Stock Car no Velocitta e One Team para bolsos distintos com HB20 e Porsche Print
Written by Administrator   
Monday, 19 October 2020 21:01

E aê Galera... agora é comigo!

 

A gente tá nessa maratona de maluco com as categorias espremendo seus calendários nos finais de semana – especialmente quando não tem F1 na TV – mas será que tem mesmo que começara a fazer corrida na quinta-feira? Na sexta-feira? Com organização e diálogo a gente pode chegar em soluções melhores.

 

Somando tudo a gente teve 6 corridas da Porsche (3 da GT3 Cup e 3 da Carrera Cup), 2 corridas da Copa HB20, 2 da Stock Light e 2 da Stock Car. 12 corridas para quem gosta de automobilismo se divertir – seja com as disputas, seja com as “rodas na grama” dos narradores e comentaristas – e com a garantia de que termos automobilismo em meio dessa pandemia é um enorme esforço de todos os envolvidos. Isso tem que ser respeitado.

 

Vamos começar falando de Stock Car.

Em 11 corridas a categoria teve 10 vencedores diferentes, o que tem dado uma bela embolada no campeonato. Com a regra dos descartes (os três piores resultados de cada piloto será descartado) deve levar ainda mais pilotos para a disputa da etapa final, em Interlagos, onde teremos pontuação dobrada. Vai ser quase uma final, do tipo da NASCAR, onde quem chegar na frente é o campeão da temporada.

 

Depois de sair na pole position na primeira prova, Julio Campos apostou tudo nessa corrida (tanto que abandonou a segunda). Manteve a liderança mesmo depois das paradas obrigatórias, sempre seguido de perto Casagrande, que terminou em segundo. Allam Khodair fechou o pódio. A segunda prova foi vencida por Diego Nunes na base da estratégia. O piloto paulista do Chevrolet Cruze #70 largou da pole position por conta da regra da inversão do grid com os dez primeiros da primeira prova. Foram duas vitórias de carros da Chevrolet, mas com carros da Toyota entre os 5 primeiros, mostrando que os “puxadinhos” 1 e 2 deram uma equilibrada na disputa.

 

 A Stock Car vem mostrando um grande equilíbrio em 2020. 10 vencedores diferentes em 11 corridas (Foto: VICAR)

 

Com um 2° lugar na primeira corrida e um 7° na segunda, Gabriel Casagrande foi o piloto que mais pontuou no final de semana, fazendo 40 pontos e isso o ajudou a subir bem na pontuação. A liderança do campeonato continua com Cesar Ramos (Corolla), que conseguiu um 4° e um 14º lugares nas provas 1 e na 2, respectivamente, chegando aos 172 pontos. Ricardo Zonta (Corolla) manteve a vice-liderança, com 158 pontos, Em seguida vem Ricardo Maurício (Cruze) com 156, Thiago Camilo (Corolla) com 148 pontos, mesma pontuação do inoxidável Rubens Barrichello (Corolla). Gabriel Casagrande (Cruze) é o sexto colocado, cm 133.

 

Na categoria de acesso, a Stock Light, que não foi para Cascavel naquele forrobodó em que a Stock Car e a Copa Truck correram juntas e que voltou pra pista no Velocitta também ficou evidente o equilíbrio na disputa, com vencedores se alternando e de equipes diferentes. Na primeira corrida, no sábado, Matheus Iorio largou melhor que o pole position, Arthur Leist, deixou a briga pela segunda posição entre Leist, Rimbano rolando e venceu sua quarta corrida na categoria, a primeira vitória do piloto da Crown Racing Junior na temporada 2020.

 

 Apesar do grid pequeno, a qualidade está em alta na Stock Light (Foto: VICAR)

 

No domingo, a vitória foi de Gabriel Lusquiños, fechando a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Light, disputada neste domingo no Autódromo Velocitta. Disputada sob forte calor, a corrida teve Raphael Reis no segundo lugar, seguido por Felipe Baptista e Gabriel Robe. Raphael Reis passou a liderar com 162 pontos, seguido por Matheus Iorio (155), Rafael Martins (133) e Pietro Rimbano (132).

