Durante algumas décadas elas dominaram o cenário automobilístico brasileiro. As carreteras eram carros antigos, com chassi reforçado e motores poderosos, devidamente adaptados e que proporcionavam a estes carros força e velocidades impressionantes. Idéia dos “hermanos” argentinos, elas tiveram as suas primeiras versões nacionais feitas no Rio Grande do Sul. Dominadoras das primeiras edições das Mil Milhas brasileiras, foram perdendo espaço ao longo dos anos 60, com a montagem das grandes equipes de fábrica e a chegada de carros importados. Nos anos 70, deixaram as nossas pistas para ingressarem nos museus, na história e nunca saírem da memória daqueles que viveram aqueles anos. Algumas destas preciosidades foram cuidadosamente restauradas e estão no Museu do Automobilismo Brasileiro em Passo Fundo-RS, sob os cuidados de Paulo Trevisan e em 2008 comemoraram o centenário da primeira corrida oficial no Brasil com um evento que parou a cidade. Mesmo com todo o resgate histórico feito, com exemplares em museus e através das restaurações, os Nobres do Grid foram encontrar uma carretera totalmente original, como se tivesse saído da sua última prova na semana passada. Na cidade de Curitiba, em um bairro residencial não muito distante do centro da cidade, encontra-se a carretera N° 10, de Paulo Buso, hoje sob os cuidados de sua filha, Mirian Buso, uma apaixonada por carros e velocidade. Uma digna herdeira da tradição de velocidade e da paixão pelo esporte do já falecido piloto paranaense. Os irmãos (havia ainda o João Augusto e o Celestino) Buso marcaram época nos anos 50 no automobilismo no sul do país e assim como os Andreata e os Fittipaldi, gravaram o nome da família na história de seus estados e são reverenciados até hoje nos clubes de automóvel do Brasil. A carreira de Paulo Buso começou nos anos 50, como co-piloto no Grande Prêmio Getúlio Vargas, quando da inauguração da Via Dutra (rodovia que liga o Rio de Janeiro a São Paulo). Ao retornar a capital paranaense, decidiu montar seu próprio carro. A Mecânica Leão, localizada na Avenida Comendador Araujo foi o quartel general da equipe que conquistou o maior número de vitórias do automobilismo paranaense naquela década. Dono de uma tocada forte e precisa, Buso foi tricampeão da Copa Paraná Esportivo nos anos de 1954/1955/1956, corrida disputada em uma antiga estrada de terra batida que ligava Curitiba a Ponta Grossa, e tinha como largada e chegada a capital paranaense. A corrida era transmitida por rádio e o locutor – Didier Bettega - seguia os carros a bordo de um pequeno avião da Boa Táxi Aéreo. Detalhe: A aeronave não conseguia acompanhar a carretera de Paulo Buso em uma das retas, tamanha a velocidade desenvolvida por ela! Imaginem o que era a velocidade de uma carretera destas em um autódromo... Naquela época cinto de segurança era algo desconhecido dos pilotos e, para completar, o tanque de combustível de 100 litros era instalado atrás do banco do piloto! Os capacetes eram meras touquinhas ou finas cascas. É claro que os pilotos sabiam os riscos que corriam, mas a paixão pela velocidade era maior do que a prudência. Mirian se emociona sempre que fala da história do pai nas pistas. Paulo disputou diversas corridas em toda a região sul do país, enfrentando os famosos pilotos gaúchos, que tinham enorme tradição nas competições de carreteras. João conseguiu um excelente 10° lugar nas Mil Milhas Brasileiras em 1958, correndo em parceria com Germano Schlogl. A dupla paranaense chegou a estar em 4° lugar durante a madrugada, mas não conseguiu sustentar a posição. Na mesma prova, Paulo desistiu de correr e alugou a carretera para capitalizar a oficina que tinha em parceria com o caçula, Celestino. Em 1959 a dupla paranaense chegou a liderar a prova mas, neste ano, não concluíram a mesma por problemas mecânicos. Dos irmãos, apenas Celestino continua vivo. Os filhos de João