Olá, Amigos do Nobres do Grid. Aqui no Nobres do Grid aprendemos a valorizar aqueles que fizeram e fazem a história do nosso automobilismo. Os heróis dos tempos em que a paixão se sobrepunha à tecnologia contavam com máquinas muitas vezes limitadas, mas conseguiam romper quaisquer limites impostos pelo conhecimento daqueles anos de aventura. Em julho estive no Kartódromo Internacional do Velopark quando da realização do 50º Campeonato Brasileiro de Kart. O que não esperava ver na pista da cidade de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, era o resgate de parte dessa história. Na pista o mesmo kart que Emerson Fittipaldi havia vencido havia 47 anos foi o vencedor da categoria Vintage, criada com o objetivo de resgatar a rica história do kart no Brasil, e como o Campeonato Brasileiro completava 50 anos, nada melhor que mostrar ao público como se corria de kart nas décadas de 1960, 1970, e 1980. E assim largaram em uma corrida de duas baterias onde a regularidade é o critério usado para definir o vencedor, já que há diferença de desempenho entre os modelos (Mini Assimetrico, Rois Kart, Mini Brasil, – Milton Castr – Década 1970, DAP 1979, Cox 1971, , Mini SS 1975, Mini Star DAP 1981, e Mini 1990. A vitória ficou com Marcelo Eduardo Afornali, que pilotou o Mini Assimetrico número sete, aquele mesmo do Emerson Fittipaldi. “Não tenho como expressar minha emoção diante dessa vitória. A primeira vez que a categoria integra a programação do Brasileiro de Kart, com a presença do Emerson Fittipaldi e eu poder vencer com o kart guiado por ele há 47 anos, é algo indescritível”, disse Afornali que também falou sobre a ideia de criação da categoria já que trabalha na restauração dos karts. “Eu sempre gostei de antiguidade, então restaurar o Kart já é uma coisa muito legal para mim, é um resgate histórico, é trazer aquilo que estava perdido à vida novamente. E eu fui piloto nos anos 90, fui campeão paranaense. Então, eu estou conseguindo resgatar a história, andar novamente e me divertir de uma forma totalmente diferente daquela de 20 anos atrás, quando eu fui campeão. Dessa vez, eu estou curtindo mesmo”, concluiu. Marcelo Afornali foi o pioneiro no projeto Vintage Kart no Brasil e o movimento tem avançado pelo país. Fittipaldi, ao ser indagado sobre a vitória de Afornali disse ser incrível aquele feito. “De certo modo me sinto vencendo novamente. Depois de 47 anos ver esse kart andando é muito emocionante”, disse em uma rápida conversa o Bicampeão de Fórmula Um, e Duas vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, que estava no Velopark acompanhando seu filho Emmo Fittipaldi, que disputou a competição pela categoria Mirim. Em segundo lugar chegou Marcel Cionti Brusetti, seguido de Pedro Luís Buchholz, Milton Gonçalves, André Buchholz, Cláudio Zarantonello, Milton de Castro, Stefano Felipe de Almeida, Emílio Lorenzo Ângelo Afornali e Afonso Stewart, que pela ordem, fecharam as 10 posições da prova. Com zelo e muita pesquisa, os apaixonados por kart buscaram restaurar os karts como eles eram originalmente. Cláudio Zarantonello, outro participante da categoria, lembra da dificuldade de se guiar os karts antigos. “Andando nesses Karts a gente percebe a dificuldade que os pilotos tinham antigamente, da qualidade que eles adquiriam de pilotagem, porque era difícil, tinha kart que escorregava muito, os pneus tinham pouco grip. Mas, desses karts, vieram três campeões mundiais. Do Rois kart, que foi o primeiro que o Emerson dirigiu. Depois dos karts de banheira, veio o Nelson Piquet e desses karts da década de 70 veio o Ayrton Sena. Então, é bonito e gostoso andar nesses tipos de kart e resgatar esse pessoal”. E por falar de Brasileiro de Kart o cearense Marcus Vinícius Kinho mostrou todo o talento cearense na gelada pista do Rio Grande do Sul. Campeão em 2013 na Super F4 diante de sua torcida, ele foi à Itu (São Paulo), em 2014 e conquistou