na disputa da F3 europeia, que vem tendo ótimas corridas.

 

Na classificação para corrida 1, o domínio da Prema foi total. Com Frederik Vesti, Enzo Fittipaldi e Olli Caldwell tomando as três primeiras posições. Igor Fraga foi o sétimo entre os 13 que marcaram tempo. Na corrida, os pilotos da Prema mantiveram suas posições, mas Igor Fraga mostrou talento e velocidade, ganhando duas posições e terminando em 5°.

 

Na classificação para a corrida 2, Sophia Flörsch, aquela piloto alemã que sofreu o assustador acidente no GP de Macau do ano passado se intrometeu entre os carros da Prema, deizando Enzo Fittipaldi com a 4ª posição. Igor Fraga ficou com o 8° tempo. Na corrida, depois de uma largada espetacular, pelo lado sujo da pista, Fittipaldi tomou a segunda posição, atacou o líder e andou colado em Vesti toda a prova, sem conseguir ultrapassá-lo. Igor Fraga teve um problema de motor quando levava seu carro para o grid e nem largou.

 

 A equipe Prema vem "sobrando" no grid e entre seus pilotos, Frederik Vesti vem ganhando quase tudo.

 

Para a corrida 3 a equipe de Igor Fraga precisou trocar o motor do seu carro. Frederik Vesti fez a 3ª pole do final de semana e Enzo Fittipaldi teve que se contentar com a terceira posição, atrás de Olli Caldwell, recolocando a Prema no comando da prova. De motor novo, Igor Fraga ficou com a 8ª posição. Na corrida, Igor fez uma largada espetacular, pulando para a 4ª posição, atacando Enzo Fittipaldi nas primeiras voltas até o final. Enzo foi o 3º e Igor o 4º. Vesti venceu novamente.

 

No final de semana seguinte, no Red Bull Ring, La estavam os brasileiros novamente tentando destronar o “rei da Dinamarca”, Frederik Vesti, dominador do campeonato. Por alguns momentos, isso  pareceu ser possível. Nos treinos para corrida 1, Enzo Fittipaldi dividiu a primeira fila com Vesti e Igor Fraga conseguiu uma excelente 4ª posição, ao lado de David Schumacher, o filho de Ralf. Na largada da corrida 1, Enzo pulou na frente e contornou a curva 1 em primeiro, deixando uma dura disputa entre Vesti, Schumacher e Fraga pela segunda posição, com o brasileiro levando a melhor e Vesti caindo para 3º.

 

 Nas corridas na Áustria, Felipe Fraga mostrou os progressos conseguidos na Hungria e enfrentou con força os pilotos da Prema.

 

Foi bom em quanto durou (3 voltas, mas o líder do campeonato fez uma grande manobra, tomou o 2º lugar e partiu para buscar Enzo. Uma bandeira amarela podia ter ajudado Enzo, mas atrapalhou. Ele planejou mal a relargada, Vesti colou e tomou a ponta. Na manobra, trouxe Fraga junto com ele e Enzo caiu para 3º. Nas voltas finais, Enzo tentou retomar a posição, forçou a barra, colocou as rodas na brita e caiu para 5º. Recuperou uma posição e terminou com um amargo 4º lugar.

 

Na classificação para a corrida 2 Igor Fraga conquistou sua melhor classificação até agora, largando na primeira fila na 2ª posição, à frente de Enzo Fittipaldi. Uma chuva leve começou a cair pouco antes da largada, mas os carros partiram com pneus slick. Na curva 2 Fraga tocou na traseira do líder Frederik Vesti, que foi parar na caixa de brita e caiu para 8°. Enzo estava tentando passar por fora e foi também, caindo para 11°.

 

 A performance do piloto da McLaen foi sensacional e, nas corridas 2 e 3 ele liderou por diversas voltas.

 

Fraga seguiu na ponta até a 8ª volta, quando veio a dura punição de um drive thru, justamente quando entrou um safety car. Só podendo pagar a punição após a bandeira verde, Igor caiu para a 11° e último dos carros na pista enquanto Vesti recuperou a liderança e seguiu para a vitória. Enzo não conseguiu ir além da 5ª posição e Igor Fraga foi o 9°.

