Indy 500: Segurança em primeiro lugar! Print
Written by Administrator   
Tuesday, 19 May 2015 15:11

Olá amigos, tudo bem?

 

Depois de toda a tensão que a gente viveu na semana de preparação para o Qualifying e as mudanças determinadas pela IndyCar, a categoria conseguiu cumprir a classificação no domingo passado, sem incidentes. Uma pena que, já na segunda, um acidente muito forte com o James Hinchcliffe levou o canadense para o hospital e, infelizmente, ele estará fora da corrida. Mas a boa notícia é que se recuperará e logo estará com a gente novamente.

 

Como vocês se recordam, o meu acidente e o do Josef Newgarden deixaram todos nós com a “orelha em pé”, mas foi o do Ed Carpenter, na manhã de sábado, a “gota d’água” para que mudanças acontecessem. Os fabricantes dos kits aerodinâmicos disponibilizaram para as equipes uma versão de corrida e outra de classificação. Além disso, houve um ganho de potência da ordem de 40cv, tudo isso previsto pelo regulamento.

 

Esse pacote permitiu que fôssemos realmente muito rápidos. No mesmo treino que o Carpenter bateu, eu fui o mais rápido com 375 km/h de média. Isso representou a volta mais rápida em Indianápolis neste século 21 e a mais rápida dos últimos 19 anos. Isso também ajudou a direção de prova a decidir pelas mudanças.

 

O que chamou a atenção de todos não foram os acidentes propriamente ditos, pois num oval como Indianápolis eles podem acontecer. O diferente na história toda foi a reação dos carros. Nos três casos eles decolaram e capotaram. Foi por isso que a IndyCar limitou o uso de apenas um único kit para classificação e corrida, além de tirar essa potência extra. Houve, sim, uma perda de velocidade média, qualquer coisa em torno de 13 km/h, mas eu apoio 100% as medidas porque tem a ver com segurança, que é a grande prioridade da categoria.

 

No caso do James a situação foi diferente. Aparentemente houve uma quebra mecânica e ele bateu forte no muro. Suas pernas foram atingidas por pedaços do carro e foi preciso uma cirurgia de emergência.

 

Para uma corrida tão longa como a de Indianápolis, largar em 5º não está nada mal e o ponto positivo foi o equilíbrio demonstrado pelo Shell V-Power Nitro+ Team Penske Chevrolet #3. Minhas voltas foram praticamente idênticas. Eu tenho certeza que a equipe Penske vem forte para a corrida. Conseguimos colocar três carros nas duas primeiras filas e isso é uma amostra do que a gente pode fazer.

 

Na segunda-feira fizemos o nosso penúltimo treino livre e depois iniciamos uma série de ações para promover a corrida. Nossa última atividade de pista antes da corrida será na sexta, 22, com o Carb Day e a tradicional competição de pit stop. Em meio a isso tudo são várias as atividades promocionais. No sábado teremos a Indy Parade, pelo centro de Indianápolis e, no domingo, a partir das 13h00 (BRA), a 99ª edição da Indy 500.

 

Forte abraço e espero estar aqui na semana que vem com boas notícias sobre a corrida. Vamos que vamos!​

 

Helio Castroneves

 

Fale com Helio Castroneves...

Estou aqui ao inteiro dispor dos leitores do NOBRES DO GRID para responder as perguntas que desejarem. Basta enviar um e-mail para This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Acelerando com Helio Castroneves

 

Estatísticas...

Ao longo das minhas 300 corridas, corri no Brasil sete vezes, três no Rio de Janeiro e as demais em São Paulo. Meus resultados não foram os esperados, confesso, mas espero poder voltar a correr no Brasil em breve. Até aqui, as marcas são essas:

1998 (RJ): Largada 11º, Resultado 23º

1999 (RJ): Largada 11º; Resultado Final 25º

2000 (RJ): Largada 7º; Resultado Final 24º

2010 (SP): Largada 9º; Resultado Final 9º

2011 (SP): Largada 7º; Resultado Final 21º

2012 (SP): Largada 18º; Resultado Final 4º

2013 (SP): Largada 18º; Resultado Final 13º

 

Foto da semana...

 

A Indy 500 é uma corrida especial e o foco é total... Helio e Roger Penske (Fotos Américo Teixeira Jr.).

 

O website NOBRES DO GRID integra o grupo de veículos de comunicação, em língua portuguesa, que publica semanalmente a coluna do piloto de Fórmula Indy Helio Castroneves, sob licença da Castroneves Racing, Miami, USA. Todos os direitos reservados.

Contatos:  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it


Last Updated ( Tuesday, 19 May 2015 17:45 )