 

O Velocitta também recebeu a categoria “One Team para menos abastados”, a Copa HB20. Raphael Abbate, pela Pro, e Marcus Indio, pela Super, foram os vencedores ca corrida que abriu a programação da quinta etapa da Copa Shell HB20 no Velocitta na tarde do sábado. Campeão geral em 2019, Abbate tomou a ponta do pole Beto Cavaleiro logo na largada e construiu uma vantagem segura para o rival, sem ser incomodado até a bandeirada, quando chegou com 4.5s de vantagem. Cavaleiro, que é dono de equipe e já foi piloto na Stock Car protagonizou uma bela disputa com Bruno Testa e Alberto Cattucci, o quarto. Eletric completou o pódio, com a P5. Uma atenção especial para a separação do grid com os pilotos da Pro largando um pouco mais à frente dos pilotos da Super. Ajuda a evitar acidentes de largada, ainda mais com um grid com mais de 30 carros.

 

Diego Ramos e André Bragantini Brigaram pela vitória em boa parte da corrida 2 da Copa Shell HB20 no Velocitta que aconteceu no domingo. A disputa foi tão pegada que eles foram brigar fora da pista e acabaram ambos punidos por isso. Melhor para Luiz Sena, que conquistou sua primeira vitória na temporada 2020, ele que já havia vencido em Santa Cruz do Sul em 2019. Daniel Nino, em segundo, e Lucas Bornemann, o terceiro, também obtiveram seus melhores resultados na Pro, com o campeão de 2019 Raphael Abbate foi o quarto colocado e Bruno Testa fechou o pódio com a P5.

 

 Com mais de 30 carros no grid, a HB20 faz uma temporada ainda melhor que em 2019 (Foto: reprodução youtube).

 

O campeonato tem um grande equilíbrio, com Diego Ramos na liderança com 95 pontos, contra 94 de Abbate. Edgar Favarin, parceiro de Odair dos santos, é o terceiro com 83, enquanto Sena Jr. subiu para quarto com 75, um ponto à frente de Bragantini.

 

Em Goiânia, a outra categoria “One Team” (essa a do pessoal da grana), a Porsche GT3 Carrera Cup fez mais uma rodada tripla (os pilotos pagam para ter um determinado número de corridas por ano e o promotor da categoria, que é uma pessoa séria, faz a parte dele, entregando aos seus clientes o que eles pagaram), com duas corridas na sexta-feira e quatro corridas no sábado.

 

Depois da chamada mal feita que vi na TV, pra não me aborrecer, decidi assistir a corrida pelo youtube com o sempre bom Luc Monteiro na Narração. O comentarista não é nenhuma Brastemp, mas vai melhor que o Dr. Smith. Como sempre, perdi as corridas da sexta-feira, uma vez que não sou empresário rico e tenho que trabalhar vendendo margarina até o final do dia.

 

Na sexta-feira, tivemos uma situação que ajudou a dar mais emoção na corrida, com uma chuva sendo um adversário a mais. Na GT3, a corrida 1 A largada foi depois de 3 voltas atrás do safety car. A chuva e alguns acidentes que levaram o safety car de volta a pista era um desafio extra para os gentleman drivers. Na última volta, Mauro administrava uma vantagem de 1s5 sobre Marcondes, com Sanchez isolado em terceiro e uma intensa disputa pelos últimos lugares no pódio entre Mohr, Monteiro, Salles e Marco Billi. Os carros chegaram a formar um "three wide". Mas no fim, as posições do top5 ficaram com Mauro, Marcondes, Sanchez, Mohr e Monteiro.

 

 A Porsche Carrera GT3 Cup fez seis corridas no autódromo de Goiânia (Foto: reprodução youtube)

 

Na Cup, com pilotos mais tarimbados e com a parada da chuva, ficou uma dúvida se os carros largariam com pneus de chuva ou slick. Depois de uma discussão, foram todos para os slicks. Decisão errada! Atrás do safety car para que os pilotos se adaptassem depois de seis voltas e dez minutos de prova, a direção de prova deu bandeira vermelha e todos os carros voltaram aos boxes para colocar novamente os pneus de chuva. De volta pra pista, duas voltas com o safety car e a bandeira verde veio para 12 minutos de corrida. No final da reta o líder passou reto. Neugebauer assumiu a liderança, com Paludo em segundo. Outra disputa acirrada na primeira volta sob bandeira verde foi entre Mauro e Hahn. A briga começou na reta principal e terminou na parte final do circuito. Não faltaram rodadas e escapadas. No final, mesmo com o safety car voltando a pista e sumindo com a vantagem de Werner Neugebauer sobre Miguel Paludo, a volta não tirou a sua vitória.

