Barber: uma prova que está no meu coração / Maio Mágico no IMS Print
Written by Administrator   
Wednesday, 27 April 2022 19:24

Oi amigos, tudo bem?

 

Já estou aqui em Birmingham, no estado do Alabama, onde acontece neste final de semana, no Barber Motorsports Park, o Honda Indy Grand Prix of Alabama. Válido pela quarta etapa do NTT IndyCar Series, terá 90 voltas pelos 3.700 metros deste belíssimo circuito misto permanente. A largada está marcada para 14:00, no horário oficial de Brasília, e os fãs no Brasil poderão ver tudo ao vivo em sinal aberto pela TV Cultura e nos canais ESPN/Star+, por assinatura.

 

Tenho excelentes lembranças de minhas participações na pista de Barber, onde corri de Fórmula Indy entre 2010 e 2017. Nessas oito participações, venci uma, fui ao pódio duas outras vezes em 3º lugar e, de quebra, faturei duas poles.

 

A vitória, em especial, foi muito marcante. Naquele 11 de abril de 2010 aconteceu a primeira prova da Indy em Barber.e pude conquistar minha vitória de número 23 (de lá para cá, venci mais oito vezes e tenho 31 vitórias até aqui). Mas o mais legal foi ter subido ao pódio com minha filha Mikaella, que tinha apenas três meses e meio, mas já estava comigo nas pistas. Foi uma emoção inesquecível. E quando ganhei em Indianapolis, a Mikaella também estava comigo na comemoração, só que com 11 anos naquele 30 de maio de 2021. O tempo passa!

 

A programação terá início na sexta-feira, 29, com um treino de uma hora a partir das 17:00. No sábado, logo após o segundo treino de uma hora, vamos para o Qualifying, que vai das 14:00 até 15:15. Ainda no sábado, vamos acelerar no último treino. No domingão, vamos com tudo para a corrida.

 

 

E por falar em corrida, muita gente me perguntou sobre o carro acidentado no Open Test de Indianapolis, principalmente depois que revelei ser exatamente o da vitória na Indy 500 do ano passado. Minha cara de preocupação na hora, deixou muita gente curiosa. 

 

Realmente, fiquei. Tanto que apoiei a ideia da Meyer Shank Racing de levar meu carro para a fábrica imediatamente. Mas a grande notícia é que não houve qualquer dano estrutural, não perdemos os avanços que havíamos conseguido. É verdade que, na aparência, o carro ficou um bagaço, mas aquilo que quebrou se resolve fácil, com troca simples de componentes. Isso significa que chegaremos a Indianapolis com força máxima.

 

Muito obrigado pela atenção e carinho de todos. Forte abraço e até semana que vem, quando espero voltar para comemorar com vocês outro grande resultado no Barber Motorsports Park. Até lá!

 

Helio Castroneves

 

Reprodução autorizada da coluna de Helio Castroneves, originalmente publicada no site www.lance.com.br

 

 

Olá Amigos,

 

O mês mais importante do calendário está chegando e meu nível de excitação está com toda a pressão possível no turbo do meu cérebro. Ok, neste final de semana teremos a etapa de Barber, no Alabama, uma corrida que requer técnica, velocidade, estratégia, mas não se enganem: corações e mentes já estão com pelo menos um pneu no Indianápolis Motor Speedway para as corridas que vão acontecer na catedral da velocidade.

 

Além da 106ª edição da Indy500, ainda teremos no dia 15 a corrida no circuito misto. Lembro do meu pai falando sobre o que era o mês de maio antigamente, onde a categoria passava um mês inteiro treinando para a corrida do último domingo. Este tempo foi reduzido a metade há algum tempo, desde que passamos a ter a corrida no circuito misto e este ano, teremos mais uma mudança: o “fast 9” este anos será “fast 12”!

 

Nas últimas edições da qualificação da Indy500 tiveram um processo de qualificação onde os nove pilotos mais rápidos no sábado se classificavam para uma sessão especial no domingo, onde esses nove repetiam o mesmo processo – de quatro voltas lançadas – para a definição do pole position e das demais 8 posições. O grupo foi expandido para incluir mais uma fila, fechando os 12 mais rápidos no sábado.

 

 

Em 2021, os pilotos que preencheram as posições 10 a 30 durante a sessão de qualificação de sábado também não participaram de nenhuma tentativa de tomada de média de velocidade adicional (na Indy500 o critério da classificação é a média de velocidade e não o tempo cronometrado) no domingo para tentar melhorar suas posições. Esse processo permanece inalterado, com a única mudança sendo uma mudança de que, ao invés das posições de 10 a 30 esse grupo passa a se das posições de 13-30. A programação já está definida, com uma sessão de treinos de 90 minutos para todos os pilotos está programada das 09:00h às 10:30 do sábado, 21 de maio, seguida de qualificação aberta das 12:00h às 17:50 horas, horário da costa leste.

 

Outra mudança foi a transferência, a sessão LCQ – Last Chance Qualifying – também está em vigor para ser usada se mais de 33 inscrições forem preenchidas. Se 34 ou mais carros tentarem se classificar, os pilotos que estiverem fora dos 30 primeiros no sábado farão uma sessão especial no domingo para preencher a última fila e superar aqueles que não conseguirem quebrar as posições 31-33. Como não há expectativas para mais de 33 inscrições, é improvável que a sessão de LCQ seja realizada e, nesse cenário, a sessão de qualificação de sábado ficaria nas posições 13-33 e essas inscrições seriam feitas pelo resto do fim de semana.

 

 

Caso se confirme a não necessidade de uma sessão específica para a LCQ, as duas horas de treino designadas para esta seção não serão utilizados no domingo. O Fast 12 terá uma sessão de treinos de 90 minutos das 12:30 às 14:00 horas. Outra novidade é a criação do fast 6. Os 12 mais rápidos irão para a pista às 16:00 horas e, definidos os 6 mais rápidos, estes farão a corrida para a pole position com o Fast 6 a partir das 17:10, sempre no horário da costa leste.

 

De acordo com os promotores da corrida, os seis mais lentos preencherão as posições iniciais de sete a 12 de acordo com o tempo registrado. No Firestone Fast Six, cada participante tem novamente garantida uma tentativa e se qualificará na ordem inversa com base em seus 12 melhores resultados de qualificação. O mais rápido vence a pole position, que inclui um prêmio de 100 mil dólares, com os cinco pilotos restantes preenchendo o restante das duas primeiras filas.

 

A IndyCar continuará a usar seu sistema de pista lenta / pista rápida no pit lane no sábado, e para aqueles que participarem das atividades de qualificação de domingo, serão oferecidos pontos no campeonato.

 

Vamos acelerar!

 

Sam Briggs

Fotos: site IndyCar Media

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

 

    
Last Updated ( Thursday, 28 April 2022 15:50 )