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A Nissan vem aí... preparem-se! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 08 December 2014 02:04

 

A Nissan anunciou no ano passado que estaria entrando na disputa da categoria LMP1 do Campeonato Mundial de Endurance em 2015. Com isso teremos quatro montadoras (duas alemãs e duas japonesas) disputando a principal categoria do certame. Eles deram sinais de que os avanços com o projeto ZEOD em carros GT obtidos em 2013 acabaram estimulando a ideia de “partir para o confronto direto”.

 

O Diretor da Nissan Global Motorsport, Darren Cox, declarou com entusiasmo que a sua divisão conseguiu fazer ver aos seus executivos a importância do uso do laboratório de competição e desenvolvimento tecnológico que o Mundial de Endurance se tornou para que novos projetos fossem desenvolvidos e projetados no mercado .

 

A marca japonesa esteve diretamente envolvida no campeonato em pela última vez em 1999 (Nenhum dos dois carros da equipe – o protótipo R391 – completou a prova. Um dos dois carros quebrou durante a qualificação e o segundo, apesar de andado bem, abandonou devido a problemas elétricos), apesar de – indiretamente, fornecendo motores – participar ativamente com a sua parceira – Oreca – na categoria LMP2, na qual tem obtido bons resultados.

 

Shoichi Miyatani (ao lado de Darren Cox) no anúncio oficial do projeto para o Mundial de Endurance.

 

O executivo-chefe disse não poder falar ainda mais detalhadamente sobre os planos da Nissan sobre como seria o sistema que eles adotariam, mas as suspeitas apontam que o protótipo japonês híbrido terá um motor de combustão interna movido a gasolina acoplado ao sistema de recuperação de energia. Contudo, ele sorri ao afirmar que as coisas não serão, por assim dizer, convencionais... seja lá o que isto signifique.

 

O NISMO (Nissan motorsport - braço no Japão) será um projeto global no qual Benjamim Blowlby estará também envolvido. Ben Blowlby é o responsavel pelo programa ZEOD, que desenvolve projetos com uso de energias alternativas. Contudo, em 2006, foi de lá que partiu o conceito “Delta Wing”, revolucionário, mas que não atingiu as expectativas nele depositadas.

 

O projeto da NISMO continuará com as suas outras frentes, mas chegar ao topo no WEC é o objetivo agora.

 

Tal envolvimento gerou um certo receio na “motorsport community” de que a Nissan pudesse estar tentando “repaginar” o projeto “Delta Wing” com uma tecnologia híbrida, mas tal possibilidade foi descartada por Darren Cox. O projeto está sendo desenvolvido com um carro que segue os parâmetros estabelecidos na categoria P1 referentes à construção do carro.

 

A garantia do envolvimento da montadora como um todo partiu do pronunciamento oficial feito pelo vice presidente Andy Palmer. O executivo declarou que a empresa japonesa pretende explorar a nova tecnologia de sistemas de recuperação de energia da categoria P1 introduzidas para esta temporada (2014), do campeonato organizado pelo Automobile Club de l'Ouest e pela FIA.

 

O Vice Presidente, Andy Palmer, está totalmente confiante no sucesso do projeto.

 

O plano é alinhar dois carros no grid na abertura da temporada de 2015 em abril, nas 6 Horas de Silverstone.  O Nissan GT-R NISMO LM (Levar o nome GT-R para Le Mans como o GT-R simbolizará o compromisso máximo em desempenho da Nissan segundo o chefe de competições do projeto Nissan Motorsport – NISMO – Shoichi Miyatani) deverá ter três unidades alinhadas nas 24 Horas de Le Mans em seu ano de retorno.

