Interlagos com importância e um I maiúsculo Print
Written by Administrator   
Wednesday, 13 November 2019 20:40

Caros Amigos, antes de retomar nossas conversas semanais sobre as coisas que envolvem o automobilismo, gostaria de fazer muitos agradecimentos a todos que se preocuparam com minha saúde nas últimas semanas e pelos inúmeros emails e mensagens de apoio que foram enviadas.

 

Quero agradecer também o desprendimento dos nossos queridos Paulo Alencar, Professor Doutor Luiz Mariano e Reginaldo Vitullo que dedicaram algumas horas de suas vidas e rotinas para escrever a nossa coluna da quinta-feira, todas excelentes, mantendo nosso compromisso com os leitores do site.

 

Assim como uma equipe de automobilismo trabalha todos os dias para deixar o carro (ou os carros) cada vez melhores e mais rápidos para cada corrida, em um trabalho de desenvolvimento e melhoria, estou passando por este processo, buscando me recuperar fisicamente depois de uma longa parada nos boxes. Felizmente, estou voltando para a pista e este será o assunto da nossa coluna: pistas. Mais que isso, um autódromo icônico.

 

Umas das primeiras coisa que li, ligada ao automobilismo, depois que retornei para casa na semana passada foi que na quarta-feira, dia 6/11, a Prefeitura da cidade de São Paulo apresentou o edital final de concessão do Complexo Interlagos, composto pelo Autódromo José Carlos Pace e Kartódromo Ayrton Senna, na zona Sul da capital paulista. A administração municipal estima arrecadar com a concessão, prevista para durar 35 anos, cerca de 1 bilhão de Reais, por meio do pagamento de outorga, desoneração do orçamento e investimentos, além do recolhimento de impostos aos cofres públicos. É um montante considerável e a abertura para empresas estrangeiras mostra que a prefeitura talvez considere que não haveria um investidor brasileiro com poder financeiro ou expertise de negócios para investir este capital.

 

O interessado que apresentar a melhor proposta financeira para a Prefeitura (maior valor de outorga fixa) poderá explorar as múltiplas possibilidades de uso da área (esportes a motor, entretenimento, hotelaria, shopping, estacionamento, galpão comercial e logístico, etc).  E, por meio de contrato, se comprometerá com a Administração a reservar 80 dias de utilização preferencial para a Prefeitura, o que certamente abraçará o período de preparação e realização do GP Brasil de Fórmula 1.

 

O antigo Projeto de Lei 705/17, do então Prefeito João Doria, que pretendia simplesmente vender o autódromo foi fruto de uma enorme mobilização de diversos grupos, um deles liderado pelo nosso colunista, Sérgio Berti Izé, conseguiu que fosse feita uma emenda parlamentar para alterar a venda para uma concessão e, principalmente, buscar que o traçado existente do autódromo fosse preservado para garantia a realização de corridas de Fórmula 1 na capital paulista.

 

O edital também estabelece critérios de qualificação técnica para os interessados em participar da licitação do Complexo. Será necessário apresentar atestado de capacidade técnico-profissional, comprovando ter experiência como operador, gestor e estruturador de, no mínimo, uma prova oficial homologada pela FIA e/ou CBA ou FIM e/ou CBM realizada em Autódromo e/ou Kartódromo (algo que limitará o acesso de possíveis aventureiros). Também será necessário atestado de capacidade técnico-operacional, comprovando ter explorado economicamente, gerido empreendimento multiuso ou realizado eventos com capacidade de atendimento de, no mínimo, 10.000 pessoas.

 

Os consórcios candidatos para participar da licitação precisarão, necessariamente, considerar na proposta, além do detalhamento de potenciais usos das estruturas existentes, sobretudo para grandes eventos, o estudo de possíveis empreendimentos adicionais, e análise de aspectos gerais da administração do autódromo – manter e explorar a pista do autódromo. O Complexo de Interlagos deverá abrigar, além dos esportes automobilísticos, equipamentos de lazer e de cultura, garantindo também melhor estruturação e requalificação da área.

 

O consórcio vencedor precisará fazer um investimento que, de acordo com relatos dos nossos membros da Sucursal São Paulo, carecem de obras urgentes, como a modernização, recuperação, revisão e reconfiguração de todos os sistemas integrantes do complexo, incluindo os sistemas elétrico, hidráulico, de esgotamento sanitário, drenagem, telecomunicações, tecnologia da informação e ar condicionado. Além da implantação de melhorias quanto à segurança, com a implantação de câmeras integradas a um Centro de Comando e Controle.

 

Como meio para conseguir retorno a tamanho investimento, o consórcio vencedor poderá construir hotel, shopping center, galpão comercial e centro logístico, entre outras possibilidades. Contudo, só teremos acesso – ao menos oficialmente – no início de 2020, quando os envelopes dos consórcios candidatos serão abertos no dia 8 de janeiro. Até lá, ficam as expectativas e um certo ar de alívio. Afinal, a sobrevivência do atual circuito de Interlagos foi garantida.

 

Esta definição de regras anunciada às vésperas do GP Brasil de Fórmula 1 certamente terá uso por parte das autoridades locais nos eventos que acontecem longe dos 4.309 metros de asfalto do circuito, mas sim nas salas de reuniões que definirão o futuro do GP Brasil de Fórmula 1, que ainda depende de um financiador para suas próximas etapas depois de 2020, quando se encerra o atual contrato, a apresenta-se como um autódromo de alto nível (além do fato de ser real, de asfalto e concreto, e não de papel como o inverossímil autódromo de Deodoro) e com instalações recém atualizadas para atender os padrões da categoria.

 

Um abraço e até a próxima,

 

Fernando Paiva 
Last Updated ( Thursday, 14 November 2019 14:14 )