Estou de volta... apertem os cintos Print
Written by Administrator   
Monday, 18 January 2021 22:52

E aê Galera... agora é comigo!

 

Feliz ano novo para todos os meus leitores e um dane-se (o verbo não era bem esse...) para os que não gostam do que eu escrevo.  

 

Depois de duas semanas de férias (do site) estou de volta para a temporada 2021 do nosso automobilismo que vai ter que se virar para encarar os perrengues de 2020 por causa da pandemia e que irão se repetir para o ano que está começando. Afinal, graças a ignorância (e irresponsabilidade) do brasileiro em geral, estamos em uma curva ascendente dos casos e mortes pelo coronavírus no país

 

Com as perspectivas de vacinação a passos de tartaruga e com o desgraçado (o adjetivo não era bem esse...) mandatário do país – que eu ajudei a eleger – puxando o freio de mão no processo de volta a normalidade com seriedade e segurança, ainda vamos sofrer por muito tempo com as consequências dos atos deste irresponsável (além deste adjetivo tem outros...) no que vai acontecer nos próximos meses.

 

Por falar em votação e mandatários, depois de um deprimente barraco e muita churumela (o adjetivo não era bem esse...) por parte dos derrotados, elegeram para síndico naquele prédio lá do bairro da Glória no Rio de Janeiro o candidato pizzaiolo do nordeste. Se não tiver impeachment, vamos comer pizza de carne seca com jabá e queijo coalho, regado com azeite de babaçu, pelos próximos quatro anos. ‘Seu’ Nugget achava que ia ter mais chances este ano, mas vendo que a derrota ia ser ainda maior, ele e seus chegados foram embora antes da pizza ser servida.

 

 As Mil Milhas Brasileiras abrem o calendário 2021 no Brasil, com mais competidores, mas ainda com portões fechados. (Reprod. Youtube)

 

Pra ninguém falar que não vou falar de corrida, vem aí as Mil Milhas Brasileiras, que vai acontecer no autódromo de Interlagos nos dias 23 e 24 de janeiro, véspera do 467º aniversário da capital paulista. Pelo segundo ano o evento é promovido por Elione Queiroz, que temos que aplaudir pela coragem de fazer um evento como esse no meio do pico da pandemia. Evidentemente não teremos público, mas resta saber como serão os protocolos nos boxes e paddock. Espero que sejam sérios porque na Stock Car e na Copa Truck a coisa estava bem avacalhada no final da temporada.

 

A corrida terá 373 voltas no circuito de 4.309 metros de extensão para o vencedor completar pouco menos de 1.000 milhas, que são equivalentes a 1.609 km. O limite de duração da prova é de 11 horas.  A corrida já conta com mais de 20 carros inscritos (no ano passado foram apenas 13), mas ainda podem ser feitas inscrições até antes dos treinos para a corrida que será transmitida pela galera do Pedro Malazartes, do Portal High Speed. Vamos prestigiar os guerreiros.

 

Guerreiro mesmo vai ser o pernambucano Beto Monteiro, que vai fazer jornada dupla em 2021, correndo pela Copa Truck na equipe do Dono, Renato Martins e vai disputar a temporada da Stock Car na equipe Crown Racing. Há uma forte possibilidade de que o seu companheiro de equipe seja o pentacampeão Cacá Bueno. Em ambas categorias, na Truck com um Volkswagen e na Stock Car com um Chevrolet, Beto Monteiro vai usar o número 88.

 

 Betto Monteiro e seu desafio duplo para 2021. Vamos ver como o campeão dos caminhões vai se sair. (Foto: instagram do piloto)

 

Resta ver se ele vai se adaptar bem pilotando uma coisa mais leve e menorzinha. Seus colegas, Roberval Andrade e Wellington Cirino deram um prejuízo gigante pra equipe Sambaíba com a perda total de 2 Mercedes CLA45 AMG em uma etapa do Mercedes Challenge em Interlagos alguns meses atrás. Fiquei sabendo que o campeão da Truck está tentando convencer o potencial companheiro de equipe, Cacá Bueno, a encarar um caminhão de corrida... será que o papai Galvão vai ter que chamar o filho de caminhoneiro como fez com Beto Monteiro numa corrida de kart alguns anos atrás?

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- A agonia pra dar o furo de alguns coleguinhas da imprensa é algo impressionante. Depois de andarem matando pilotos por antecedência (no Brasil e no exterior), fazendo calendários pra FIA e depois tendo que apagar a matéria, eia que anunciaram novas montadoras na Stock Car... e foram categoricamente desmentidos! O pessoal da VICAR foi elegante, eu teria dado o nome aos bois e feito passar vergonha.

- Assessoria precisa trabalhar mais e ter os olhos bem abertos. Vejam o caso dos dois Felipes: Felipe Fraga não teve como embarcar para os EUA para a disputa das 24 horas de Daytona devido às restrições para brasileiros e o coronavírus (mas se ficasse 14 dias em um chamado “país neutro”, em quarentena, poderia entrar). Faltou planejamento. Felipe Nasr seguiu viagem tranquilamente.

- Assim como o campeonato brasileiro de futebol de 2020, que só vai terminar esse ano, vamos ter decisão no automobilismo de 2020 com atraso. No final do mês termina a temporada da Turismo Nacional, categoria raiz, que tem na transmissão a dupla de primeira, o filho do Deus do Egito e o Enviado de Cristo.

- Já que entrei em assuntos celestiais (ou não), acho bom o Beto Monteiro deixar bem claro para quem assiste que essa universal que está patrocinando seu carro e seu caminhão é uma empresa ligada à indústria automotiva e que não rola dízimo na parada...

- Por falar em narração e transmissão, o que foi aquilo no “De Lá” (o Dakar do lado de lá, lá nas Arábias)? Depois de mandarem embora o anão de jardim do Kremlin e a taquara rachada de Olaria, contrataram o narrador do Cartoon Network (meu moleque mais novo foi quem identificou a voz) pra narrar os boletins passados no Foxbola ao lado do Thiago Alves.

- Estou furioso (o advérbio não é bem esse...) com um dos nossos colunistas, o Nenê Gomalina. O cara faz uma coluna sobre toques nas corridas, interpretação dos comissários e nem sequer menciona a sacanagem nas 12 Horas de Tarumã? É muita vaselina nessa gomalina!

- Nada que uns bons puxões de orelha não resolvam... Aê, assessoria, tomou vergonha e consertou aquela chamada de notícias no site da Copa Truck, né? Agradeço a leitura constante desta coluna. ‘Tamo junto’!

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

    
Last Updated ( Tuesday, 19 January 2021 11:00 )