o título na F4. Neste ano chegou na quinta colocação na F4 e conquistou seu terceiro título consecutivo na maior competição do kart nacional, sagrando-se campeão da Super F4 da 50ª Edição do Campeonato Brasileiro. Emerson Fittipaldi, que foi campeão brasileiro de kart nos anos 60 e estava acompanhando o filho, ficou emocionado. O que muita gente não sabe é que apesar do excelente retrospecto do cearense, quase que ele não fica para a segunda fase da competição. O rotineiro problema da falta de apoio ao esporte motor por parte de uma maioria míope que não enxerga a oportunidade de associar o nome de uma empresa a um jovem, saudável, campeão e com espaço garantido na mídia especializada. Kinho, que neste ano decidiu disputar o SKB e a Copa São Paulo de Kart Light, competição a qual lidera na categoria F4, disputa no fim do mês de agosto o Norte Brasileiro de Kart, que será disputado na cidade de Imperatriz, no Maranhão. A competição, que será classificatória para a Copa Brasil de Kart, nasceu com o objetivo dar aos pilotos da região Norte e Nordeste uma competição de nível elevado e que servisse de preparação para provas nacionais. São responsáveis pela criação do Norte Brasileiro, o presidente da Federação Maranhense de Automobilismo, Giovanni Guerra, os preparadores Roberto Pessoa Jr. e Pier Paolo Bei, o diretor do Clube de Kart do Maranhão Marcélio Cangussu, e o piloto e empresário Sergio Jimenez. O cearense Kinho conquistou no Velopark o tricampeonato brasileiro de kart, o único nordestinoa vencer no Velopark. Os propulsores que serão usados no campeonato são fornecidos pela Italsistem, empresa do hexacampeão brasileiro, Sergio Jimenez. A qualidade dos motores (tido como um dos melhores do país) deve ser um dos diferenciais da prova, já que eles têm proporcionado grandes disputas nas competições que adotam o equipamento, a exemplo do Campeonato Cearense de Kart. Deste modo, os competidores entram na pista com igualdade de condições. Além disso, a tradicional Seletiva de Kart Petrobras decidiu aproveitar a disputa para fazer uma de suas etapas classificatórias. O torneio distribui a maior premiação da modalidade no país e já passou por 16 estados e 32 cidades desde a sua criação em 1999. As disputas acontecem entre os dias 27 e 29 de agosto, para os pilotos da categoria Graduados, reunindo competidores com idades entre 15 e 18 anos. O Kartódromo de Imperatriz, no Maranhão, receberá o Campeonato Norte Brasileiro, que receberá pilotosde todo país. O sucesso da competição pode ser medido pelo interesse de pilotos do sul do país, como é o caso de Nathaniel Bueno, do Paraná, que já confirmou sua inscrição. Do Maranhão saem mais três finalistas, que se juntam aos seis já classificados (o gaúcho Bruno Bertoncello, o carioca Zaiya Fontana, os paulistas Gaetano di Mauro, Murilo della Coletta e Luiz Matheus, e o goiano Luiz Branquinho) em uma prova final, marcada para o mês de novembro, onde 12 kartistas entram na pista visando a vitória que dará ao campeão o direito de participar de um programa de orientação, que inclui treino com simulador de Fórmula Um, teste com equipe de base do automobilismo europeu, participação no Mitsubishi Racing Experience, entre outros. Numa parceria com a Italsistem, do piloto Sérgio Jimenez, serão fornecidos para o campeonato. A Copa Norte terá a realização de duas baterias no sábado (29), com 15 voltas cada. O grid da primeira será definido após a tomada de tempos, que acontece na sexta-feira (28). Para a largada da segunda bateria, vale a posição de chegada na primeira corrida, mas com os cinco primeiros invertidos no grid. A Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK). A premiação total - somando todas as ações - chega a 250 mil reais. O campeão recebe ainda R$ 64.000,00. Vou ficando por aqui e volto daqui a dois meses! Até lá! Forte abraço, Robério Lessa
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