Augusto Buso (João e Ari) tocam a oficina que carrega a história da família e o João correu por vários anos no automobilismo de velocidade na terra pelas pistas do sul do país. Mas é de sua “toca” que, uma vez por semana, o leão da estrada ruge alto no bairro sob os carinhos e emoção de Miriam, fazendo ecoar por todos os cantos da cidade os altos decibéis do motor da última carretera do Brasil. O site dos Nobres do Grid foram buscar o relato sobre aqueles anos e as fotos da família Buso para que nossos amigos conheçam um pouco mais sobre o automobilismo feito com amor e dedicação com estes maravilhosos personagens da história sobre rodas do Brasil. Ao invés de uma entrevista, deixamos o ‘seu’ Celestino bem à vontade para falar: "Nós somos de um tempo em que se corria por amor ao automobilismo mesmo. Éramos todos jovens, entusiasmados e fazíamos umas loucuras que só vendo. As carreteras que vimos correr primeiro eram as dos gaúchos, como os Andreata (Catharino e Julio), o Breno Fornari e outros tantos... A primeira carretera do Paraná não foi nossa. Foi do o Euclides Bastos, o “Perereca”. Ele que foi ao Rio Grande, comprou umas peças e montou a carretera dele. Os gaúchos foram os que iniciaram com essa coisa de corrida em estradas e eles tinham um intercâmbio com os argentinos e uruguaios. Antes mesmo de nós montarmos a nossa o Perereca já andava com uns prospectos embaixo do braço dizendo que ia fazer e tal... e ele acabou fazendo e ia disputar corridas com os gaúchos. Mas a carretera foi feita na nossa oficina, lá na Comendador Araújo. O Perereca chegou um dia com umas revistas, e uns desenhos e foi mostrando para o gordo (tratamento do irmão para com o Paulo Buso) como era, o que tinha que fazer e tal e fomos fazendo aquilo que nunca tínhamos feito antes. Nossa oficina era um barracão de madeira, não tinha luxo em nada, mas tinha um bom espaço e o Perereca comprou uma pickup Ford, 1939, para montarmos a carretera. Ele queria montar a carretera a tempo de disputar a prova Getúlio Vargas, que era corrida em 4 etapas. O Perereca não tinha muito dinheiro, mas era um entusiasta e nós fomos fazendo. Conseguimos fazer a carretera a tempo de se disputar a etapa entre o Rio e São Paulo, que seria a inauguração da Rodovia Presidente Dutra e o Paulo foi como assistente e co-piloto do Euclides, disputar a prova. E foi aí que o Paulo se entusiasmou pela coisa e quando voltou dessa corrida começou a pensar em como preparar a nossa carretera. Pensou e preparou essa carretera aí que está nas fotos. O interessante desta corrida que foi a primeira que o Paulo disputou é que ele abandonou a prova e o Perereca no meio da competição! Numa noite de intervalo, chegou a notícia de que a Miriam, a primeira filha dele havia nascido... O gordo largou a mulher, grávida de 8 meses para disputar uma corrida de carretera, vê se pode! Mas aí a Mirian veio prematura e ele quase enlouqueceu. No final, a colocação deles na etapa Rio-São Paulo do Grande Prêmio Getúlio Vargas foi um 4° lugar."
(Carretera do Euclides "Perereca" Bastos e Celestino Buso ao lado do piloto) "Bom, depois desse Grande Prêmio Getúlio Vargas, o Paulo se empolgou todo para montar uma carretera pra ele e ficava falando que ia ser bom correr e tal... e ele montou a primeira carretera dele. Depois que o Paulo montou a carretera dele eu montei a minha também e por último o João montou a dele também... mas ele só se meteu nisso no final dos anos 50. O equipamento das nossas carreteras nós fomos comprar na Argentina e a coisa era meio complicada no tempo do Perón (Juan Perón, presidente argentino na época). O Nosso “guardalivros” (nome dado ao contador na época) era um argentino, o José Delli, e ele tinha umas facilidades, umas amizades por lá, além de que o irmão, a mãe e outros parentes moravam em Buenos Aires e então o Paulo foi lá para a Argentina com ele para comprar os equipamentos."
