Tarumã e Curitiba! Sério mesmo? Print
Written by Administrator   
Monday, 18 February 2019 21:20

Tenho poupado os nossos leitores de ser repetitivo em assuntos que já deveriam estar resolvidos, mas é difícil, praticamente impossível, deixar de lado a batida e rebatida questão dos calendários de duas das principais categorias do Brasil. Se por um lado a Stock Car já divulgou algo denominado pré-calendário, a Truck ainda nem se dignou a soltar nada. Lamentável ver essa situação no automobilismo nacional, que, a exemplo de vários segmentos econômicos do Brasil, enfrenta dificuldades.

 

Tenho comentado esse assunto de forma enfadonha desde o final do ano passado, quando já deveriam estar definidas todas as praças e datas onde eles correrão, mas até agora (escrevo no dia 18 de fevereiro), nada... A Stock aproveitou a entressafra e definiu, como já era esperado, Interlagos como o local da Corrida do Milhão. E também aproveitou para retirar Tarumã como prova de abertura para confirmar o Velopark. Tarumã, onde tudo começou há 40 anos, seria uma escolha mais do que acertada. No entanto, a pista, segundo pilotos e organizadores, ainda carece de melhorias e nada foi feito, como me haviam dito amigos gaúchos.

 

Mas, para o bem da história, eles não deixaram de lado Tarumã e mantiveram a expectativa de reformas para voltarem ao chamado Berço da Stock Car, onde no dia 22 de abril de 1979 aconteceu a primeira prova da categoria, vencida por Affonso Giaffone, para facilitar a identificação dos mais novos, irmão de Zeca Giaffone. Tarumã foi transferida para o dia 10 de novembro, a penúltima prova da temporada. Sinceramente, acredito que terão de repetir uma das cidades, pois pelo que me contam, nada tende a ser mudado na pista gaúcha. Vamos esperar para ver como farão também com a prova marcada para 15 de setembro no canibalizado Autódromo de Curitiba.

 

 Tarumã troucou de data com o Velopark no calendário de 2019... será que teremos a etapa no berço da Stock Car?

 

Enquanto, aos trancos e solavancos, a Stock ainda tenta resolver um buraco aqui, outro ali, a Copa Truck se finge de morta e não possui um calendário oficial. Existe aquele extraoficial, que significa absolutamente nada. Conheço uma pessoa de larga influência no automobilismo nacional que diz que enquanto a divulgação oficial não for feita, nada vale. E o dirigente tem total razão. Até agora a Copa Truck não tem calendário.

 

Quem tem uma empresa, seja grande ou pequena, uma microempresa, ou algo nessa linha, e não se planeja está fadado a enfrentar sérios problemas. Todos sabem disso. Como as equipes da Truck poderão se preparar para a temporada de 2019, e já estamos na metade do segundo mês do ano, sem saber quando e aonde acontecerá, pelo menos, a primeira corrida. Os donos das escuderias têm alguma ideia devido ao famigerado pré-calendário? Provavelmente sim. Mas e se na hora tudo mudar devido a problemas nas pistas e tal?

 

Será que teremos, novamente, inserido no calendário a pista de Curitiba? Ano passado os organizadores tiveram muito trabalho para colocar a pista em mínimas condições de uso. Aprenderam a lição ou repetirão o erro? O público paranaense gosta de automobilismo, como mostra o número de torcedores divulgado como oficial, mas com o descaso e a retirada de muitas outras peças e partes do autódromo, como estará agora Curitiba?

 

 Como se dará ao longo do ano as tratativas para que realmente aconteça a etapa curitibana este ano?

 

Tem muita gente que reclama da falta de atuação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), e concordo com muito do que se diz por aí, mas essa culpa da não divulgação do calendário e das escolhas problemáticas de pistas sem condições não podem ser creditadas totalmente à instituição. Certo que ela libera os autódromos para corridas, mas se pilotos e equipes as consideram sem condições de segurança, o que resta a fazer é não correr neste locais e pronto.

 

Tomara, até esta coluna ser publicada os organizadores, especialmente da Copa Truck, tenham divulgado um calendário para que pilotos, equipes e, principalmente o público, possam se programar para ver os pegas entre os brutos que tiverem muitas mudanças nos cockpits. Saibam que tem muita gente que para ver as corridas de perto compra, de forma antecipada, passagem de avião e reserva hoteis. Esses são torcedores fanáticos e que também merecem respeito.

 

Milton Alves 
Last Updated ( Wednesday, 20 February 2019 09:02 )