A surpreendente saída de Felipe Giaffone da Volks Print
Written by Administrator   
Monday, 21 January 2019 22:14

Nas duas temporadas completas que trabalhei na extinta Fórmula Truck, Felipe Giaffone era um dos protagonistas. Isso sempre foi pilotando caminhões aqui no Brasil e na semana passada ele surpreendeu ao deixar o seu Volkswagen e, provavelmente, passar a guiar um Iveco. Em 2015, logo no começo do ano, liguei para ele para perguntar se continuaria a correr na RM Competições, a equipe que pertence a Renato Martins, aquele bicampeão que era ex e voltou a ser piloto com a criação da Copa Truck, a categoria de caminhões que ocupou o lugar da extinta F. Truck.

 

Enquanto falávamos me enganei e perguntei se ele guiaria o MAN, já que a equipe também tinha essa marca. Na hora Felipe me cortou e perguntou se o Renato disse que ele faria isso, pois iria ligar para ele. Retruquei e disse que tinha me enganado e queria dizer do Volkswagen Constellation. Ele se acalmou e voltamos a falar sobre a temporada que teria Leandro Totti, seu companheiro de equipe, como campeão. Se naquele momento e em outros anos ele e Renato se acertaram, desta vez parece que não rolou acordo. Os motivos dificilmente saberemos. Dinheiro pode ser um forte candidato.

 

Com isso, a Volks perde o melhor piloto da história dos caminhões. Sem entrar em explicações técnicas, o que se pode avaliar nessas horas de definir quem é o melhor são os títulos. Felipe tem cinco e Wellington Cirino quatro. Com o do ano passado, Roberval Andrade passou a ter três. Esse é o critério que uso para minha análise sobre o melhor da Fórmula 1 de todos os tempos: Michael Schumacher, dono de sete conquistas. Números, pelo menos os desse tipo, não mentem.

 

 Depois de conquistar 5 títulos com os caminhões pela RM Competições, Felipe Giaffone vai mudar de ares em 2019.

 

Bem como tudo indica que Giaffone vai mesmo passar a guiar um Iveco e isso costuma levar tempo para o piloto vestir o caminhão, ainda mais da forma que ele fazia com os Constellation, fica complicado colocá-lo como um dos favoritos ao título desta temporada cujo calendário permanece secreto. Existe um chamado pré-calendário que circula há algum tempo e é composto por nove etapas: Goiânia, Campo Grande, Londrina, Curvelo, Santa Cruz do Sul, Rivera (Uruguai), Tarumã, Curitiba (difícil demais isso acontecer) e encerramento em Interlagos em dezembro.

 

No entanto, como brinca um amigo, pré-calendário é igual mulher meio-grávida, pessoa semimorta e coisas desse tipo, que nada definem. A Copa Truck precisa facilitar a vida dos donos de equipes e dos pilotos e das pessoas que trabalham na categoria, ou simplesmente dos fãs que acompanham as corridas, e divulgar oficialmente as datas e locais de suas provas em 2019. Sem nenhum tipo de comparação, pois são situações administrativas totalmente diferentes, mas foi assim que tudo começou na Fórmula Truck.



Fica no ar a pergunta: será que alguém vai trazer Paulo Salustiano de volta ao cockpit dos brutos? Quem sabe de outro Iveco? Quem sabe, né? Afinal ele é bem melhor do que vários do grid. Mas...

 

Milton Alves