"O Zé Delli era casado com uma judia, mas tudo que era dinheiro que ele pegava era pra gastar no jogo! Ele ia lá umas quantas vezes para a Argentina só para poder jogar e de uma feita o Paulo foi com ele para comprar as peças para o motor, e outras coisas. Nós tínhamos uma bodega velha e vendemos ele para poder comprar as coisas que precisávamos (Cobertura do motor de alumínio, uns pistões novos mais leves, um sistema de dupla carburação... e tal). Só que na hora de vir embora, a alfândega pegou tudo! Não se podia tirar nada da Argentina naquela época. Era considerado contrabando. O Paulo inclusive foi fichado e só não ficou preso porque o Zé Delli tinha um irmão que era agente da aduana e chegado nos caras lá. Daí conseguiu liberar os dois... mas o material ficou todo lá. O gordo ficou possesso. Queria o material, mas não tinha nem como entrar mais por ali. Daí que o irmão do Zé Delli passou o serviço: “Olha, tem que fazer a coisa muito bem feita, com todas as notas e tal. Se vocês fizerem isso eu dou um jeito de liberar vocês. O material ta todo aqui, apreendido, e tem um cara que é o responsável pelo controle que a gente pode dar uma grana para ele, mas toda a parte de notas tem que estar certinha. Se der algum problema, eu nem conheço vocês.” (para quem acha que só existe “jeitinho brasileiro”, eis aí um típico exemplo do “jeitinho argentino”). Daí eu é que fui no lugar do Paulo. Fomos por Santana do Livramento e ficamos uns 3 dias no Uruguai porque o Zé queria jogar nos cassinos. Preparamos tudo e seguimos as dicas do irmão do Zé Deu para nós. “No dia tal, na hora tal, eu vou estar lá fazendo a fiscalização daí vocês coloquem as peças no meio das malas, nas mudas de roupa e não se mostrem apavorados.” Ele fez questão de lembrar que, caso desse algum problema, ele nem nos conhecia. Fomos pegar o vôo da Real, às 5 horas da manhã, para Porto Alegre. E chegando lá, tinha pouca gente. A aduana tinha um balcão baixo e daí começaram a chamar as pessoas para a vistoria de bagagem e nada do irmão do Zé aparecer. Foi me dando um frio na espinha e eu só pensava que dessa vez eu ia preso. Todos os passageiros foram colocando as malas sobre o balcão e nós ficando para trás até que nos chamaram: “Vocês dois aí, estão indo para Porto Alegre? Venham até aqui para a revista de bagagem.” Quando o outro sujeito da aduana falou isso, o irmão do Zé saiu lá de uma sala e chegando, disse: “Pode deixar que eu olho essas aqui.” E assim ele deu um jeito e liberou a gente para seguir viagem. Em Porto Alegre foi mais fácil, demos uma grana para o cara daqui e saímos com o material. Aí as nossas carreteras ficaram em condições de competir de igual para igual."