 

Na corrida 3, com o grid premiando os pilotos mais rápidos do final de semana (Vesti, Fraga e Fittipaldi) ocupando as duas primeiras filas nas 3 primeiras posições, tivemos voltas frenéticas no início, com Igor Fraga tomando a ponta, perdendo e recuperando numa ultrapassagem sensacional por fora, Enzo Fittipaldi usando a grama para atacar Vesti e Fraga, defendendo-se de Schumacher... sensacional.

 

 Na corrida 3, a vitória com direito a "dobradinha nacional", com Enzo Fittipaldi em 2º. Show de Igor Fraga.

 

Durante 20 minutos quem assistiu a corrida ficou sem respirar com a disputa entre Fraga, Vesti e Fittipaldi, com os pilotos da Prema trocando posições, hora um, hora o outro atacando Igor Fraga e o brasileiro se defendendo brilhantemente. Após a saída do Safety Car, que entrou por um acidente para remover o carro batido, agrupando todo o pelotão para 3 minutos e meio ainda mais frenéticos, com Igor Fraga pondo a faca nos dentes e defendendo de forma brilhante a liderança, a ponto de provocar o erro de Vesti e permitir a Enzo Fittipaldi tomar a 2ª posição na última volta, na curva 3, levando a ambos a uma sensacional dobradinha brasileira.

 

O campeonato vai para as férias de verão com o Rei da Dinamarca, Frederik Vesti muito líder, com 243 pontos, seguido por Enzo Fittipaldi com 188, David Schumacher 123, Igor Fraga 113 e Olli Caldwell fecha o top 5 com 103. A categoria volta a correr no final de agosto em Imola.

 

Com a ida da Fórmula 1 para a Inglaterra, a Fórmula 3 partiu para mais uma rodada dupla e este seria o novo desafio de Pedro Piquet e Felipe Drugovich. No treino classificatório, o filho do tricampeão liderou a planilha de tempo por quase toda a seção, mas no final, alguns pilotos conseguiram superá-lo e ele vai largar na 8ª posição. Felipe Drugovich não conseguiu ir além da 20ª posição, lutando muito para conseguir um bom acerto do seu carro. Vai ser mais uma luta para fazer uma corrida de recuperação.

 

 Felipe Drugovich vem fazendo boas performances de recuperação nas corridas, mas continua sofrendo nas classificações.

 

Na corrida do sábado, Pedro conseguiu avançar duas posições e terminou em 6°, numa corrida de poucas ultrapassagens entre os 8 primeiros, mas Felipe Drugovich fez novamente uma grande corrida de recuperação, avançando até o 13° lugar, mas ainda sem conseguir uma posição que lhe desse pontos. Na metade final da corrida a entrada do safety car devido a um acidente agrupou os pilotos, aproximando Piquet do 5° colocado, mas não houve uma chance real de ganhar a posição.

 

Na corrida do domingo, largando na terceira posição graças ao grid invertido entre os 8 primeiros, Depois de uma largada segura, Pedro Piquet vinha na briga por uma posição no pódio quando foi tocado e jogado para fora da pista na entrada da reta dos boxes ainda na 3ª volta. Este toque tirou do brasileiro qualquer chance de conseguir marcar algum ponto.

 

 Depois do sexto lugar no sábado, quando brigava pelo pódio um toque tirou Piquet da pista e suas chances de pontuar.

 

Felipe Drugovich teve que lutar muito para ganhar algum terreno nas curvas rápidas do traçado de Silverstone. Depois de 20 voltas o brasileiro cruzou a linha de chegada em 10° lugar, mostrando mais uma vez que se tivesse em uma equipe melhor estruturada poderia conseguir resultados bem melhores.

 

O campeonato tem Robert Shwartzman na liderança, com 114 pontos, seguido de Jean Daruvala com 102, Juri Vips 92, Marcus Armstrong e Pedro Piquet fechando o top 5 com 43 pontos. Felipe Drugovich continua sem pontos. A próxima etapa será na Hungria, no início de agosto.

 

A Fórmula 2 acompanhou o circo da Fórmula 1 em direção a Silverstone, um circuito de alta velocidade e de prometidas grandes emoções. Sergio Sette Câmara partiu em busca de reduzir a diferença na pontuação rumo ao seus objetivos, de conquistar mais vitórias, fazer os pontos necessários pela super licença e tentar o título na temporada. Um bom passo foi dado no treino classificatório, onde conquistou a 3ª posição no grid, à frente de seu companheiro de equipe e do líder do campeonato.

