No meio do carnaval, uma história de amor do arco da velha Print
Written by Administrator   
Monday, 12 February 2024 21:52

E aê Galera... agora é comigo!

 

Esse final de semana foi o final de semana do carnaval e eu comemorei com um belo churrasco na minha casa, regado a muito chopp e mesmo sem termos corridas no final de semana da folia para uns, do descanso para outros, o Ogro não vai deixar de falar de automobilismo com seus leitores.

 

Mas nos dias que precederam a folia nas ruas, a Fórmula Truck deu mais uma “atravessada no enredo” e mexeu novamente no calendário, embora creio que que a verdadeira culpada da principal mudança seja administração do centro de eventos aleatórios de Interlagos, que obrigou o promotor da verdadeira categoria de corridas de caminhões a colocar um asterisco no seu calendário, mas não desistiu de fazer sua corrida no principal autódromo do país.

 

Como nesta semana teremos o dia 14 de fevereiro, o dia de São Valentim, que na Europa e na América do Norte é o dia dos namorados, a História do Arco da Velha que resgatarei para darmos umas boas risadas é a de um “caso de amor” dentro da Fórmula 1: o amor entre Ron Dennis, ex-proprietário da equipe McLaren e nosso tricampeão (o vivo) Nelson Piquet (na época que ele era piloto e não defensor de golpista)... e não tem conotações sexuais!

 

O “caso de amor” de Ron Dennis e Nelson Piquet (Clique aqui para o link original)

Como estamos no mês em que se comemora o dia dos namorados, estou de volta para contar uma verdadeira estória de amor entre duas pessoas... Ron Dennis e Nelson Piquet. 

 

Em 1978, depois de um ano rodando pela Europa com um “carro nas costas” e pilotando o próprio caminhão de circuito em circuito no ano anterior, Nelson Piquet desembarcou de “mala e cuia” na Inglaterra, onde a Fórmula 3 eram uma grande vitrine – mais até que a europeia – para os chefes de equipe da Fórmula 1. 

 

Com os parcos recursos que tinha, comprou um Ralt, contratou dois mecânicos (com ele, três... a cada prova, arranjava mais dois "frila" pra compor o time) e partiu para enfrentar as equipes bem montadas, entre elas a Project 4, cujo dono era um ex-mecânico da F1, um cara metódico e “bem British” chamado Ron Dennis.

 

 Um de seus pilotos era o brasileiro Chico Serra, um grande kartista e que chegava à categoria com um grande retorno de mídia, uma competição extra para Piquet. 

 

Piquet foi soberano no campeonato inglês de F3 em 1978. Venceu 11 das 15 provas que disputou e igualou o recorde de Stewart. 

 

Na época o campeonato da F3 eram na realidade dois: um maior, o BP, patrocinado pela petrolífera que caiu em desgraça depois do recente acidente no Golfo do México, e o Vanderwell, que tinha algumas poucas provas e a equipe de Ron Dennis era uma das favoritas ao título. Mas Nelson Piquet venceu o BP e o Vanderwell ficou nas mãos do inglês Derek Warwick (Piquet venceu 11 corridas, igualando o recorde de vitórias da categoria que pertencia a Jackie Stewart). 

 

Chico Serra, piloto da Project4 teve que esperar mais um ano para sagrar-se campeão na categoria, ainda correndo com Dennis. 

 

Ao longo do ano, a disputa foi acirrada, dentro e fora das pistas e o “moleque” Nelson Piquet além das inovações que criou para a categoria e das “peças” que pregou, fez diversas vítimas, mas uma delas foi com um sabor especial... o próprio Ron Dennis! 

 

Naquela época já existia a “superglue”, a famosa cola de secagem rápida que chegou ao Brasil anos depois com o nome de “superbonder”. Munido de um tubo da cola de secagem rápida, em uma das etapas, depois de ver o chefe concorrente chegar com um carrão no circuito, o brasileiro foi lá e entupiu de cola todas as fechaduras do carro, voltando para os boxes depois disso para “meter a mão na graxa”, como sempre. 

