Olá amigos do Nobres do Grid! Após um período de “hibernação” a coluna Octanagem está de volta. Uma série de compromissos, pessoais e profissionais acabaram me afastando daqui, mas cá estou novamente, desta vez para relatar a experiência de reunir os amigos “gearheads”, pegar a estrada e visitar o XI Encontro de Veículos Antigos de Pernambuco. A décima primeira edição deste evento anual promovido pelo CAAPE (Clube de Automóveis Antigos de Pernambuco) contou com colecionadores antigomobilistas de praticamente todos os estados do Nordeste e foi realizada, como nas edições anteriores, em um hotel fazenda na cidade de Gravatá, localizada no Agreste pernambucano à aproximadamente 85Km da capital Recife nos dias 10 a 12 de outubro de 2014. Nós fomos em um grupo de 10 pessoas em 3 carros. Assim que chegamos ao hotel e estacionamos os carros – um VW Gol G-IV, um Hyundai i30 e uma GM Lumina 1991 – e avistamos logo alguns clássicos que estavam no estacionamento: Opala SS, Mustang, Alfa 165 e até um “Porsche 356” - na verdade é uma réplica Dacon - mas, mesmo assim foi muito emocionante ver de perto um carro que só tínhamos visto através de fotos e vídeos. E foi só um aperitivo... Cartaz do evento e diretoria do Clube de Automóveis Antigos de Pernambuco. Saindo do estacionamento e indo em direção ao local onde estavam expostos os carros já era possível ver a quantidade de clássicos, que fizeram e fazem parte dos sonhos de quem ama automobilismo, a emoção não parava de aumentar! Vencedor da Categoria Vintage. Logo de cara um Maverick (carro que é a paixão deste caro amigo que vos escreve) acompanhado por VWs à ar: Fuscas, Brasílias e até um Gol BX, mais adiante três Karmann Ghia ladeados por vários Fuscas, entre eles um última série 1985 e um “Itamar” 1996. Entre os modelos da Volkswagem também haviam uma simpáticas Kombi e um TL. Acima, o vencedor da categoria Pós-Vintage. Abaixo, o vencedor da categoria Pós Guerra. Os esportivos nacionais marcaram presença no encontro, além de Maverick GT e Karmann Ghia, estavam presentes: VW SP/2, Opala SS, Passat Pointer, Gol GT, GTS, GTi e Kadett GSi. Um colírio! Ver todos esses modelos, que fazem parte das conversas automobilísticas minhas e dos meus amigos, ao vivo e alguns deles como se estivessem acabado de sair da concessionária foi algo absolutamente memorável. Vencedor da categoria Contemporâneo I - Importado. Falando em Opala, foram vários exemplares a estar no evento, desde os Comodoro do inicio da década de 70 até o Diplomata do começo dos anos 90, incluindo também várias Caravans. Pode-se dizer que todas as gerações do maior clássico da nossa indústria nacional foram representadas. E o seu sucessor, o Ômega, esteve acompanhando o irmão mais velho. Vencedor da categoria Contemporâneo II - Importado. Já que o assunto é clássico, os Mavericks também embelezaram o encontro. Vários exemplares estiveram em Gravatá, inclusive os já citados GT com o motor 302 V8 e seu ronco inconfundível. Vencedor da categoria Contemporâneo I - Nacional. Outros carros a marcarem época e que estiveram em bom número no evento foram os “beberrões” Dodge, com alguns modelos Dart e Charger R/T, Ford Landau e Galaxie, um belíssimo exemplar da primeira Limusine fabricada no Brasil: o Willys Itamaraty e, um Aero Willys “Ford” deram o ar da graça no encontro. Vencedor da categoria Contemporâneo II - Nacional. Nossos “fora de série” Santa Matilde, MP Lafer, Miura e Puma também compareceram. Inclusive com a participação do pessoal do Clube do Puma de Pernambuco. Em uma época que (esdruxulamente) era proibida a importação de veículos, ter um desses na garagem era para poucos. E mesmo passado tanto tempo esses carros ainda hoje são objetos de desejo para muita gente. Além de, pelo