A temporada 2015 do WRC (World Rally Championship), esteve longe de ser das mais emocionantes. Aliás, como tem sido nos últimos anos, em um evidente contraste com as belas imagens e manobras que proporciona. A única dúvida (e não lá muito grande), estava em saber qual dos pilotos do trio da VW iria conquistar o campeonato: Ogier, Latvala ou Mikkelsen, com amplo favoritismo para o bicampeão Sebastien Ogier, o que acabou confirmando-se antes mesmo do final da temporada. Com isso temos mais do mesmo no WRC, pois a saga de um piloto francês chamado Sebastien dominando totalmente o campeonato, conquistando vitórias e títulos continua. O que mudou foi o sobrenome, de Loeb para Ogier, e a equipe, de Citroen para VW. Os Sebastien´s: Ogier e Loeb com o atual presidente da FIA Jean Todd. Nota: A maioria nem vai lembrar, mas último campeonato conquistado por um não francês foi no longínquo ano de 2003 com o norueguês Peter Solberg, a bordo de um Subaru Impreza. Depois disso, tivemos um amplo domínio do talentoso francês Sebastien Loeb, o qual conquistou nada menos que 09 campeonatos seguidos, sempre defendendo as cores da Citroen. O eneacampeão Sebatien Loeb a bordo de seu Citroen DS3. Com a aposentadoria de Loeb do WRC ao final de 2012 (atualmente está disputando o WTCC), todos imaginavam que a competitividade voltaria ao campeonato, isso até o mundo conhecer o potencial de Ogier. Por uma ironia do destino, Sebastien Ogier despontou para o Rally na PSA, dona das marcas Peugeot e Citroen, onde tinha laços de longa data, sendo campeão da Copa Peugeot francesa em 2007 e vencido o campeonato mundial Junior de 2008 pela equipe Citroen Junior. Mas após disputar algumas provas do WRC pela Citroen, Ogier acabou rompendo com a montadora. Boatos dão conta que a principal razão deste rompimento foi um conflito com seu conterrâneo e xará Sebastien Loeb, então estrela máxima da marca, o qual o via como uma estrela em ascensão e que poderia vir a ameaçar seu reinado. Ao final de 2011 Ogier assinou contrato com a VW, mas não competiu na temporada seguinte. Ficou afastado das provas trabalhando no desenvolvimento do carro para a temporada de 2013. Além de Sebastien Ogier ser indiscutivelmente o melhor piloto de rally da geração pós Loeb, também está a bordo, segundo estatísticas, do melhor carro da história do rally mundial, o VW Polo. VW Polo WRC 2015. Essa parceria de sucesso começou a ser planejada quando a VW resolveu retornar para o WRC e para isso utilizou como base de desenvolvimento sua subsidiária do leste europeu, a Tcheca Skoda. O modelo base utilizado foi o Fabia S2000, competindo regularmente no ERC, o campeonato europeu de rally. Já para o WRC, plano inicial era desenvolver o Golf, mas por questões comerciais acabaram optando pelo Polo. O Skoda Fabia que serviu de base para desenvolvimento do Polo. Em seguida, contaram com todo o conhecimento de uma lenda dos rallys, o espanhol Carlos Sainz , (pai do Piloto da F1 Carlos Sainz Jr), o qual é ligado a marca devido às suas participações no rally Dakar. O Bicampeão do WRC, "El Matador" Carlos Sainz, quando do desenvolvimento do Polo WRC. E o correto desenvolvimento tornou o Polo uma máquina imbatível, conquistando o campeonato logo na sua temporada de estreia, deixando a então dominante Citroen comendo poeira, literalmente. Somente a título de comparação: a hegemonia do VW Polo no rally é superior até mesmo ao da Mercedes na F1 atual. Enquanto a equipe Mercedes venceu 30 das 36 corridas que disputou (até o GP do México), o Polo venceu 33 de um total de 38 provas (até o rally da Espanha), obtendo um aproveitamento de quase 87%, o que é impressionante em virtude da dureza e dos riscos enfrentados nas provas do WRC. Neymar dando uma de navegador de Ogier e descobrindo que para fazer rally é preciso ter mais que uma bola. Ruim para as demais marcas e competidores, pois tornaram-se meros coadjuvantes das estrelas dominantes do espetáculo. E aí, diante do exposto, alguém arrisca uma aposta para a temporada de 2016 do WRC? Depois de conquistar o título da forma que fizeram em 2015, Sebastien Ogier e Julien Ingrassia tem adversários?
Fácil demais não? Na próxima coluna prometo fazer uma pergunta mais difícil, como por exemplo, quanto é dois mais dois... Até a próxima pessoal! Marcos Tokarski
|