O VAR ataca até no automobilismo! Print
Written by Administrator   
Monday, 20 May 2019 20:40

O moderno VAR, sigla em inglês para Video Assistant Referee, numa tradução livre uma espécie de ajudante de vídeo dos árbitros, tem deixado, ao mesmo tempo, muita gente feliz e triste no futebol, pois tem mostrado o que os olhos dos bandeirinhas e dos juízes não conseguem enxergar devido à velocidade do jogo ou posicionamento inadequado. Pois bem, no automobilismo uma espécie de VAR decidiu vitórias em duas das três últimas corridas da Stock Car. No Velo Città, tirou a vitória de Ricardo Zonta devido a um problema nos freios e deu a Rubens Barrichello. Agora, em Goiânia, foi a vez de Thiago Camilo perder o primeiro lugar por ter queimado a largada. Se no primeiro o VAR não foi necessário, pois os comissários técnicos fizeram a vistoria e constataram o que consideraram irregularidade, no segundo caso a ajuda da tecnologia foi essencial, pois a queima de largada de Thiago, que fez a terceira pole na temporada e venceu de ponta a ponta, foi muito difícil de ver a olho nu.

 

Uma pena, pois Camilo fez uma excelente corrida, manteve segura distância do segundo colocado, Zonta, que depois de perder uma vitória conquistada na pista, viu outra cair no seu colo. Agora o campeonato é liderado por Daniel Serra que, mesmo sem ter vencido em Goiânia, reassumiu a ponta que havia perdido com a mudança do resultado no Velo Città. O bicampeão Serrinha tem 106 pontos contra 105 de Rubens Barrichello, ganhador da segunda corrida na capital de Goiás, e que antes das modificações liderava. Camilo, que era terceiro, perdeu o lugar para Ricardo Maurício (78) e caiu para quarto com 67 pontos. Tem muita coisa ainda pela frente e, se mantiver essa boa sequência de resultados Thiago tem tudo para brigar pelo sonhado título até o final da temporada.

 

Um ponto merece ser destacado: a diferença mínima entre os carros da categoria. Na briga pela pole position de verdade, pois a primeira posição na segunda corrida é herdada pelo décimo lugar na prova de abertura, os três primeiros foram separados por menos de um décimo de segundo. Thiago fez 1min24s199, Daniel marcou 1min24s219 (0s020 atrás) e Zonta 1min24s293, ou seja, 0s094 mais lento. Impressionante que entre os melhores nas tomadas de tempo 24 pilotos fizeram a volta com menos de um segundo de diferença do pole, como mostram os dados da cronometragem oficial.

 

 Thiago Camilo foi punido em 20s por queima de largada, horas depois da corrida, após análise das imagens. Foto: VICAR

 

Outro destaque desta segunda rodada dupla da Stock Car foi que não aconteceu nenhum acidente. Isso mesmo: nenhum! Algumas normais escapadas da pista que sequer exigiram a entrada do Safety Car. Isso mostra que ou os pilotos estão correndo mais com a cabeça do que com o pé direito, ou que os consertos estão caros para eles e para as equipes e resolveram economizar. Mas foi muito bom ver duas corridas limpas e sem problemas mais graves.

 

O público é que não me agradou. Goiânia sempre foi uma cidade receptiva a corridas de carros e nos últimos tempos não tem levado muita gente à pista. Vou creditar esse fato à crise econômica que vivemos e à urgência de se sobreviver. Vamos combinar que ir a uma corrida e gastar uma boa grana não é item de primeira necessidade.

 

A próxima corrida está marcada para dia 9 de junho em Londrina, outra cidade onde a torcida não comparece em massa. Tomara que eu esteja enganado e muita gente mesmo marque presença no Autódromo Ayrton Senna.

 

Milton Alves