 

 Nas curvas velozes e grandes retas de Silverstone, Sérgio Sette Câmara fez uma ótima corrida no sábado.

 

Na corrida, a maior ameaça para todos os pilotos era a chuva, com o céu bem nublado e como se viu durante a corrida com pingos nas telas das câmeras dos carros. Mais uma vez o brasileiro largou bem, parece que espantando as más largadas. Contudo, uma esparramada numa curva ainda no início da prova o fez perder a 3ª posição para Nicholas Latifi. A chuva pesada não veio, Sérgio ainda tentou ganhar o 3° lugar do chinês Zhou, mas não conseguiu e apostou com sucesso em fazer a volta mais rápida da corrida.

 

Na corrida do domingo, com grid invertido, Sette Câmara largou na 5ٖª posição por conta da inversão do grid poderia ter sido uma grande vantagem. O brasileiro largou bem, mas na terceira curva tomou um “chega pra lá” do seu companheiro de equipe, Nicholas Latifi, indo para a área de escape asfaltada e coindo para 17° lugar. Ele ainda recuperou 2 posições antes do acionamento do safety car e continuou avançando depois da bandeira verde.

 

 Em uma daquelas estupidez de primeira volta, Sette Câmara caiu para o fundo do grid e não conseguiu voltar para a zona de pontos.

 

Com a volta da ação, o mineirinho foi pra cima, buscando escalar o pelotão mas “empacou” na P12, atrás da de Manuel Correa. Tentando de tudo, acabou tocando o carro do americano, quebrando o bico e sendo forçado a uma parada para trocá-lo. Uma corrida para esquecer. Apesar de ter feito no final a segunda melhor volta, Sette Câmara terminou em 17°.

 

O campeonato só retorna na Hungria, em agosto, e ainda tem na liderança o holandês Nick De Vries com 170 pontos, seguido de Nicholas Latifi com 139, Luca Ghiotto, 122, Sérgio Sette Câmara 121 e Jack Aitken fecha o top 5 com 113 pontos. A próxima etapa será em Hungaroring, no início de agosto.

 

Nos EUA, a Fórmula Indy foi correr nas ruas da bela Toronto e o circo das categorias do “Road to Indy” com os brasileiros participando na USF 2000 e na Indy Lights. Na categoria de entrada, novamente os brasileiros Eduardo Barrichello e Bruna Tomaselli teriam seus desafios para subir na classificação do campeonato.

 

 Em Toronto, Bruna Tomaselli continuou incomodando os "meninos" da USF 2000, deixando muitos deles para trás.

 

Na classificação da corrida 1, Bruna Tomaselli teve uma performance muito consistente, conquistando a 7ª posição. Eduardo Barrichello ficou a apenas 1 décimo de Bruna, conseguindo o 9° melhor tempo. Na corrida do sábado, a primeira da rodada dupla, os brasileiros não conseguiram manter a boa performance dos treinos, com Bruna Tomaselli terminando em 11° lugar e Eduardo Barrichello foi apenas o 15° colocado.

 

A performance ficou bem aquém do que ambos esperavam, mas ainda havia a corrida do domingo. Na classificação para a corrida 2, Eduardo Barrichello fez um ótimo treino, conseguindo o 6° melhor tempo. Já Bruna Tomaselli não foi nada bem, ficando com a 16ª e penúltima posição. Na corrida, os resultados foram opostos. Bruna Tomaselli fez uma corrida soberba, escalando o pelotão e terminando em 7° Lugar. Eduardo Barrichello teve uma corrida complicada, com toques, problemas no carro e abandonou na 5ª volta.

 

 Eduardo Barrichello vem lutando muito para melhorar seu desempenho na categoria de acesso à F. Indy.

 

No final do mês nossos jovens pilotos foram para Mid Ohio e as categorias do Road to Indy foram para pista em mais uma Rodada dupla e nossos pilotos, Bruna Tomaselli e Eduardo Barrichello. A categoria está com um grid menor do que o do ano passado e nesta corrida perdeu mais competidores, tendo agora 17 carros.

 

Na qualificação para a corrida do sábado, Bruna Tomaselli fez uma excelente 4ª posição, a sua melhor posição de largada na categoria. Eduardo Barrichello não conseguiu ir tão bem, ficando com o 12° tempo. Na Corrida, Bruna perdeu uma posição, mas o 5° lugar foi um grande resultado. Eduardo Barrichello não fez uma grande corrida, terminando na 14ª posição.

