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WRC Alemanha: A Estrela Voltou a Brilhar PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 13 September 2016 23:30

Com a realização da etapa da Alemanha, tudo voltou ao normal no WRC, tanto em relação ao mundial de pilotos, quanto ao de construtores. A  chegada das etapas de asfalto colocou  fim, ao menos por enquanto, às constantes reclamações de Sebastien Ogier de que estaria sendo prejudicado pelo fato de ter que "limpar" a pista nos dois primeiros dias de provas nas etapas de neve e cascalho. Coincidência ou não, ele voltou a vencer.

 

Depois de um longo e inesperado jejum de seis provas Sebastien Ogier conquistou a vitória na etapa e encaminhou de maneira inequívoca a conquista de seu quarto título mundial. Mas a contrário do previsto, a prova não foi nada fácil para o francês, já que nos primeiros trechos, enfrentou a forte concorrência de seu companheiro de equipe, Andreas Mikkelsen, o qual acabou o primeiro dia na liderança da prova, mesmo não sendo um especialista neste tipo de piso. Mas, posteriormente, devido a alguns erros e problemas mecânicos ocorridos com o norueguês, os adversários de Ogier foram os pilotos da Hyundai, Dani Sordo e Thierry Neuville, com Mikkelsen terminando o rally apenas na quarta colocação.

 

 

Mas o fato que marcou a etapa da Alemanha, além de boa disputa pela vitória, foi sem dúvida nenhuma, o forte acidente envolvendo a dupla francesa Stephane Lefebvre e Gabin Moreau, os quais vinham imprimido um ritmo forte, inclusive, vencendo especiais, mas acabaram destruindo seu Citroen DS3, sofrendo varias lesões e fraturas. Devido ao acidente a prova chegou a ser paralisada por algum tempo para possibilitar o resgate dos acidentados.

 

Restando apenas quatro provas para o final da temporada, com uma vantagem de 59 pontos sobre Mikkelsen, com apenas 112 pontos em jogo, a conquista do título por parte de Ogier não passa de uma mera formalidade. Com isso, Ogier entrará para o seleto grupo dos Tetracampeões mundiais de rally, junto a Juha Kankkunen e Tommi Makinen.

 

 

Mas em que pese a grande vantagem de Ogier na classificação do campeonato, ela não reflete a realidade do que foi a temporada, visto que tivemos, até o momento, seis pilotos diferentes no lugar mais alto do pódio, e o mais importante, representando 3 marcas diferentes.

 

Das equipes que disputam o WRC, apenas a Ford ainda não conquistou nenhuma vitória, devido principalmente a infelicidade de Ott Tanak, que liderava com folga a etapa da Polônia, quando nos últimos quilômetros, um furo num dos pneus de seu Fiesta  tirou as esperanças da primeira vitória da carreira do estoniano, assim como prolongou o longo jejum da equipe Ford no campeonato.

 

Devido aos fortes temporais que se abateram sobre a China, causando danos irreparáveis nas estradas, a etapa de estreia do país no WRC que seria realizada entre os dias 08 a 11 de Setembro acabou sendo cancelada.

 

 

Com isso, Ogier irá disputar a próxima etapa em casa, a Tour de Corse, na França, entre os dias 29/09 e 02/10.

 

Por falar em  Sebastien Ogier, ele tem pressionado a FIA de maneira incisiva no sentido de alterar a regra que determina que o líder do campeonato deve abrir o rally nos dois primeiros dias de competição, chegando até mesmo ao ponto de ameaçar não disputar a temporada de 2017 caso essa regra não seja revista.

 

Mas esse é o preço que se paga por ser o líder do campeonato, e o fato é que muitos pilotos gostariam de estar na situação de Ogier.

 

A pluralidade de vencedores na temporada demonstra claramente que a regra está correta, pode não ser boa para o Ogier, mas é ótima para o campeonato. Além disso, nas etapas de asfalto, o líder leva vantagem pelo fato de pegar a pista limpa, sem a terra jogada pelos demais competidores quanto "cortam" às curvas pela grama, ainda mais se houver a ocorrência de chuvas. Situação semelhante ocorre nas provas disputadas na neve.

 

No tocante as reclamações, Ogier está para o WRC assim como Vetel está para a F1.

 

 

Chamou a atenção na etapa Alemã a visível evolução dos carros da Hyundai, os quais venceram vários trechos  e terminaram a prova  pouco mais de 20 segundos atrás de Ogier, preocupando integrantes da equipe VW, a qual possui de longe o maior orçamento do WRC.

 

Além disso, a equipe VW perdeu seu diretor geral, Jost Capito, o qual deixou a equipe para assumir o cargo de CEO da  McLaren na F1, sendo substituído pelo belga Sven Smeets, ex navegador do WRC.

 

Resta saber se Smeets terá a mesma competência de Capito para continuar conduzindo a VW em direção às vitórias a aos títulos.

 

 

O campeonato de 2016 está mais emocionante do que o previsto, sendo o melhor dos últimos anos, pois apesar do final ser previsível, as provas estão sendo imprevisíveis, para alegria dos espectadores.

 

Até a próxima pessoal!

 

Marcos Tokarski


Last Updated ( Tuesday, 13 September 2016 23:45 )