"Na época tinha uma associação (era o Automóvel Clube do Paraná) cujo o presidente era um tal de Anfrisio Siqueira. E foram sendo criadas umas corridas. A mais famosa foi a corrida que ia de Curitiba a Ponta Grossa e retornava de Ponta Grossa a Curitiba, em duas etapas (Era o Grande Prêmio Paraná Esportivo). Isso no meio dos anos 50. Daí o Paulo se inscreveu... ah, mas não teve pra ninguém. Correram também o Perereca, o Germaninho (Germano Schlogl), o HaroldoVaz Lobo... O Paulo ganhou a primeira! Na segunda, eu já tinha a minha carreteira, mas meus equipamentos era o que sobrava da carreteira do Paulo. Meu assistente era um “polacão”, o Evaldo Chipanski (a grafia pode estar incorreta). Esse era entusiasta mesmo... ele sempre falava: “Hoje nós vamos ‘papar’ essa, não vai ter pra ninguém.” Nessa segunda corrida, o carro tava preparado, o do Paulo também... e, se não dava pra ganhar, dava pelo menos pra brigar. Daí que no dia da corrida o carro, pela manhã, quando o viramos o motor, o carro tava rateando. Eu falei que daquele jeito nós não íamos nem acompanhar os carros da categoria turismo, quanto mais as carreteiras. O Polaco se enfezou e começou a esbravejar “se tu não for, eu vou sozinho!” A gente saia da oficina ali na comendador e para ir para Ponta Grossa, tomava a Av. Batel e lá embaixo pegava o seminário até chegar na BR, que era de terra batida. Na subida o motor rateava que era uma barbaridade e aí nas descidas eu tinha que dar pau mesmo. Eu tinha uma foto, não sei onde foi parar, que um sujeito lá de Palmeira tirou. Na entrada de Palmeira tinha uma estrada de ferro que cruzava a BR e tinha um mourão de pedra do lado e um posto da polícia rodoviária. O carro vinha e você tinha que trazer e dar uma puxadinha para contornar... fazia “isso assim” (ele faz um movimento com a mão em que descreve uma espécie de chicane rápida) E esse cidadão tirou uma foto minha, com a carretera a coisa de meio metro do chão. Quando eu passei por ali, vindo de uma descida de quase 1 Km, embalado e não dava mais pra segurar. Eu calculei que tinha que entrar ali, junto do mourão para cair no meio da pista e fui... e deu certo. Ele foi, uns dois meses depois, me levar esta foto lá na oficina, mas eu não sei onde foi parar (uma pena... mas, para quem achar que “carretera não voa”, Em breve mostraremos duas fotos que provarão o contrário). E chegou falando que tinha tirado uma foto que ele estava do lado do mourão e pegou a carretera por baixo... era a número 54 – a minha. O gordo passou por lá primeiro e também voou longe, mas ele disse que eu tinha voado mais alto, que eu tinha feito uma loucura e que ele não sabia como é que eu tinha segurado o carro na pista depois (deixa que eu estava sem força para fazer as subidas e tinha que compensar nas descidas). O Germaninho passou em segundo e também voou no mesmo lugar. Essa corrida eu cheguei em 4° ou 5°, não lembro agora. Eu cheguei atrás até do “Galalau”(Waldomiro), que era jogador, acho que ponta esquerda, do Atlético-PR e que também ainda é vivo. Ele tinha um Citroen, ele tinha uma oficina que só mexia com Citroen, mas o motorzinho do Citroen fundia sempre, não aguentava a corrida. Na terceira corrida, que o Paulo também ganhou, teve uma passagem boa foi que, na volta, nós conversamos e ele falou que estava com um problema (a biela estava batendo) e precisava de uma ajuda: “Eu estou com um rapaz aqui, o Nestor, goleiro do Atlético-PR, que tem que jogar as 4 horas... e eu não sei se eu vou conseguir chegar a tempo ou mesmo chegar com essa biela desse jeito”. E me pediu para levar o tal do Nestor porque o Nestor não podia ficar fora da partida, caso eu o visse parado. Eu disse que não tinha problema e tal... bom, lá na descida do Tibagi, eu vi o Waldomiro parado fazendo sinal. Eu encostei, o Nestor pulou pra dentro do carro e fomos... e o Nestor foi de carona (numa corrida) para Curitiba, sentado em cima do tanque de combustível(!!!), que era instalado atrás dos bancos meu e do Chipanski. Olha que loucura! Naquela época não tinha cinto de segurança nem nos bancos. Nessa corrida o Germaninho foi segundo e eu fui terceiro... mas o Perereca quebrou. Naquele tempo, correndo em estrada de terra, os carros tinham que ser reforçados, se não quebrava mesmo. Tipo: Onde haviam 4 amortecedores, colocávamos 8! No final da prova tinham dois ou três estourados. Tinha mola partida... era buraco e solavanco o tempo todo... e tinha que dar pau mesmo! Depois disso deixei a oficina pois queria fazer faculdade de Medicina... mas depois de 1 ano começou a faltar grana. O pai já tinha ido e éramos só nós e eu acabei voltando para a oficina. Eu lembro que o pai desses meninos (ele estava se referindo ao Emerson e ao Wilsinho), o Wilson Fittipaldi (O barão), criou as Mil Milhas Brasileiras nos anos 50 e nós fomos lá umas duas ou três vezes. Os Gaúchos, Os Andreata (Cathatino e Julio), o Bertuol (Aristides), o Fornari (Breno)... eles todos subiam para ir disputar essa corrida. Iam lá e venciam! Só pararam de ganhar quando começaram a importar uns carros da Europa, que eram de última linha, para ganhar deles."