 

No sábado, com sol e sem chuva era pra gente ter umas corridas com mais disputas e menos problemas, certo? Errado! Na GT3, na primeira volta, na entrada do miolo, uma carambola envolvendo 6 carros espalhou pedaços de Porsche, fluidos e lubrificantes por todo lado. O estrago foi tão grande que precisaram inverter a programação da parte da tarde, com a Cup largando antes da GT3 para terem mais tempo de recuperar os carros batidos. Ainda assim, foram acionados alguns dos carros reserva para que os pilotos envolvidos no acidente da manhã pudessem largar à tarde.

 

Nos campeonatos, Nelson Marcondes ampliou a vantagem sobre seu xará, o Monteiro, com 156 pontos contra 128, com Zeca Feffer em terceiro com 122. Na categoria principal, Miguel Paludo tá sobrando, com 178 pontos enquanto o outros vem embolados, com Neugebauer 136, Kasemodel 133 e Pedro Boesel 121. A coisa tá tão boa que enquanto os pilotos empresários voltaram para suas cidades, a categoria ficou por lá com seus carros para mais corrida no próximo final de semana.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

- Os hermanos devem ter tido orgasmos múltiplos neste final de semana. Na primeira parte do treino, no sábado, o Hermano que corre por aqui marcou o melhor tempo. Na corrida 1, ficou entre os 10 primeiros e na corrida 2, terminou em 2° lugar, subindo pela primeira vez ao pódio.

- Alguém pode explicar (de forma lógica e racional) porque a cronometragem da corrida e aquela que seria a “cronometragem da CBA” ficam em lugares diferentes da reta de chegada? Eu já fui a várias corridas em Goiânia e nunca vi duas equipes de cronometragem diferentes. Isso procede ou a transmissão “rodou em plena reta”?

- Aproveitando o comentário do nosso colunista das segundas-feiras, o Gargamel, em suas redes sociais, aquela saída de box do Velocitta é horrível. Ele chamou o circuito de “pista de track Day”. Li também que o circuito de Termas de Rio Hondo é tão ruim ou pior e os dois circuitos tem homologação FIA. O brasileiro FIA3 e o dos hermanos FIA2. Qual os critérios da FIA pra homologar circuitos?

- Depois de uma grande pontuação na etapa de Cascavel, o tricampeão Daniel Serra está vendo a possibilidade do tetracampeonato ir para o vinagre (o destino não era bem esse...) com os problemas que anda tendo como o que levou o seu abandono no Velocitta.

- Quando vamos ter corrida da Copa Truck novamente? Não tem nada no site, não tem nada no instagram... os fãs das corridas de caminhão, os pilotos, os donos de equipe...

- E aê assessoria da Copa Truck... o site continua desatualizado. Tirou o link para o calendário porquê? Só tem os resultados até agosto porquê? Vamos trabalhar, coleguinha...

- Vendo a chamada da Porsche no canal por assinatura que transmite as corridas, deu uma gargalhada que acordou a vizinhança no sábado pela manhã. O estagiário escreveu o texto, quem tinha que revisar, não revisou e quem leu o texto na chamada para as corridas “engoliu uma letra”, chamando a categoria de “G3”... HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA! G3 é o indicativo dos voos de uma companhia aérea... será patrocínio? O dono já correu na Porsche.

- Aquela pessoa que mencionei na coluna anterior como um dos detratores do Miltão Carranca foi para a UTI por conta do covid19. Como sou um Ogro do bem, espero que ele se recupere para eu poder continuar falando mal dele.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 


Last Updated ( Tuesday, 20 October 2020 00:05 )