Acelerar antes do Natal / Mais gente chegando e o congestionamento na pista Print
Written by Administrator   
Thursday, 02 December 2021 20:23

Amigos, tudo bem?

 

Depois de dias maravilhosos em Ribeirão Preto, já estou de volta aos Estados Unidos. Foi uma estada muito rápida, de apenas oito dias, mas muito legal. Fazia tempo que não visitava a cidade e estava morrendo de saudades dos meus pais. Por causa da pandemia, eles deixaram de viajar constantemente aos Estados Unidos e sinto muita falta do seu Helio e da Dona Sandra. Pelo menos, deu para matar um pouco da saudade.

 

Apesar de a minha agenda ter sido basicamente familiar, tive o grande prazer de participar de um evento da Lide Ribeirão Preto. Muitos itens do meu acervo foram expostos e eu tive a oportunidade de falar um pouco de minha carreira para um grupo de grandes empresários, que muito fazem pela cidade e região. Foi muito legal e agradeço demais pelo carinho de todos.

 

Agora, estou totalmente voltado para as questões de pista, pelo menos até o Natal. Na segunda-feira, dia 6, vou para Sebring. Será o primeiro teste do Simon Pagenaud no carro da Meyer Shank Racing. Além de rever meu querido amigo e novo companheiro de equipe, é o início do trabalho na IndyCar 2021. É certo que o Simon se acostumará rapidamente com a nova estrutura e já vamos testar algumas coisas importantes.

 

 

Depois disso, nos dias 7 e 8, ou seja, terça e quarta, mudarei de pista e de carro. Será a hora de virar a chavinha da IndyCar para IMSA e passaremos dois dias em Daytona treinando com o Acura ARX-05 da MSR. Como vocês sabem, minha primeira corrida em janeiro será a Rolex 24 at Daytona e precisamos deixar tudo tinindo para lutar pela vitória. 

 

São dois dias para aproveitar bastante, pois a gente desenvolveu algumas coisas depois da prova de Petit Le Mans e agora é hora de verificar se está tudo em ordem. Essa, sem dúvida, será a primeira coisa que faremos na pista. Depois disso, dedicação total para o acerto do carro. 

 

A pior coisa que existe é chegar no mês de janeiro sem tudo definido. O raciocínio é mais ou menos esse. Se a corrida fosse em 1º de janeiro, já estaria tudo pronto no final do dia 8. Isso significa que o Roar e os treinos oficiais serão dedicados ao acerto fino, aqueles detalhes que, mesmo numa prova de 24 horas, podem fazer – e fazem! – enorme diferença.

 

Fechada essa programação, saio correndo de Daytona e para Indianapolis. Lá, na capital mundial do automobilismo, cumprirei no dia 9 de dezembro uma agenda intensa, mas muito legal. Tão legal que dedicarei toda a coluna da semana que vem para falar disso.

 

Forte abraço a todos, cuidem-se, protejam-se desse tal de ômicron e vamos que vamos!

 

Helio Castroneves

 

Reprodução autorizada da coluna de Helio Castroneves, originalmente publicada no site www.lance.com.br

 

 

Olá Amigos,

 

A Silly Season está realmente animada este ano como há muito tempo não estava acontecendo e por incrível que parece, esta “animação” toda está criando problemas para a administração da IndyCar Series, que precisou fazer algumas alterações no modelo de classificação para a próxima temporada e, com mais carros – e equipes – chegando, os fãs só tem a comemorar.

 

Não apenas os fãs, mas também – e principalmente – as fãs. Beth Paretta não está pronta para anunciar seus planos para 2022, mas ela está chegando perto o suficiente em uma série de frentes para garantir uma atualização sobre o retorno antecipado da Paretta Autosport às 500 milhas de Indianápolis. E não só isso: seus planos são os de constituir uma equipe para disputar temporadas completas e em breve.

 

 

Uma favorita dos fãs instantâneos, a história de Paretta Autosport teve o maior alcance de todas as 33 entradas com recursos nas redes de televisão e nos maiores jornais, revistas e sites nacionais nos dias que antecederam e que aconteceu a Indy500 de 2021. Reagrupar a equipe e manter o máximo de continuidade até 2022 é sua meta e, até o momento, avanços consideráveis ​​foram feitos.

 

Na Indy500 deste ano a Paretta Autosport usou um chassi Dallara DW12 alugado da Juncos Hollinger Racing e um motor fornecido pela Chevrolet, o Paretta Autosport operou como “o 5° carro da Equipe Penske”. Como a Penske está entrando em um projeto com a Porsche, para 2022 Beth terá que encontrar um novo parceiro e conta com todo o apoio do Capitão neste projeto. Uma decisão importante já foi tomada para os planos da IndyCar para 2022 da Paretta Autosport: o retorno de De Silvestro para a Indy500, mas o objetivo de fazer temporadas completas e ter uma equipe para uma temporada completa.

 

 

Se observarmos os exemplos recentes, a McLaren começou como uma equipe satélite da Schmidt & Peterson. A Mike Shank veio para o grid com o suporte da Andretti. Essa é realmente uma maneira inteligente de dar os primeiros passos para se encontrar o caminho do sucesso sem bater no muro.

 

Quem também está tentando “fugir de bater no muro” é Jay Frye. Com o aumento de carros no grid a IndyCar Series a categoria pode adotar um sistema semelhante ao utilizado na Fórmula 1, pás com as particularidades da categoria local. Ao invés de um sistema de qualificação onde todos os carros vão para a pista ao mesmo tempo e os mais lentos vão sendo eliminados, a IndyCar Series divide seus inscritos em grupos e os mais rápidos vão para a uma sessão extra definir as primeiras posições. Até 2021 eram 6, para 2022 devem ser 9, depois de três grupos de competidores irem para a pista e os três mais rápidos de cada grupo disputariam as 9 primeiras posições.

 

 

A decisão ainda não está tomada, uma vez que passa pela aprovação das equipes, mas esta deve ser adotada por uma questão de bom senso. Acho muito improvável que os donos das equipes queiram manter um modelo que funcionava com 10 ou 11 carros e agora teria que funcionar com 14 ou mais, especialmente nas corridas de rua onde as voltas tem menos de 3000 metros.

 

Vamos acelerar!

 

Sam Briggs

Fotos: site IndyCar Media

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

 

    
Last Updated ( Thursday, 02 December 2021 20:37 )