 

 Em Mid Ohio, Bruna conquistou um belo P5 na corrida 1 e fez uma corrida de recuperação na corrida 2.

 

Na classificação da corrida 2 as coisas não foram nada bem para Bruna Tomaselli, que nem de longe conseguiu repetir o desempenho da qualificação anterior, ficando apenas com a 14ª posição. Eduardo Barrichello conseguiu progressos e conquistou o 9° tempo. Na corrida, Bruna fez uma boa recuperação, mas pagou caro pela má qualificação, terminando em 10° lugar, logo à frente de Eduardo Barrichello.

 

O campeonato tem Branden Eves com 260 pontos na liderança, seguido por Hunter McElrea com 251, Darren Kaene 207, Colin Kaminsky 199 e Christian Rasmunssen fechando o top 5 com 198. Bruna Tomaselli é a 8ª com 131 pontos e Eduardo Barrichello o 14° com 93. A USF 2000 volta em agosto em Portland.

 

A F4 norte americana voltou as atividades no Virginia International Raceway, com mais uma rodada tripla e a participação de 3 brasileiros, Kiko Porto, Arthur Leist e Guilherme Peixoto.

 

 Arthur Leist vem se recuperando de um mal início de campeonato e tem conquistado vitórias na F4 americana.

 

No treino para a corrida 1, Arthur Leist mostrou que os brasileiros não vieram para dar moleza aos demais competidores e cravou a pole position. Guilherme Peixoto, que está fazendo a estreia este ano, ficou com o 4° tempo e Kiko Porto, vice líder da temporada foi o 7°

 

Mas como treino é treino e corrida é corrida, após os 30 minutos + 1 volta como costumam ser as corridas da categoria FIA, Kiko Porto mostrou que continua um forte candidato ao título, fazendo uma corrida arrojada e subindo ao pódio com o 3° lugar, uma posição à frente de Arthur Leist. Guilherme Peixoto não conseguiu manter a eficiência dos treinos, mas ainda assim terminou na 9ª posição.

 

 Kiko Porto continua na perseguição do líder do campeonato, mas zerou em uma das provas e isso foi ruim para a disputa.

 

A qualificação para a segunda corrida na F4 americana é feita com as voltas mais rápidas de cada piloto na corrida anterior. Com isso, Arthur Leist largou na primeira fila, com a 2ª posição. Kiko Porto, que foi mais constante do que rápido na corrida anterior, largou em 8° e Guilherme Peixoto teria que batalhar muito para sair da 12ª posição.

 

Na corrida, realizada na manhã do domingo, tivemos Brasil de novo no pódio... e no lugar mais alto, com Arthur Leist, que fez uma corrida impecável, controlando os adversários para vencer. Largar mais atrás custou caro para Kiko Porto e Guilherme Peixoto fizeram excelentes corridas de recuperação, chegando respectivamente em 4° e 5° lugares, posições que poderiam ser melhores.

 

 Guilherme Peixoto, em seu ano de estreia, vem fazendo corridas cada vez mais consistentes na categoria amaricana.

 

A corrida 3, na tarde do domingo, seguiu o mesmo critério de definição do grid, com os melhores tempos de volta da corrida 2. Com isso, tivemos novamente Arthur Leist como Pole Position e, desta vez, Kiko Porto não deixou barato e ficou com a 3ª posição. Quem ficou mais para trás foi Guilherme Peixoto, que largaria em 9°.

 

 Arthur Leist foi para o alto do pódio em uma das corridas no Virginia International Raceway.

 

Na corrida, Arthur Leist foi para o pódio mais uma vez com a 3ª posição, mas os demais brasileiros não conseguiram repetir seus resultados. Guilherme Peixoto foi o 8° e em uma corrida complicada, Kiko Porto zerou na prova com o 12° lugar. Agora o campeonato tem Joshua Car na liderança com 174 pontos, seguido por Kiko Porto com 134, Arthur leist 116, Christian Brooks 94 e José Blanco fechando o top 5 com 92 pontos. Guilherme Peixoto é o 8° com 37 e em agosto teremos Mid Ohio.

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos 
Last Updated ( Wednesday, 31 July 2019 20:40 )