menos em minha opinião, terem um design atemporal. Principalmente o Miura. Vencedor da categoria Comerciais Utilitários e Picapes. As pick-ups e jipes que, em meados do Século passado ajudaram a desbravar nosso imenso país também tiveram seu lugar, modelos clássicos como: Chevrolet Brasil, Jeep e Rural Willys (e também Ford) foram levadas por seus proprietários. Vencedor da categoria Mais Antigo. Pioneiros da nossa indústria automobilística, os DKW estiveram em pequeno número, mas dentre eles estava um carro histórico para o automobilismo de Pernambuco: o DKW de competição do ex-piloto Armando da Fonte, original da época em que as corridas na Capital pernambucana eram realizadas no improvisado circuito da Cidade Universitária. O Belcar vermelho e a Vemaguete cor de creme há pouco tempo participaram do “Blue Cloud”, encontro dos entusiastas da marca que foi realizado em Poços de Caldas, MG. Prêmio ao expositor com o Maior número de Veículos. A família “da Fonte” também levou para o evento o Opala modelo Stock no qual esse grande piloto do nosso estado terminou sua carreira vitoriosa inaugurando o Autódromo de Caruaru em 1992, se tornando o primeiro vencedor da pista. Carro no qual também correu seu filho Bruno da Fonte, outro grande nome do nosso automobilismo regional. Prêmio do veículo que veio da Cidade Mais Distante rodando. Mas sem sombra de dúvidas as estrelas da festa são os modelos importados, uma grande variedade de marcas e modelos das mais variadas épocas prestigiaram o evento. Desde um rústico Ford modelo A, passando por um raro Delage francês e um Rols Royce, que causaram frisson entre o público presente, um Cadilac “rabo de peixe”, no melhor estilo anos dourados, até mais modernos Mercedes e Honda. Sem contar os esportivos MG, Triumph, Mustang, Porsche e Lotus. Vencedor da categoria Melhor Importado. A Polícia Rodoviária Federal também esteve presente com uma moto Amazonas, uma viatura VW Gol dos anos 90 e um ônibus-cinema aonde são exibidos vídeos que tem como objetivo conscientizar os motoristas sobre a consequência dos acidentes provocados pela imprudência ao volante nas estradas. Vencedor da categoria Melhor Nacional. Como todo encontro de veículos antigos que se prese, tem que ter um espaço para a venda de peças e acessórios para carros antigos, entre outras antiguidades como: lambreta (Vespa) bicicletas, miniaturas e até capacete de soldado da segunda guerra havia para vender. Vencedor como Melhor Carro da Exposição. Bem é isso. Como infelizmente a nossa permanência no local foi curta, pois tínhamos hora para retornar à capital, não deu para mostrar mais detalhes desse maravilhoso evento que acontece todos os anos no Hotel Fazenda Portal de Gravatá, Por isso, selecionamos aqui no artigo as fotos dos carros premiados neste 11º encontro. Caso você, amigo leitor, deseje receber todas as fotos que foram feitas do evento, envie um email para:
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
. Página do CAAPE no Facebook: facebook.com/CAAPE No próximo mês a coluna Octanagem vem com um resumo do que aconteceu nessa temporada no campeonato de Marcas e Pilotos de Pernambuco e nos Track Days realizados no Autódromo de Caruaru. E em 2015, a coluna Octanagem estará trimestralmente aqui no Nobres do Grid com a cobertura completa do automobilismo pernambucano, até lá! Diego Freitas Agradecimentos especiais aos amigos do grupo “Freude Am Fahren” do Facebook pela companhia na viagem e pelas fotos cedidas. Galera do Freude am Fahren - Vanessa Lucianetti., Giovanni Barbarini, André Petrônio, Maria Eduarda, Ricardo Xavier, Alysson Gomes, Éverton Pedrosa e Diego Freitas
Fotos: Diego Freitas, Alysson Gomes, André Petrônio Giovanni Barbarini, Vanessa Lucianetti e CAAPE.
|