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Nobres do Grid - Hyperlink (Setembro/09) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 31 August 2009 20:00

 

Independência ou morte? 

 

Parece até que eu estava adivinhando quando deixei para fechar a coluna hoje... mãe Dinah, a senhora vai perder o emprego! 

 

Não tem como não falar ou mesmo deixar para o final a BOMBA divulgada pelo Reginaldo Leme durante a transmissão do GP da Bélgica ontem pela manhã.  

 

O Flavio Briatore já tem um “histórico de coisas mal explicadas” durante sua passagem na Fórmula 1, suficientemente grande para ir da Sicília aos Alpes. Só que, CASO SE VENHAM A SER PROVADAS, as suspeitas sobre um “acidente programado” com Nelsinho Piquet para favorecer Fernando Alonso no GP de Singapura no ano passado, a categoria passará por um momento dos mais vexatórios de toda sua história.  

 

Flavio Briatore vai ter muito o que explicar caso sejam provadas as bombásticas revelações sobre a investigação do GP de Singapura. 

 

Não vou aqui repetir a história que todos os sites já cansaram de repetir desde o final da manhã de ontem, vou me resumir a especular sobre o que estará passando pela cabeça dos envolvidos. 

 

1) O que será que o Max Mosley, execrado, desnudado, chicoteado e “moribundo” ainda presidente da FIA deve estar pensando agora? Algo tipo: “Saio, mas levo alguns comigo”, como no futebol, aquele que é expulso, mas arruma confusão e leva algum adversário ao chuveiro? Ou estará apenas rindo e falando: “E era eu o mal de todos os males? Eu avisei...”

 

Nelsinho Piquet pode estar envolvido numa enrascada capaz de encerrar precocemente sua carreira na Fórmula 1.

 

2) O que estará se passando na cabeça dos Piquets, diante da real possibilidade da carreira do Nelsinho vir a ser encerrada de forma melancólica e desonrosa?

 

3) O que estará se passando na cabeça do Jean Todt e do Ary Vatanen, candidatos a presidência da FIA e que terão que administrar o dano causado por este escândalo, caso ele se confirme?

 

4)O que estarão pensando os diretores das montadoras, os patrocinadores das equipes, os donos dos circuitos... ou será que o que interessa é o tamanho do CIFRÃO no final do ano e dane-se o esporte? Pobre Barão de Cobertain...

 

A cabeça do Briatore? Alguém acha que ele está preocupado? 

 

 

Dependendo da reação de todos os envolvidos, direta ou indiretamente, no ocorrido, a própria Fórmula 1 pode estar em risco!Não vou especular mais... vamos esperar para ver o que acontecerá. 

 

 

Este ano está difícil para os brasileiros... 

 

Com os campeonatos chegando na reta final, as esperanças de conquistas de títulos por pilotos brasileiros vão ficando cada vez menores... quando não, já ficaram para o ano que vem. 

 

 

 

Na GP2, o Alemão Nico Hulkenberg possui 26 pontos de vantagem para o segundo colocado, o Russo Vitaly Petrov. O 3º é Lucas Di Grassi, 36 pontos atrás e faltando apenas mais duas rodadas duplas (Monza dias 12/13 e Algarve dias 19/20)Os outros brasileiros da categoria, Diego Nunes, Alberto Valério e Luis Razia terão que esperar o ano que vem para tentar mais sucesso na categoria. 

 

 

Luis Razia, em particular, visto que a equipe Fisichella-Coloni não pode alinhar para a prova e tanto ele como seu companheiro de equipe, Andreas Zuber, ficaram a pé... mais por conta de Zuber, que em uma ação contra a equipe, conseguiu arrestar o material da equipe. 

 

 

 

Nas categorias de Fórmula 3 pela Europa, na Inglaterra, a categoria principal tem o Australiano Daniel Ricciardo como virtual campeão, faltando 2 rodadas duplas a serem disputadas fora das ilhas. O Brasileiro Adriano Buzaid é o 5º colocado mas sem chances de alcançar o líder. Na categoria B, a “National”, o líder é o Brasileiro Gabriel Dias, que venceu mais uma vez em Silverstone.  

 

 

 

Os Campeonatos da Fórmula 3 já estão praticamente todos decididos na Europa... e só um brasileiro pode ser o campeão.

 

 

Na Alemanha, Rafael Suzuki, depois de ser obrigado a trocar de equipe, vem obtendo melhores resultados. Contudo, não há mais como alcançar o líder do campeonato, o Belga Laurens Vanthoor, com apenas duas etapas para o final do certame. O vice campeonato ainda é possível, uma vez que a distância para o Holandês Stef Dusseldorp é de 10 pontos (67 a 57). 

 

 

 

Aqui no Brasil, o F3 Sudam que parecia estar nas mãos da Cesário Fórmula e de Leonardo Cordeiro. Com a vitória na 8º etapa, Claudio Cantelli se aproximou muito, com apenas 7 pontos de desvantagem, na tabela de pontuação.

Na F3 Sudam, Claudio Cantelli mostrou em Santa Cruz do Sul-RS que o campeonato ainda não está decidido.

 

Nos Estados Unidos, O australiano Ryan Briscoe (Penske) venceu o GP de Chicago da IndyCar, com Scott Dixon (Ganassi) chegando em segundo e Mario Moraes (KV), o melhor brasileiro na prova, em terceiro, fechando o pódio em Chicago. Helio Castroneves bateu no final da prova e ficou ainda mais distante do líder do campeonato. Tony Kanaan não teve carro para brigar pela ponta em momento algum das 200 voltas da prova.

