Quando o Campeonato Mundial de Endurance veio pra o Brasil pela primeira vez, em 2012, tivemos a oportunidade de conversar com o piloto alemão e proprietário da equipe onde a Audi desenvolve seus projetos, Reinhold Joest. Poucos meses antes havia se completado 40 anos de uma corrida espetacular, vencida por ele, onde – ao lado de Luiz Pereira Bueno – ambos de Porsche, disputaram a ponta dos 500 Km de Interlagos de 1972 por quase três horas. Mr. Joest nos disse que tinha poucos registros desta corrida com ele na Alemanha e que gostaria de ter mais coisas. Ele ficou muito triste quando soube que Luiz Pereira Bueno havia falecido no ano anterior e contou-nos que, depois daquela corrida, convidou o Nobre do Grid (que deu o nome ao nosso projeto) para disputar as 24 horas de Le Mans a seu lado em 1973. No ano passado Mr. Joest não veio ao Brasil, mas com a confirmação por parte da assessoria de imprensa da equipe de que este ano ele estaria presente, o Projeto Nobres do Grid começou a prepara uma homenagem para este grande piloto e chefe de equipe alemão. Entramos em contato com o o fotógrafo Claudio Larangeira, que fez as fotos para a revista Autoesporte na ocasião da corrida em 1972 e em parceria com ele, escolhemos duas fotos, ampliamos e preparamos dois quadros, com dizeres em alemão, para que os mesmos fossem colocados no museu particular de Reinhold Joest. Inicialmente nosso plano envolvia a participação do Nobre do Grid e chefe da Equipe Hollywood, Anísio Campos, mas fomos informados por seus familiares de que ele não teria como estar em São Paulo no final de semana da corrida, o que lamentamos muito. Mas como os deuses da velocidade sempre corroboram para aqueles que trabalham, coube a esta etapa brasileira ser a última corrida profissional do dinamarquês Tom Kristensen, piloto da Audi-Joest e isso nos deu uma ideia que poderia, se aceita, iria fazer daquela homenagem um evento de dimensões internacionais. Entramos em contato com o Presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro e explicamos o que pretendíamos fazer com Mr. Joest e a equipe Audi-Joest no sábado, no “Meet of Team”, da equipe. Ele então comentou sobre a Medalha Chico Landi, que foi feita para homenagear grandes personalidades do meio automobilistico. Lembramos a ele então do fato daquela ser a última corrida profissional de Tom Kristensen... e pronto: estava fechado o circuito! Na quinta-feira, quando os membros da equipe de marketing e comunicação da equipe Audi-Joest chegou à Sala de Imprensa, nosso enviado ao Autódromo Internacional de Interlagos teve uma pequena reunião com eles e contou-lhes sobre o que havíamos preparado. Eles ficaram surpresos com o tamanho envolvimento e com a possível repercussão do que aconteceria naquele sábado. Apenas uma coisa foi pedida por nós: que nada fosse revelado para o Tom Kristensen! Seria uma surpresa e tanto!