 

Nem sempre as provas "terminavam bem"... esta, em Brands Hatch, mal começou. Acidente no início com Piquet, Serra e Warwick. 

 

Terminado o dia de trabalho, na hora de ir embora, via-se um Ron Dennis furioso, espraguejando a tudo e a todos, sem conseguir enfiar uma chave que fosse para seguir seu caminho. Não bastasse isso, Nelson repetiu a traquinagem por mais três vezes ao longo do campeonato (se bem que a maior delas foi passar o seu “setup” para Derek Warwick conseguir conquistar o Vanderwall e impedir que Chico Serra vencesse e tivesse a mesma ou provavelmente maior exposição de mídia que ele, que estava no final da temporada, disputando provas na F1 com carros de equipes privadas – coisas do passado). 

 

 O tempo passou e, anos depois, na F1, com Piquet já um piloto consagrado, bicampeão do mundo e Ron Dennis, dono da poderosa McLaren, frequentavam o mesmo circo. Eis que um dia, chega Ron Dennis com um Lamborghini daqueles “de cinema” e Piquet o vê chegando... no melhor estilo “recordar é viver”, lá foi Piquet e uma bisnaga de cola para o estacionamento... No final do dia, deu até polícia!

 

Ron Dennis começo a vida nas pistas como mecânico. Trabalhou com Johnny Surtees, Jochen Rindt (na foto acima) e outros. 

 

Ron Dennis furioso no estacionamento, o pessoal da TAG (os árabes) sem entender bem o que se passava e o brasileiro se acabando de rir em algum lugar. Certamente Dennis lembrou do que passou anos atrás e agora? Quem seria o responsável por aquele ato de vandalismo? 

 

Aqui, ainda nos anos 60, ao lado do tricampeão de Fórmula 1, Jack Brabham. Sério, metódico e trabalhador, Ron Dennis cresceu. 

 

Como a coisa foi "divertida", lá foi Piquet, na corrida seguinte, fazer a mesma sacanagem... mas desta vez Ron Dennis foi prevenido e quando o Piquet já se esgueirando pelo estacionamento chegava ao alvo – a fechadura – quando foi interpelado por um “negão, modelo ‘armário de seis portas’”, também conhecido como “3 por 2”. O diálogo a seguir vai com direito a “tradução livre”: 

 

- Ô, que é que ‘cê’ tá fazendo aí, ‘mermão’?

- Heim? Quem? Eu? Eu tava só vendo o carro... um carrão, né?

Daí que o segurança contratado pelo Ron Dennis reconheceu o pseudo apreciador do carro:

- Ô, mas você é o Nelson Piquet...

- É, sou eu mesmo.

- Caraca, meu filho é teu fã? Me dá um autógrafo?

- Claro, tem papel e caneta aí?

- Hi, caraca... nun tenho. Dá um minutinho, vou conseguir!

- Vai lá, vai na boa...  

 

Enquanto o “pai do fã” foi correr atrás da caneta e do papel, a cola escorreu para dentro da fechadura, mais uma vez! No final do dia, a cena do “piti” do Ron Dennis se repetia, com o detalhe que agora havia um bode expiatório: o segurança “3 por 2”. 

 

Em 1980, Dennis passava a ser um dos principais membros da equipe McLaren na Fórmula1. Depois, comprou o controle do time. 

 

Depois disso, contam as más línguas, Ron Dennis nunca mais chegou dirigindo o próprio carro, chegando sempre com motorista e seguranças. Algum tempo depois, Piquet mandou a seguinte pérola após não acertar contrato com a McLaren como era desejo da Honda: "Melhor que ganhar corrida para o Ron Dennis, é ganhar corrida DO Ron Dennis!" 

 

É muito amor, não? 

Feliz dia de São Valentim e até a próxima,

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- Final de semana carnaval não teremos pílulas, apenas Engov e Epocler.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Tuesday, 13 February 2024 19:45 )