Para todos que são apaixonados por carros, alguns modelos antigos tornaram-se verdadeiros clássicos. E quando estes modelos além de circular pelas ruas escrevem algumas das páginas mais gloriosas do automobilismo, eles se tornam verdadeiras lendas, despertando paixões e levando centenas ou milhares de fãs às exposições ou aos autódromos apenas para vê-los expostos ou “desfilando” em seus respectivos traçados. Desfilando... porque para nós, os amantes, por mais que seja uma competição, a presença daqueles verdadeiros feitiches sobre rodas é um delicioso desfile de sons e imagens que massageiam nossos sentidos. Durante as 24 Horas de Le Mans os eventos com carros clássicos tornou-se tão grande e atraía tantos admiradores que há alguns anos os organizadores precisaram passar a fazer um evento em separado – o Le Mans Classic – para reunir estes verdadeiros carros dos sonhos e que, nos perdoem a tecnologia e a modernidade, parecem mais com carros do que os super protótipos que hoje voam na Mulsanne. Em Interlagos, há vários anos o Nobre do Grid Jan Balder organiza uma competição para colecionadores e apaixonados por alguns destas verdadeiras preciosidades por meio de um sistema de regularidade, onde o objetivo é reunir todos os tipos de carro de época, com diferentes motorizações e cilindradas, par que eles possam competir uns contra os outros, mostrando a habilidade e a destreza de seus pilotos/proprietários. Fazer um evento em parceria com Jan Balder não é novidade para Emerson Fittipaldi. 48 anos atrás os dois protagonizaram uma das mais emocionantes edições das Mil Milhas Brasileiras, quando ao volante de um Malzoni, por muito pouco não venceram a prova. A amizade e o carinho entre eles tem mais de meio século. O evento atrai cada vez mais participantes à cada edição em Interlagos e nesta, em especial, atraiu também diversos expositores, inclusive com uma réplica do mítico Porsche 917, com as cores da Gulf, que levou à exposição membros da equipe Aston Martin (patrocinada pela petrolífera) e da Porsche. O trabalho feito pelo Sr. Adhemar Cabral, apaixonado e designer realmente é muito bem feito. Seria fantásico ver sua réplica andando na pista, mas outros carros históricos estiveram por lá, como um Avallone Chrysler (carro que ficou imortalizado para os fãs de automobilismo pelo filme Roberto Carlos a 300 Km/h). Nosso Nobre do Grid, Jan Balder, explicou qual é a filisofia da competição que alia, alguma velocidade com a regularidade. Segundo ele, que teve como corroborador o Nobre do Grid e participante Luis Evandro Águia e sua Berlineta Interlagos, o Rally de Regularidade é por vezes mais difícil do que o Rally de Velocidade, uma vez que não é apenas uma questáo de ändar rápido”, mas de “andar certo”. Ambos devem saber o que dizem, afinal, foram campeões brasileiros desta modalidade. No caso da competição em Interlagos, ainda há uma dificuldade a mais: Não há navegador no carro e o piloto precisa estabelecer um tempo para fazer suas voltas e, com este tempo de referência, fazer um determinado número de voltas onde deve chegar o mais próximo possível do tempo de volta que estabeleceu como referência. Logicamente, para a competição mostrar a capacidade do piloto, não é instalado nenhuma espécie de planilha com cronômetro adaptado no carro. Ou seja, o piloto tem que “sentir” o carro, a pista, a velocidade e fazer as voltas com o máximo de precisão. Que quiser conhecer um pouco mais sobre a competição, visite o site, que é nosso parceiro: http://www.torneiointerlagos.com.br/
|