 

A construção em si do protótipo de teste começo em maio e o primeiro teste de pista ocoreu em outubro. Segundo Darren Cox, algumas “derrapadas” aconteceram no processo, mas nada que não pudesse ser corrigido e que é algo que costuma fazer parte de qualquer projeto inovador. Estar na disputa da LMP1 não trata-se apenas uma corrida de equipamentos, de carros, de pilotos ou de construtores. Todos os competidores tem um alto nível de comprometimento e capacidade técnica. A maior prova disso é que cada uma tem uma configuração de propulsão particular... e tudo aponta que a Nissan está seguindo nesta mesma direção.

 

O trabalho de "atiçar a curiosidade" dos fãs do automobilismo já começou...

 

Shoichi Miyatani já declarou algo para “atiçar a concorrência” ao afirmar que Porsche, Audi e Toyota são conceitos muito parecidos ao seu entender (seria uma alfinetada do tipo: japonês é tudo igual?) e que a proposta da Nissan é realmente fazer algo que é seja “um pouco diferente”, o que vem atiçando os curiosos.

 

Durante o mês de novembro, a equipe de competição concentrou-se no centro de treinamento e tecnologia da montadora no estado do Arizona, nos Estados Unidos. Uma pista que conta com um oval de 5.7 milhas onde pode se testar logos trechos de aceleração máxima (um teste para a Mulsanne?) e que conta com  outras quatro opções de integração com circuitos mistos.

 

Visata do Google do centro de testes da Nissan no Arizona-EUA.

 

Além de querer saber detalhes sobre o carro, a composição da equipe de pilotos também tem alimentado o mercado de especulações da categoria. Como a Nissan já tem motores instalados em carros que competem na categoria LMP2, a “promoção” de alguns pilotos seria algo natural. Neste caso, as possibilidades em relação aos franceses Olivier Pla e Stéphane Sarrazin podem ser consideráveis.

 

Além destes, nomes da divisão de competições da equipe no Japão como Tsugio Matsuda e do brasileiro João Paulo Oliveira surgem nos bastidores, reforçados recentemente pela “liberação” de Jean-Eric Vergne do quadro de pilotos da Red Bull. Contudo, a questão dos nomes, mesmo em relação a quem estaria conduzindo os testes nos Estados Unidos, está sendo tratada como “segredo de estado”. Apesar de termos alguns “contatos” por lá, elegantemente esta pessoa informou não poder adiantar pontos do programa.

 

16 anos depois a Nissan disputará as 24 Horas de Le Mans na categoria principal. A vez anterior foi em 1999.

 

Além dos nomes de pilotos que já possuem longa quilometragem em provas de longa duração e competições internacionais, é bom lembrar que a Nissan mantém um – digamos – pouco convencional programa de formação de pilotos, baseado no treinamento intensivo em simuladores. O programa, de abrangência mundial, já colocou alguns nomes em categorias menores como a GP3 e mesmo o LMP2.

 

Entre estes nomes estão o de Jann Mardenborough, Bryan Heitkotter, Sean Johnston, Steve Doherty e Nick McMillen. Pelo menos um norte americano é esperado para estar na equipe em 2016, quem sabe ainda em 2015. Poderemos ter ainda mais novidades, uma vez que a equipe pretende alinhar três carros nas 24 Horas de Le Mans e, durante o final de semana em Interlagos, o nome de Nick Heidfeld foi fortemente falado no paddock como nome certo para a Nissan em 2015, compondo o carro principal com Olivier Pla Stéphanne Sarrazin.

 

O Brasileiro Ricardo Divila, projetista do Copersucar-Fittipaldi está no projeto NISMO.

 

Inicialmente a Nissan faria o anúncio da equipe e a apresentação do projeto no próximo dia 8 de dezembro. Contudo, sem saber se por pontos positivos ou negativos, o anúncio foi adiado para o dia primeiro de fevereiro de 2015, onde a Nissan comprou naa menos do que 60 segundos no intervalo do maior evento esportivo dos Estados Unidos: o Superbowl. Pouco provável uma aposta tão grande se não houvesse tanta confiança.

 

 

Last Updated ( Tuesday, 16 December 2014 23:32 )