Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Nobres do Grid - Hyperlink (Agosto/09) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 30 July 2009 18:53

 

 

A anatomia, parte dos estudos de biologia, matéria na qual penava em meus tempos de colégio voltou a povoar minha cabeça nas últimas semanas. 

 

Entre línguas ferinas, barrigas jornalísticas, edemas cerebrais e uma mão para passar o chapéu (essa eu explico no final), tudo se misturou entre risos e apreensões. 

 

A stock fez seu show em São Paulo no início do mês passado. Com um campeonato equilibrado como nunca, Cacá Bueno lidera a pontuação mesmo sem ter ganho provas em 2009. A vitória em Interlagos coube a Marcos Gomes... mas a comemoração acabou no domingo.

No trajeto de volta para Pinhais um problema mecânico provocou um incêndio na carreta da equipe de Paulo de Tarso e tudo o que sobrou foram cinzas e ferros retorcidos. Marcos Gomes, para não ser prejudicado na disputa do campeonato, correrá a prova em Salvador, no próximo dia 9 de agosto na equipe RCM, como companheiro de equipe do paraibano Valdeno Brito.  

O incêndio que acabou com o caminhão da equipe Action Power na rodovia Regis Bittencourt, na madrugada do dia 6 de julho, tirou a equipe, oficialmente, da etapa de Salvador. No entanto, a participação do time no restante da temporada ainda é incerto. 

Marquinhos tem 45 pontos e está em quarto lugar no campeonato.De acordo com Thiago Marques, piloto da Stock Car e filho de Paulo de Tarso, dono da Action Power e também Diretor na equipe, eles ainda esperam a confirmação de parceiros para saber se terão condições de participar das últimas seis corridas de 2009.A Bahia – que já vive em festa – tem mais um motivo para festejar esta que será a primeira etapa da categoria no nordeste e em um circuito de rua. 

 

Enquanto por aqui vai tudo caminhando para o crescimento, na Argentina, a gripe suína provocou o cancelamento da etapa de Santa Fé na TC 2000. A 6º etapa, em Resistência, foi vencida pela equipe Toyota com Mariano Weber, mas a classificação ainda apresenta um domínio da Honda-Petrobras, com os 3 primeiros lugares. 

 

Não dá para não falar da festa da outra categoria dos hermanos... a Top Race V6. Categoria econômica, custos enxutos, bem disputada... foi uma grande idéia o evento conjunto com a Truck. Espero que a gripe não estrague a etapa na Argentina. Villeneuve foi estrela em Interlagos, mesmo não vencendo e o campeonato da truck segue sob domínio da Volks, mesmo sem terem vencido. 

No campeonato de colisões de largada, também conhecido como WTCC, teve duas etapas no mês que termina. Claro que, ia ter pancada... e feia. Afinal, numa corrida em circuito de rua e com as coisas quentes como estão na categoria, era chover no molhado prever algum problema. Em Brands Hatch as coisas foram mais tranqüilas e o brasileiro Augusto Farfus conseguiu vencer uma das etapas e se manter na luta pelo campeonato. 

Na Nascar, as corridas de acumulam nos finais de semana e quase que, finalmente, o Montoya ganhava uma... ficou na vontade, mas ele continua entre os 10 primeiros no campeonato. Peço desculpas ao amigos... mas acho as corridas da Nascar muito chatas!

 

No DTM estão acontecendo uns problemas que vem de fora para dentro das pistas. Numa decisão inédita os comissários da DTM, presentes à etapa deste domingo, em Zandvoort na Holanda, resolveram desclassificar quatro carros da marca Audi, por infringirem de várias maneiras o regulamento. Assim a classificação mudou radicalmente.

A autoridade alemã dos esportes à motor (DMSB) confirmou que irá aprofundar mais suas investigações com as equipes Audi para descobrir se as alegadas ordens de equipe podem ter ocorrido na prova de 31 de julho. 

Os oficiais declararam os resultados da prova de domingo, em Zandvoort, provisórios após terem sido levantadas suspeitas pela maneira como o piloto Audi, Mattias Ekstrom, conseguiu ultrapassar seus parceiros de Audi Martin Tomczyk, Alexandre Premat e Oliver Jarvis nas voltas finais daquela prova. 

 

Todos os pilotos e membros de equipe envolvidos serão entrevistados acerca dessa acusação, e o DMSB já dispendeu os últimos dias analisando todos os dados que estão à sua disposição sobre os acontecimentos. Se o DMSB concluir pela confirmação de suas suspeitas, a punição para a Audi poderá chegar até a desclassificação dessas equipes do campeonato. 

 

Gary Paffett lidera o campeonato com 24 pontos, seguido por Mathias Ekstrom com 22 e Bruno Spengler, com 20. 

O Rali dos Sertões não trouxe surpresas: A equipe oficial da Volkswagen "sobrou" na disputa entre os carros. Só não fizeram 1-2-3 por conta do acidente com a dupla brasileira, Maurício Neves e Eduardo Bampi. Já entre os titulares, Carlos Sainz/Lucas Cruz e Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk. O Piloto do Qatar poderia ter ganho o rally... mas algum excesso de arrojo e um erro de caminho, que posteriormente transformou-se em uma bizarra colisão com a dupla brasileira após o navegador alemão ter errado o caminho, garantiu a vitória ao experiente piloto espanhol.

