Fórmula Truck tenta ressurgir. Consegue? Print
Written by Administrator   
Monday, 30 September 2019 23:41

Há alguns dias ouvi uma conversa que, confesso, me deixou feliz. Diz a rádio peão que Neusa Navarro, a dona da marca, tenta ressuscitar a Fórmula Truck. Como? Indagarão os que acompanham de perto a dificílima situação financeira da empresa que administra aquela que já foi a maior categoria brasileira em termos de público. Categoria que fez um sucesso sem igual em seus primeiros anos de vida, ou, como garantem os que viram ao vivo (não foi o meu caso), até a morte do fundador, Aurélio Batista Félix, considerado um visionário.

 

Mas vamos aos fatos. Neusa, que tem tentado pagar suas contas sem se defazer de muito patrimônio, teria conseguido um investidor disposto a colocar uma boa grana para fazer ressurgir a Fórmula Truck. Com esse aval financeiro nas mãos, ela manteve contatos com a Rede Record de Televisão em busca de uma tevê aberta para transmitir as corridas da categoria. Aliás, esse é um dos pontos mais frágeis da Copa Truck, a substituta da FTruck no cenário do automobilismo nacional. Apesar do crescimento vertiginoso, proporcionalmente, pouca gente ainda tem acesso aos canais de assinatura, ou a tevê a cabo, o que diminui a audiência. Aliado a isso existe o desinteresse das emissoras, que preferem reprisar sofríveis jogos de futebol a passar ao vivo um classificatório e até mesmo o pódio das provas. Esse é outro assunto.

 

Mas, entendo que o fato mais marcante foi uma reunião de Neusa Navarro com os interessados e da qual também participou Tamas Rohonyi, o todo-poderoso organizador do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. Lembro que essa não foi a primeira vez que os dois conversaram. Antes disso, quabdo a F. Truck ainda respirava, já haviam se reunido. A empolgação de Neusa foi tanta que ela até chegou a manter contatos com donos de equipes de caminhões para saber se topariam voltar a correr com ela. Infelizmente, para o automobilismo nacional, parece que alguma parte desse processo acabou emperrando, não deu certo, e tudo continua como antes. Por que fiquei feliz? Por saber que a Fórmula Truck pode se tornar a Fênix do automobilismo nacional. Tomara que isso aconteça mesmo e que os brutos tenham uma só (quem sabe!) ou até mesmo duas categorias fortes e com muito público nas arquibancadas, o que não tem acontecido.

 

   Um dia a categoria mais popular do país, a Fórmula Truck parece ensaiar um retorno pelas mãos de Neusa Navarro Felix.

 

Aproveitando: uma novidade que acontecerá já na próxima corrida da Copa Truck, domingo, dia 6 de outubro em Cascavel, no Oeste paranaense, serão dois treinos extras, sem cronometragem, principalmente para os novatos, normalmente menos experientes, pegarem um pouco de quilometragem na pista no cockpit dos brutos. Tudo indica que poderão andar os pilotos que estão do décimo lugar para trás na classificação do campeonato. Muito bom para todos.

 

Outra boa informação que foi repassada aos pilotos e equipes numa das reuniões recentes é que o Ibope da Copa Truck está semelhante ao da Stock Car. Boa em termos, pois só comprova minha tese do descaso das tevês a cabo com o automobilismo, já que a audiência da Stock anda como a Chapecoense e o Avaí no Campeonato Brasileiro da Série A.

 

Milton Alves 
Last Updated ( Wednesday, 02 October 2019 16:52 )