A primeira vez que nós fomos lá não foi com a carretera do Paulo, foi com o outro irmão, o João Augusto Buso que correu em parceria com o Alemãozinho, o Germano (Schlogl), que era um braço fenomenal. Eu fui como mecânico e o Paulo, “dinheirista” como ele só, alugou a carretera para um outro piloto correr. Nós ficamos num hotelzinho em Santo Amaro, que não era muito longe do autódromo mas também tinha um porão, lá para os lados da rua Augusta que a Sonervig (não sei se a grafia está correta) emprestou para o pessoal que estava correndo com Ford. Era lá que nós guardávamos os carros mas era muito fechado e aquele monte de motor virando, eu peguei uma intoxicação... pensei que fosse morrer! Nessa corrida aconteceu um fato importante: Durante a madrugada, o Catharino Andreata veio até os nossos boxes e perguntou: - Quem é que está na carretera 52? Eu falei: É o Germaninho lá de São José dos Pinhais. - Olha, eu vou te contar... ele é braço! Passou por mim que mais parecia que eu estava parado. Achei que ele fosse se arrebentar na próxima curva mas, que nada! E quem estava falando aquilo era um dos maiores pilotos brasileiros da época.
(Foto da Esquerda: João Buso. Foto da direita: Germano Schlogl) "Quando o Alemão entregou o carro para o João, eles estavam em 4° lugar, mas o João não tinha o atrevimento do Germaninho. Ele era bom, mas não era tão rápido. No final terminamos em 10°. No ano seguinte eles voltaram lá. Eu não fui, mas eles não conseguiram terminar a prova. Na madrugada, novamente sob cerração, eles chegaram a liderar a corrida, mas acabaram quebrando e abandonando. O Paulo ainda voltou lá uns anos depois, mas também não conseguiu fazer muita coisa. Os carros esporte já estavam dominando a prova. Além do tricampeonato do Paraná esportivo, teve uma outra corrida muito boa que foi a do centenário... centenário de alguma coisa aqui do Paraná e que eu não lembro do que era... e o circuito ia pela Marechal Floriano até a BR 116... mas só tinha asfalto até a estrada de ferro. Apareceu nesta época outro piloto muito bom, o Haroldo Vaz Lobo. Ele era bom, mas moia os carros e costumava não terminar as corridas. Nessa corrida, inclusive, ele estava na frente, mas numa das passagens ali pela linha de trem ele passou muito forte e abriu o diferencial traseiro. Ali tinha um flexível que ligava o freio para as rodas e esse flexível abriu e ele ficou sem freio. E na curva para entrar na BR tinha uma pá de gente e ia ser uma tragédia porque ele estava sem freio. Quando ele viu que não tinha freio pediu para o mecânico fazer sinal e gritar para o público sair da frente... o cara fez o que pode, gritou, acenou... Eu lembro bem disso porque eu corri com o Ford 39, na categoria turismo, onde largaram 13 carros. Nessa prova e capotei naquela curva. Eu vinha com um tal de Reginatto na minha frente com um Ford 51 e eu em segundo. Daí Que eu não conseguia passar o Reginatto de jeito nenhum. Lá na entrada da curva eu tentei dar um bote nele, mas não deu e eu vi que ia dar no meio dele. Daí tirei para o lado e com aquela pista de areia e pedrisco eu fui, fui, fui... e acabei saindo da pista e capotando. Bom, daí eu tava lá na curva quando o Vaz Lobo veio e eu também comecei a gritar e o povo abriu um buraco no meio e lá ele passou. O Gordo ganhou essa prova e recebeu uma taça bonita que só vendo (a mais alta, junto ao carro). Aquela corrida tem uma outra estória. Nós penamos muito tentando arrumar o motor da carretera que não se acertava. Daí que estava lá na oficina