O rally dos sertões mostrou seu lado mais duro como de costume. Não foram poucos os abandonos, acidentes, feridos e dramas pessoais de todos os tamanhos. A dupla feminina Helena Deyama/Josiane Koerich sentiram na pele a dureza do trajeto e por pouco escaparam de uma tragédia.

As categorias de acesso tem apresentado cenários distintos para os brasileiros. Na F3 Sudam, será difícil pararem Leonardo Cordeiro e a Cesário Fórmula. Na Inglaterra e na Alemanha, Adriano Buzaid e Rafael Suzuki estão bem na pontuação dos respectivos campeonatos, mas estão distantes da liderança.  

 

O mesmo problema vem passando os jovens da Indy Lights. Se em junho Mario Romancini e Bia Figueiredo venceram nos ovais americanos, quando foram para os circuitos a esperança foi fuzilada pelo J.R. Hildebrand que venceu duas e com mais um 2º lugar disparou na liderança.

Se alguns passam por dificuldades, na F3 Nationals na Inglaterra, Gabriel Dias está se destacando, mas quem tem chamado a atenção é Luis Felipe Nasr, sobrinho de Amir Nasr que vem se destacando na F. BMW na Europa. Olho no menino! Se tiver na pista a competência do tio fora delas, ele vai longe. 

 

Na Indy, apesar do bom resultado na última etapa, Helio Castro Neves ainda está longe dos seu principais oponentes e Tony Kanaan... bem, esse escapou de virar churrasco à moda baiana depois de um desastroso reabastecimento. As coisas na Andretti-Green não andam correndo bem.  

 

Interessante foi a declaração da Danica Patrick dizendo não ter interesse em correr na Fórmula 1. Interessante por que,  a mocinha passa longe de um bom desempenho nas provas fora dos ovais e na Fórmula 1 não tem nenhum oval. Como marketing, ela seria ótima. Como busca de resultados... a mocinha disse preferir ir para a Nascar! 

 

Como sempre tenho deixado para falar de Fórmula 1 no final... e este final de semana teve tons de tragédia no velho continente. Uma categoria que nunca abordei – a Fórmula 2 – por sua pouca relevância, apesar do nome, foi palco de uma fatalidade: Um acidente, uma roda quicando e uma enorme infelicidade para um jovem de apenas 18 anos que foi atingido por ela e veio a falecer.

Henry Surtees, filho do Campeão mundial de Motovelocidade e de Fórmula 1, Johnny Surtees, teve a carreira brutalmente encerrada. Além da tragédia pessoal para a família, o doloroso é ver a paranóia de “caça às bruxas” contra a categoria e seu organizador (Jonathan Palmer), a Williams (fabricante do carro) por uma infelicidade.  

 

O mesmo poderia ter acontecido com o nosso Felipe Massa, que por questão de centímetros (e se a mola acerta o meio da viseira? A foto que circulou o mundo mostra o estado do ponto onde ela acertou o capacete...) pode ter escapado da morte. Lembrei-me imediatamente de Tom Price na África do Sul e de Cristiano da Mata na CART...

Price morreu na hora e Cristiano nunca mais foi o mesmo. É rezar e torcer para que Felipe Massa possa voltar a correr. Os médicos acham que este ano não deve dar... mas certamente ele vai querer correr em casa dia 18 de outubro. Surpresa (se é que foi surpresa mesmo) foi o anúncio do seu substituto... o Schumacher vem aí!

Sinceramente, o cara tem muito prestigio e os pilotos de teste da Ferrari nenhum! Só pode ser. Em todo caso, vai ser – no mínimo – interessante vê-lo de volta às pistas.

 

Interessante foi a “dança das cadeiras” da Toro Rosso... Como diria Paulinho da Viola, “dinheiro na mão é vendaval” e o espanhol Jaime Alguersuari parece ter nas mãos (ou nos bolsos) um furacão classe 5! Só isso para explicar a colocação de um piloto com tamanha inexperiência e tão poucos resultados nas categorias de base como ele em um carro de Fórmula 1.

 

Nas “cadeiras”, Nelsinho Piquet não conseguiu muito mais do que vinha conseguindo com o carro defasado em relação ao do Alonso... mas se levarmos em consideração que o espanhol largou leve como largou e voltou exatamente à frente de Piquet após o desastroso pitstop, isso mostra que a Renault não tem um piloto incapaz no seu segundo carro. Já a equipe de Box... que vacilo! Agora é ver se vão manter a punição de suspenderem o ídolo local em uma corrida doméstica!

 

É duro dizer isso... mas – ao menos em parte – o Max Mosley tinha razão. A BMW anunciou sua saída da Fórmula 1 no final da temporada! O Presidente da FIA vem falando faz tempo de que as montadoras não tem compromisso com o esporte... mas se olharmos bem para o passado, equipes privadas também se retiraram nos anos 70 e 80 por motivos financeiros e sem serem ligadas a montadoras... afinal, sendo de um só ou de um grande grupo, ninguém faz automobilismo só por amor... tem que haver retorno financeiro.

 

A categoria entrou de férias... vamos ver quantos boatos surgirão ao longo das próximas semanas. 

Antes da despedida, estou aceitando doações para poder adquirir mais uma peça para minha coleção. Quem quiser contribuir, favor enviar um email.  

 

Até o mês que vem,   

 

Last Updated ( Thursday, 30 July 2009 19:45 )