O Presidente da CBA, Cleyton Pinteiro chegou ao Autódromo Internacional de Interlagos por volta das 11 horas da manhã do sábado dia 29, onde cumpriria alguns compromissos antes do “Meet of Team” da Audi, marcado para as 13:30 horas. Pouco depois das 13 horas, ele e o Diretor de Marketing, Paulo de Melo Gomes, o Paulão, já estavam na sala de imprensa. A equipe chegou no local pouco antes do horário, como de costume, e aguardou o final do encontro com os membros da Equipe Porsche, que foram avisados do que aconteceria, uma vez que a corrida de 1972 teve como protagonistas, dois pilotos ao volante de carros da marca, o modelo 908. A Assessora de imprensa Eva-Marie Veidt abriu o encontro e passou a palavra ao Editor Chefe do site dos Nobres do Grid, Flavio Pinheiro, que representou a todos os membros envolvidos no projeto. Em virtude do grande número de jornalistas estrangeiros e do fato de os homenageados não falarem português, a apresentação foi feita em inglês, mas que aqui será traduzida. “Caros membros da equipe Audi-Joest e colegas da imprensa, tomaremos alguns minutos de todos para poder fazer uma pequena homenagem a dois grandes personagens do automobilismo internacional. Há dois anos, quando tivemos a primeira oportunidade de conversar com o Sr. Reinhold Joest, Ele nos falou que – naquele ano, 40 anos antes – lembrava-se com carinho e emoção de ter corrido os 500 Km de Interlagos e de sua grande disputa com o nosso eterno Nobre do Grid, Luiz Pereira Bueno. Ele ficou muito triste ao saber do falecimento do nosso padrinho e patrono. Também nos disse ter poucos registros daquela corrida tão marcante, o que nos levou a buscar algo que pudéssemos fazer para reparar aquela falta. Procuramos então os fotógrafos que estiveram naquela corrida, 42 anos atrás e, em parceria com este grande profissional aqui presente, Sr. Claudio Larangeira, que fotografava para a revista Autoesporte, algumas fotos daquela corrida e gostaríamos de presentear o Sr. Joest com as mesmas, com as quais fizemos estes quadros. Para entregar esta humilde lembrança de seus admiradores, estão aqui presentes o Diretor de Marketing da Confederação Brasileira de Automobilismo, Sr. Paulo de Melo Gomes e o Presidente da entidade maior do esporte a motor Brasileiro, Sr. Cleyton Pinteiro. Em uma das fotos, o senhor está na companhia do nosso eterno Luiz Pereira Bueno – neste momento à sua frente, desculpe (risos de todos) – e na outra, já no final da prova com o senhor na liderança.” A entrega foi feita a um visivelmente emocionado Reinhold Joest, surpreso com o tamanho do presente e principalmente com o fato do fotógrafo, Sr. Claudio Laranjeira, ainda estar lá, presente e em atividade, trabalhando como fotógrafo na corrida tantas décadas depois. Quando todos achavam que ali acabaria a cerimônia, nosso orador tomou novamente a palavra e continuou: “O Projeto Nobres do Grid” trata, em sua essência, de história e neste final de semana uma gloriosa página da história do automobilismo está terminando de ser escrita com as 6 Horas de São Paulo sendo a última corrida profissional do nosso estimado Tom Kristensen. Um homem que deixará marcada para sempre a história do automobilismo mundial e de seu país. Afinal, dentre tantos feitos, ele venceu as 24 horas de Le Mans por 9 vezes, deixando para os membros mais novos da equipe um enorme desafio em alcançar seu feito. Uma trajetória como esta, sendo encerrada aqui no Brasil, não poderia passar sem uma digna e respeitosa homenagem e nós, em mais uma parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo, trouxemos o seu presidente até este evento hoje para honrá-lo com a ‘Medalha do Mérito Chico Landi’ que será entregue pelo Presidente Cleyton Pinteiro. Aos colegas da imprensa internacional que talvez não saibam quem foi Chico Landi, ele foi o nosso primeiro piloto a disputar um GP de Fórmula 1, no início dos anos 50, tendo vencido o GP de Bari em 1952, prova que também venceu antes da homologação da categoria, em 1948. Tom, é uma honra para nós poder fazer esta homenagem para você.” Tom Kristensen foi ovacionado pelos presente à Sala de Imprensa, com flashes das câmeras do mundo inteiro sendo disparados em sua direção. Visivelmente emocionado, a típica frieza nórdica do cerebral piloto simplesmente derreteu diante de tudo aquilo que foi preparado sem que ele nada soubesse. A assessoria de imprensa da Audi redigiu dois releases que foram reproduzidos por mais de 100 veículos de imprensa nos quatro cantos do mundo (curiosamente, menos no Brasil), além de artigos e imagens feitas por jornais, revistas e televisão, especialmente a dinamarquesa, que tinha uma equipe em São Paulo acompanhando seu grande piloto. A nossa única preocupação, como é nossa praxe, foi procurar garantir que não fossem mencionados nomes de integrantes do Projeto Nobres do Grid, apenas o mesmo ou a url do site. Afinal, não temos interesse em publicidade pessoal, apenas no registro histórico e jornalístico, como deve ser o trabalho da mídia. O mais importante de tudo o que aconteceu na tarde daquele sábado, 29 de novembro de 2014, é que para Reinhold Joest e Tom Kristensen, será um dia inesquecível em suas vidas.
|