outro que era um entusiasta também – e que ainda está vivo – era o Marcos Corsan, estudante de engenharia. Já passavam de umas 11 da noite e o gordo tinha mandado fundir uma tampa de centro pra três carburadores... mas não estava dando certo de jeito nenhum. A tampa não fechava, não encaixava e tirava e colocava e nada. Daí ele resmungou um monte, italianão brabo, e falou que não ia correr. Bateu a tampa do motor e foi embora. Eu fiquei na oficina com o Corsan e mais o rapazinho que corria com ele, o “Tchitchauba”. Eu falava: “Puxa vida... pegamos pneu, combustível e não correr... vamos mexer nesse negócio aí que a gente vai descobrir o que é”. E ficamos vendo o que podia ser feito e tal e achamos que o problema era de abertura, que não tava indo combustível suficiente e eu falei que precisávamos dar um jeito de fechar a tampa e eu ia arranjar uma agulha para abrir os giclês dos carburadores. Na primeira tentativa já tinha dado uma melhorada. Tínhamos o contagiros e íamos vendo quanto dava sem o motor ratear. Tiramos e colocamos 3 vezes a carburação. E lá pelas 4 da manhã, colocamos a terceira vez. Demos 5000 giros sem ratear no motor da “maritaca veia”... Dar 5000 giros num motor daqueles não era fácil, não. Daí ficamos satisfeitos. O Corsan tinha uma moto e eu pedi que ele fosse até a esquina do Asilo e eu vou atrás só pra escutar e sentir o motor na retona até lá. Eu dei sinal e ele arrancou e eu fui em primeira até os 80, o giro lá em cima e eu meti a segunda... fui pra 135! Aí acabou a reta mas já dava pra ver que estava bom. O Paulo morava ali naquela casa onde hoje é a confecção (a Rafa,s, na 24 de maio) e o ronco do motor acordou o gordo. Quando eu vim pra entregar o carro, ele já estava no portão, junto com a mulher dele e ficou todo assim... “ué, vocês deram jeito mesmo, né... agora ta bom!” E ele correu e ganhou aquela prova. Eu fui pra casa, que eu morava ali mais para o alto para tentar dormir um pouco porque eu ia correr na categoria turismo, mas as seis e meia o “Tchitchauba” já estava lá gritando no portão. Depois nós paramos de correr, o Paulo vendeu a oficina e nós não mexemos mais com isso por um bom tempo. Só depois do autódromo ali em Pinhais é que nós voltamos a acompanhar alguma coisa. Tinha um piloto que apareceu correndo de carreteira depois, o Altair Barranco. Ele ganhou algumas corridas, mas os autódromos não eram mais o lugar para as carreteras."
"No final dos anos 90 foi feita uma homenagem para eles todos, os pilotos, e ficou registrado isso e nós estávamos lá. Foi uma época muito boa e eu era gurizão... eu me diverti muito. Hoje a Mirian cuida da carretera do Paulo com o carinho de quem cuida de um filho... O site dos Nobres do Grid ainda vai trazer mais reportagens e entrevistas sobre as carreteras e estes desbravadores das estradas e circuitos do Brasil. Aguardem! O site dos Nobres do Grid recebeu, na semana da publicação deste artigo, a informação de um dos maiores entendedores - se não for o maior - do assunto carreteras no Brasil: Paulo Trevisan, de Passo Fundo (RS) de que as carreteras de Haroldo Vaz Lobo e de José Asmuz ainda se encontravam em estado original. De público, agradecemos a colaboração e a deferência de um historiador e expert de tamanho peso. Fomos verificar a informação sobre a carretera aqui do Paraná, a do Sr Vaz Lobo foi reformada. A do Rio Grande do Sul, de José Asmuz, não obtivemos informações. Fontes: Arquivos pessoais da Família Buso, Jornal "A Gazeta do Paraná" (Arquivos), Paulo Trevisan, CDO. |