Nestes quase 20 anos trabalhando em jornalismo e assessoria de imprensa na área esportiva, uma coisa sempre ficou muito clara pra mim: não dá para esperar o resultado de um jogo, uma corrida, uma luta, etc, para sugerir ou criar uma boa pauta. Se pegarmos o automobilismo como exemplo, normalmente, você tem dezenas de pilotos numa categoria e apenas um vence. O próprio Michael Schumacher, maior campeão da Fórmula 1 e um dos maiores pilotos da história, com certeza perdeu mais corridas na carreira do que venceu. Por isso, o planejamento na divulgação esportiva tem que se basear em outros fatores além do resultado. É preciso criar pautas diferentes, com personalidades, sugerir ações extra pista, quadra, campo. O único problema que vejo na maioria das vezes é que muitos patrocinadores colocam sua marca num carro, num uniforme, numa placa, mas se esquecem ou não valorizam a ativação do patrocínio. E ativar usando também a assessoria de imprensa é primordial. Ela vai ajuda-lo a atingir seu público alvo, passar uma imagem com credibilidade, inovação, entre outros valores que a empresa deseja transmitir ao apoiar o esporte. Se uma parte da verba puder ser usada para ações que rendam boa divulgação, claro que o resultado final da competição importa, mas a exibição da marca na imprensa já terá sido feita, sem ficar presa e refém de fatores que são na maioria das vezes imprevisíveis e o que torna o esporte tão emocionante. Na Stock Car, por exemplo, sempre procuramos sugerir ideias que não estejam diretamente ligadas a resultados. Em 2012, fizemos pela primeira vez a ação dos “Pilotos Frentistas”, colocando os nossos pilotos — todos paramentados com macacão e sapatilha — para abordar os clientes de um posto da cidade, abastecer, verificar óleo e assim promover a principal patrocinadora da equipe Hot Car, a Bardahl. Em várias cidades, como Curitiba, Cascavel e Londrina, tivemos sempre cobertura da imprensa, além de trazer movimento/venda para o posto e permitir ao público um acesso raro aos pilotos. Atualmente, com as redes sociais, essas ações diferenciadas e que podem render bom retorno ficaram ainda mais viáveis de serem realizadas. Basta um celular e você pode mostrar os bastidores, os preparativos para um evento, algo que os fãs nunca viram…É um jeito menos burocrático, mais dinâmico, rápido, normalmente com um baixo custo e, o melhor, com bons resultados.
Fernanda Gonçalves Fernanda Gonçalves é a Diretora Executiva da FGCom Assessoria em Comunicação Quer saber mais? Conheça o site: www.fgcom.com.br
|