A importância do planejamento estratégico e o futuro na F1 Print
Written by Administrator   
Wednesday, 14 July 2021 21:43

Caros Amigos, O mundo dos negócios vive em constante mudança – e cada vez mais dinâmicas, impulsionadas pelo avanço tecnológico – seja em um pequeno negócio, seja no mundo das megacorporações, fazer um planejamento estratégico com objetivos claros e tangíveis é fundamental para que se chegue ao sucesso.

 

O planejamento estratégico vai buscar se chegar a um futuro desejado pela empresa e isso passa por um “fio condutor” onde todos os passos do planejamento estejam coerentes com o objetivo traçado. Esse “fio condutor” passa pela missão, visão e planos de ação para o que se busca, seja a curto, médio e longo prazo.

 

O Grupo Liberty Media, desde que assumiu o controle da Fórmula 1 vem trabalhando em diversas frentes para, dentro de um planejamento estratégico, atingir uma série de objetivos. Eles vieram ampliando o calendário de eventos (corridas), um processo que ainda não foi concluído, uma vez que o objetivo é chegar à 25 corridas por ano e mais de uma – quem sabe três – nos Estados Unidos. Outro ponto que veio sendo trabalhado foi a formação de uma equipe de trabalho na área de engenharia para buscar formas de reduzir a diferença técnica entre as equipes e aumentar a competitividade, com isso passando pelas mudanças de configurações dos carros, pneus e a criação do limite orçamentário, algo que é pensado em termos de apresentar resultados mais concretos a partir de 2022, com a introdução de um grande pacote de alterações.

 

Em paralelo a isso, um assunto delicado e importante vem sendo tratado para vir a ser o segundo grande passo neste processo: a alteração dos motores. Este planejamento tem data marcada – a primeira temporada com os novos propulsores seria a de 2025 – mas se por um lado pode se dizer que “há tempo para isso”, por outro lado, para a indústria automotiva, as coisas requerem um tempo maior dada as complexidades de um motor de competição para uma categoria como a Fórmula 1. Além disso, o Grupo Liberty Media tem como plano atrair novos fabricantes e isso torna o tempo um fator crucial, além da viabilidade econômica do investimento.

 

 Como parte das discussões entre as equipes, a FIA e o Grupo Liberty Media vem se reunindo regularmente com equipes, construtores de motores e potenciais interessados com o claro objetivo de estabelecer um plano de ação para a transição para os novos regulamentos da unidade de potência. As equipes votaram unanimemente por um congelamento de motor a partir do início de 2022, o que abria as portas para uma nova era de regras de motor que entrará em vigor em 2025, exatamente dentro do que pensa o Grupo Liberty Media.

 

Embora a F1 tenha deixado claro que a próxima geração de motores a partir de 2025 serão turbo-híbridos, uma revisão do conceito atual será avaliada por um grupo de trabalho de alto nível. Este comitê incluirá fabricantes de unidades de energia atuais e potenciais, bem como fornecedores de combustível. Embora os detalhes específicos das futuras regras do motor possam levar algum tempo para serem estabelecidos, é sendo comum de que, alguns princípios-chave, precisam ser cumpridos como sustentabilidade, com durabilidade, economia e uso de fontes renováveis, aumentar o som dos motores e garantir potência, reduzir os custos de produção e atrair novos fabricantes, num movimento direcionado à Porsche e à Audi.

 

Dentro plano dos novos motores há uma questão que ainda gera bastante polêmica – mais entre os aficcionados do que dentro das equipes, propriamente – que é o uso de peças padrão para a redução de custos. Este e outros pontos ainda precisa ser melhor estabelecidos, mas a direção para onde seguir já está definida.

 

Um abraço e até a próxima,

 

Fernando Paiva