“O brasileiro é um apaixonado por carros”! Certamente você já ouviu ou leu esta frase em algum lugar... e esta é uma daquelas verdades que ninguém no mundo pode negar. Um exemplo bem claro deste enorme amor do brasileiro pode ser visto nos últimos 10 dias do mês de junho: Neste pequeno intervalo de dias, nós tivemos – apenas no estado do Paraná – três encontros reunindo carros antigos e seus apaixonados proprietários. Somando todos os proprietários – que tem um enorme orgulho de expor suas preciosidades – foram mais de 600 entusiastas que tem por estes veículos um lugar em suas vidas como se fossem um membro da família... ou uma parte deles mesmos! O Dia Mundial do Fusca. O dia 22 de junho é celebrado em todo o mundo – em todo o mundo mesmo – como o Dia Mundial do Fusca. O Encontro dos Fuscas contou com a benesse do tempo. O dia estava simplesmente perfeito! O “beetle”, como é chamado em outros países, foi durante muitos anos o carro acessível a todos. Projeto de Ferdinand Porsche sob encomenda de Adolf Hittler em 1933, o carro era para ser – como o foi – o “carro do povo”... ou, em alemão, Volksvagen. Durante décadas seu projeto sofreu poucas alterações. O desenho da carroceria foi praticamente o mesmo desde os anos 30 até a paralização da última linha de produção. Uma foto para sempre: Esta os proprietários - e nós, claro - guardaremos com carinho. Sábado dia 20 de junho, o sol apareceu e presenteou uma massa de entusiatasdo fusca, para comemoração do dia Mundial do Fusca (22 de junho, naverdade), eles chegavam um a um ou em grupos, originais conservados ealterados motor e lata, mais todos com o mesmo objetivo. A recepção dos Fuscas pela organização do local (as reservas feitas pela internet, e havia uma limitação: O local pequeno (o evento aconteceu no pátio da Concessionária COPAVA) não permitia que mais de 80 deles pudessem estar ali expostos. Um "Fusca pra viagem". Durante décadas era mais do que um carro: Era um estilo de vida! Todos os que fizeram a inscrição pela internet receberam uma camiseta "Eu amo meu Fusca". Mas o amor pelo “pequeno besouro” é maior até que a rede mundial de computadores. Se 79 carros vieram ao evento, inscritos pela internet (mais um que veio pessoalmente a concessionária). Outros 52 fizeram-se presentes, parando nas ruas em volta do local da exposição. Ou seja, eram 132 Fuscas! Quase 400 pessoas assinaram o livro de visitas (mas tivemos muito mais visitantes que isso, certamente). O pátio da COPAVA foi pequeno para tanta paixão: Quase metade dos Fuscas ficou na rua! Entre todos os Fuscas (O mais antigo era um Herbmuellier, de 1950 e o mais novo era um 1986, Série Ouro, também chamado de “Itamar”, por ter sido fruto da reativação – mesmo que temporária – da linha de montagem, a pedido do então Presidente da República, Itamar Franco). Um modelo atual, o New Beetle, também foi exposto no local. Este conversível bicolor foi um dos que mais encantou os visitantes... nem precisamos dizer porque, certo? Um dos pontos autos do evento foi a leitura da mensagem especialmente escrita para os aficcionados de Curitiba por Alexander Gromov, idealizador do Dia Mundial do Fusca, a pedido de Marco Rebuli. Foi impossível não se emocionar. Um lanche foi servido aos presentes no final da tarde e para tornar o dia ainda mais inesquecível, o encerramento do encontro não poderia ser de outra forma: Uma “Fusquiata” suis generis, liderada pelo organizador do evento Marco Rebuli saiu da concessionária (fuscakombimaníaco" muito conhecido em Curitiba) até a “Boca Maldita” tradicional local de reuniões sociais populares da cidade, passando pela a Avenida Marechal Deodoro. Num "encontro de gerações", um Fusca dos anos 70 e o novo modelo do eterno carro do povo. Segundo o organizador do evento, Marco Aurélio Rebuli, este será o primeiro evento de muitos! O cartaz em estilo retrô já anuncia: Em breve mais emoções irão acelerar os corações em Curitiba. VI Encontro de Antigomobilismo do Clube ELAS. No mesmo final de semana, entre os dias 19 e 21 de junho, no estacionamento de um dos Shoppings Centers da Cidade, o Clube Feminino de Antigomobilismo – ELAS – realizou o seu 6º Encontro Anual de Carros