Olá, amigos do Nobres do Grid. Enfim o ano começou com uma boa notícia para o Automobilismo Nordestino. A temporada de 2014 vai ter início no mês de fevereiro com a realização de duas provas de longa duração, uma para carros de marcas e protótipo e outra no kart. Após reunião realizada nesta terça (14), em Fortaleza, representantes do Clube de Competições automotivas (CCA), do Clube de Esporte Motor (CEM), e pilotos, foi decidida a realização, no dia 9 de fevereiro, de uma prova de longa duração no Autódromo Internacional Virgílio Távora, a qual será disputada nas categorias Marcas (até 1600cc e até 2000cc) e Protótipo (1600cc e 2000cc). Alguns detalhes ainda estão sendo acertados como a do número de pilotos por carro, que deve ficar com dois competidores. A duração da prova também deve ser decidida até a próxima semana, quando, no dia 21, haverá outra reunião para finalizar todos os detalhes de logística e o regulamento definitivo da corrida. Inicialmente 10 carros estão pré-inscritos, sendo sete do Ceará, dois do Maranhão e um da Paraíba. Da Bahia e de Pernambuco ainda não foi confirmada nenhuma pré-inscrição (Até às 18h desta quarta (15) quando escrevia a coluna), mas havia uma boa expectativa em torno da participação de competidores dos dois estados. Estive presente à reunião e confesso ter ficado animado quando vi o brilho nos olhos dos pilotos enquanto expunham suas propostas para viabilizar a prova, no entanto, a boa vontade não garante a sua realização e para que a vontade de correr seja consumada alguns obstáculos precisam ser superados. Um desses obstáculos atende pelo nome de logística, sobretudo no que tange ao transporte dos carros das outras praças. Neste item a Confederação Brasileira de (CBA) poderia, a exemplo do que fizera para o Festival de Marcas em Guaporé, realizado no dia 30 de novembro de 2013, no autódromo Nélson Luiz Barro, em Guaporé (RS), arcar com este ônus. A ação da CBA, que teve como objetivo reduzir os custos das equipes, contou com três caminhões cegonha levando os carros do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste para o Sul. No caso da prova na pista cearense este custo seria menor por conta da distância entre Salvador (BA), Recife (PE), Caruaru (PE) e Eusébio (CE). Com um custo menor a CBA contribuiria não apenas para uma prova, mas sim para iniciar um processo de regionalização e fortalecimento do automobilismo pras bandas mais próximas da Linha do Equador. Como as críticas sobre a falta de ações da entidade máxima do Automobilismo Brasileiro para incentivar os campeonatos regionais pululam, seria uma oportunidade ímpar da entidade mostrar que se importa com essas competições. Além da prova no Autódromo, o Kartódromo Internacional Júlio Ventura, também localizado na cidade do Eusébio (CE), vai receber em fevereiro, (o dia será confirmado posteriormente) mais uma edição das Três Horas de Kart. Segundo a organização os competidores usarão motores sorteados, sem preparação e sem intercâmbio de peças. O objetivo é dar as mesmas condições para todos os pilotos, aumentando assim as disputas na pista. A prova ganhou maior importância com o cancelamento das Duas Horas de Kart da Parnaíba. O evento aconteceria nos dias 24 e 25 de janeiro, no circuito de rua montado no antigo Hotel das Araras, no Condomínio Conviver Parnaíba. De acordo com a organização da prova, a corrida foi cancelada em virtude de falta de acordo com a administração do condomínio no qual seria montado o circuito de rua. Assim, o Eusébio será palco da abertura da temporada de Kart, o que o coloca novamente em foco após os problemas apresentados pela pista na segunda fase do Campeonato Brasileiro de Kart. Àquela época a pista foi reformada para sediar a segunda fase do Campeonato Brasileiro de Kart. A reforma teve início no dia quatro de maio, e foi reaberta no dia oito de julho para a competição nacional. No entanto, um erro na formulação do asfalto causou um mal estar durante a disputa e a administração do kartódromo assumiu o compromisso de refazer totalmente a pista cearense. Após o a Segunda Fase do Brasileiro de Kart as máquinas voltaram à pista e toda a pavimentação foi retirada para que fosse colocada uma nova camada asfáltica, novas zebras e pintura. Apesar de já ter sido usada na etapa final do Campeonato Cearense, o Kartódromo Júlio Ventura precisa dessa prova regional para que os pilotos de outros estados possam ver o que foi feito depois de tantos problemas naquele julho de 2013. Espero que aqueles problemas possam ter servido de alguma forma para ajudar a melhorar o um palco que merece ser lembrado pelas boas disputas. Até a próxima. Robério Lessa |