Antigos. Glennys Blesser (a segunda da direita para a esquerda) e as maravilhosas mulheres do clube ELAS. Além de proporcionar aos visitantes da exposição a possibilidade de estar diante de um enorme acervo histórico, com carros das décadas de 30; 40; 50 e outros mais recentes, todos em perfeito estado de conservação e funcionamento, estas mulheres apaixonadas fazem do evento uma fantástica obra social, uma vez que tanto os expositores bem como os visitantes, precisam contribuir com alimentos não perecíveis. Ninguém foi capaz de não parar diante das maravilhosas máquinas expostas no calçadão da rua XV de Novembro, centro da cidade. Neste ano foram mais de 350 expositores (contabilizando apenas os carros) e mais de 30 mil visitantes que proporcionaram a arrecadação de mais de 20 toneladas (isso mesmo: TONELADAS) de alimento que foram distribuídos por diversos orgãos assistenciais da cidade. Até o presente momento, 14 entidades já receberam doações (no primeiro ano foram apenas duas... um maravilhoso avanço). Fuscas, Brasílias, Kombis... os amigos do Volks vieram em peso para o evento do ELAS. Glennys Blesser, Presidente do Clube ELAS sempre fala que o amor pelo que se gosta não tem como ser medido em números... e a admiração que as pessoas devem ter por quem faz o que estas mulheres fazem é maior ainda, tenham certeza. A administração do Shopping informou às organizadoras que só teve maior número de pessoas nas suas dependêcias na semana que antecedeu o Natal! Opalas e Mavericks esbanjaram beleza e potência. Teve até tenda com vídeos dos Opalas. As integrantes do ELAS fizeram, antes do encontro, intensa divulgação, inclusive a céu aberto, expondo alguns carros no calçadão da rua XV de Novembro, no centro de Curitiba. Claro que chamaram a atenção de todos. Além de ser um grupo de mulheres, os carros expostos não são, nem de longe, o que se costuma ver pelas ruas. Tanto como modelo como em cor (pare um dia, se tiver tempo, em uma esquina na cidade onde mora e tente encontrar um carro que não seja branco, preto, cinza ou prata... Se tiver sorte, ainda vai encontrar um ou outro vermelho!). Os esportivos de todos os lados também vieram. Mustangs, Karmann Ghias e até alguns SP2. Todos impecáveis. O mais impressionante é como este evento mobiliza toda a comunidade antigomobilista. Diversos clubes se fizeram representar no local: Veteran Car Club do Paraná; Clube de Antiguidades Mecanicas e Automoveis Antigos do Paraná (Museu do Automóvel de Curitiba); Clube do Fordinho de Curitiba (os Fordinhos vieram em um bom número como se vê nas fotos); MP Lafer Auto Clube/PR; Maverick Clube de Curitiba; Opala Clube de Curitiba (com uma tenda e telão etc); Curitiba Roadsters; Amigos do Volks; Puma Clube do Brasil (com tenda e etc...) Clube do Mustang de Curitiba; Para os mais antigos, os DKWs foram uma viagem. Os Chevy e Buicks, nem se fala! Além destes, o Studio Phoenix (empresa que é um centro de excelência em restauração de antigos reconhecida internacionalmente, instalada em Curitiba),trouxe um Cadillac 1960 Preto Conversível ,um Rolls Royce Corniche Cabriolet Verde e um Mustang 1969 Hard-Top Preto Customizado. O empresário e entusiasta do antigomobilismo e da marca Dodge, Mauro Mello trouxeo recem chegado dos States o Dodge Challenger 1970 de cor azul e já com a placa preta.Alem dos colecionadores independentes , que não são filiados a nenhum clube ,mas possuem também belas raridades. Imaginem o que foi uma caravana de Fordinhos como estes cruzando a cidade para ir ao evento. Sensacional! O mercado das pulgas (peças), hoje sem dúvida uma atração em grandes eventos ,foi prestigiado pelos comerciantes de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e do Paraná. Faltou espaço para tanta gente! Se um dia este Alfa Romeo biposto parar do meu lado num sinal, eu desço para pedir autógrafo ao dono! Quem não teve oportunidade ir este ano, não deve perder o próximo evento. A História das Corridas Antigas para o Evento. Além dos carros de passeio expostos, com alguns modificados (Hot Roads) e algumas réplicas, estiveram em exposição 3 Carreteras de pilotos paranaenses: O Leão de Paulo Buso, a restaurada Carretera azul de Haroldo Vaz Lobo e a recentemente recuperada Carretera da Scuderia tozo, dos irmãos Tozo. Sem dúvida 3 motivos de orgulho do automobilismo do Paraná. Uma ala mais que especial: As Carreteras do Paraná lado a lado. (Da esq. p/ Dir) Paulo Buso, Irmãos Tozo e Haroldo Vaz Lobo. VII Encontro de Carros Antigos de Antonina. No final de semana seguinte, 27 e 28 de junho, fomos a Antonina, cidade histórica no litoral paranaense para o sétimo encontro de carros antigos da cidade. Evento tradicional, que consta do calendário de eventos do município, o encontro reuniu mais de 200 expositores ao longo dos dois dias, estacionados a céu aberto, nas ruas de paralelepípedo da histórica cidade, tendo o casario de estilo barroco a emoldurar a visão dos visitantes e moradores, criando assim uma aura toda especial para aqueles que compareceram. A estimativa foi de mais de mil visitantes, contudo, não havia uma contagem efetiva. No portal de entrada, carreatas e buzinaços na chegada dos proprietários em caravana... Tivemos a oportunidade de conversar com um dos organizadores do evento, o Sr. Vando, que – além de extremamente atencioso, fez questão de informar desde o sábado – só pudemos comparecer no domingo – a presença da cobertura do evento por parte do Site dos Nobres do Grid, divulgando o endereço do site várias vezes ao longo do final de semana. Honestamente, não temos como agradecer. Vando apenas lamentou a pouca colaboração das condições climáticas. Não tanto pelos pequenos períodos de chuva fina que ocorreram, mas principalmente pelas previsões meteorológicas divulgadas pelos telejornais que anunciavam verdadeiras tempestades para o final de semana na região. Ao pé do palanque, os Miúras e os Pumas estacionados em diagonal abriam o desfile a céu aberto. Sendo o carro de coleção praticamente um filho para o colecionador, nem todos se dispuzeram a “correr o risco” de expor suas relíquias a possíveis – ou prováveis – intemperes. Os V8 dos Mavecões rugiram forte na barroca Antonina. Para a felicidade dos presentes (visitantes, expositores e organizadores), as tenebrosas previsões não se confirmaram e até um pouco de sol foi possível de termos entre as nuvens. Entre os mais antigos, a premiação e o reconhecimento aos donos destas preciosidades. Quando chegamos ao centro de Antonina – local da exposição – no domingo, após passarmos pelo portal de entrada dos expositores, nos deparamos com Miúras, Pumas, Karmann Ghias e MP Lafers estacionados em diagonal, fazendo quase que uma “guarda de honra” para o palanque da praça (bem alto, por sinal). Mais de 30 membros dos "Opaleiros do Paraná vieram para Antonina. Fuscas de todas as décadas, Kombis, Brasílias e uma impecável Variant 1972 que fez este amigo que vos escreve voltar à infância também estavam lá. O Clube do Maverick compareceu em grande número com os poderosos V8 mas foram os Opaleiros do Paraná os que se fizeram presentes em maior número, com mais de 30 “Ronaldões” (unidade de medida NdG para contagem de Opalas). Conversando com um dos líderes da caravana que desceu ao litoral, Leandro, fomos surpreendidos com a informação de que os colecionadores de Opalas constituem o maior número de aficcionados por um carro em particular no Brasil, tanto em número de clubes e entidades como em total de associados e já tivemos a horra de receber o convite para estarmos presentes no encontro anual de Opalas no Paraná no próximo mês de novembro. Olhando do alto do palanque apenas para a rua principal. Em cada proprietário, como o Leandro, Líder dos Opaleiros do Paraná em Curitiba e um opaleiro de carteirinha, falar sobre sua paixão era um prazer. O evento de Antonina tem seu encanto particular... mas o que pudemos perceber é que todos eles tem! Mesmo que um apaixonado por carros vá a diversos eventos e acabe encontrando alguns ou vários carros e proprietários encontrados anteriormente, sempre encontrará uma atmosfera ímpar, muitas novidades e algo de inesperado. Não apenas em relação as atrações mas principalmente em novas emoções. Fotos do Encontro do Clube ELAS enviadas por Ana Paula Camilo. Fotos do Encontro do Dia Mundial do Fusca enviadas por Marco Aurélio Rebuli. |