 

Ryan Briscoe lidera o campeonato com 548 pontos, seguido de Dario Franchitti com 525 e Scott Dixon com 518. Helinho tem 383 e Tony 335.  As etapas de setembro serão em Belle Isle, circuito de rua no dia 6 e no Japão, no oval de Montegi no dia 19. 

 

Na Indy Lights, com apenas mais uma etapa para ser disputada, em outubro, o campeonato já está definido O norte-americano J. R. Hildebrand terminou na quinta colocação a etapa de Chicago da Indy Lights, disputada neste sábado, no circuito Chicagoland Speedway, e sagrou-se campeão antecipado da categoria. 

 

 

O piloto da Andretti-Green/AFS poderia chegar até na 13ª colocação que conquistaria o título do campeonato, sem necessidade de outros resultados. Daniel Herrington foi o vencedor da disputa. Ele foi seguido por James Davison e Andrews Prendeville, que fecharam o pódio. 

 

 

A American Le Mans Series pode estar perdendo Gil de Ferran para a Fórmula Indy. Se for com a mesma competência... 

 

Os brasileiros Mario Romancini e Bia Figueiredo tiveram problemas mecânicos e abandonaram a disputa. Rodrigo Barbosa terminou em décimo e foi o único representante nacional a receber a bandeirada de chegada. 

 

 

 

Nas categorias de turismo e carros esporte, Gil de Ferran anunciou que vai deixar a disputa nas pistas e se concentrar nos boxes. Este ano ele vai concluir a American Le Mans Series e no ano que vem deve estrear sua equipe na Fórmula Indy.  Por enquanto, no campeonato dos carrões, a dupla Scott Sharp e David Brabham venceu as duas últimas etapas e abriram 18 pontos de vantagem para Gil de Ferran e Simon Pagenaud (esse Page aí, de pilotagem não “sabenaud”... o cara sempre é alcançado e ultrapassado pelos adversários). 

 

Com duas corridas sem marcar pontos, o Brasileiro João Paulo Oliveira perdeu a liderança da Super GT 500 no Japão. O líder agora é Benoit Treluyer / S. Motoyama (o brasileiro corre em dupla com Seijy Ara). Faltam 3 etapas para o final do campeonato, sendo a próxima dia 13/9, em Fuji. 

 

Na Europa Bruno Senna segue em terceiro na Le Mans Series mas sem cndições de brigar pelo título. Falta uma etapa para o fim do campeonato, os 1000 Km de Silverstone, que vai ter uma atração extra no dia 13 de setembro... Ele, o Leão, Nigel Mansell deve alinhar com um Ginetta-Zytec para delírio dos ingleses. E quem vai ainda “salvando a pátria sobre rodas” é o Augusto Farfus, no WTCC, o Mundial de “Carros de Combate”, com apenas 6 pontos de desvantagem para o líder Yvan Muller da SEAT. Com 4 etapas restando, duas este mês e muita lataria para amassar, o brasileiro ainda pode ser campeão.

 

Na DTM, que devido a desistência de Bruno Senna, não tem brasileiros na disputa, o duelo entre Audi e Mercedes segue acirrado. Depois da acusação de manipulação de resultados (aqui Tb tem disso e Mathias Ekstrom foi punido com 5 segundos na etapa de Zandvoort), os dois melhores colocados são justamente pilotos da marca dos anéis, com a liderança de Timo Scheider. 

 

O DTM pode vir a recebeu um reforço de peso para o ano que vem: A BMW estaria estudando a entrada no certame em 2010.

 

A novidade na categoria pode vir a ser a entrada da BMW, fortemente cogitada após a saída da montadora da Fórmula 1 e uma declaração, no mínimo estranha, de que o futuro da BMW pode não estar ligado necessariamente ao WTCC (talvez por excesso de pancadas, será?) Em todo caso, aguardemos... numa dessas, talvez, finalmente, tenhamos um brasileiro na categoria. Este mês teremos provas em Brands Hatch no dia 6 e em Barcelona, no dia 20. Ou seja, é quase um campeonato europeu! 

 

Nos Rallys, parece que a cabeça do Sebastien Loeb está mesmo voltada para a Fórmula 1... depois de ter se saído bem nos testes com a Toro Rosso e com as novas equipes chegando na categoria no ano que vem, parece que o Francês está disposto a mudar de vida... ou de piso!Na última etapa do WRC ele não quebrou ou bateu, mas perdeu mais uma etapa para o Finlandês Mirko Hirvonen. A diferença agora é de 3 pontos. 

 

 

Sebastien Loeb voa na Finlândia... mas termina a prova em 2º. Parece que a cabeça do francês está na Fórmula 1.

 

Neste mês o campeonato vai para a Austrália, um dos mais duros rallys da temporada e com apenas 3 etapas para o final, a definição está próxima e o campeonato aberto para os dois principais contendores.  

 

Aqui no Brasil tivemos a sexta etapa do brasileiro de Rally, em Santa Catarina, na região de Pomerode. Diferente das anteriores, foi uma etapa de muitas curvas, piso mais difícil e baixa velocidade. O campeonato continua aberto em todas as categorias.  Nesta etapa tivemos um acidente grave: O piloto Leandro Brustolin e o navegador Daniel Ceconello, com Mitsubishi Lancer EVO, bateu com violência em uma árvore durante a especial de número seis. Os dois foram socorridos e levados para um hospital do município.

 

Brustolin já recebeu alta, mas Ceconello teve ferimentos sérios e foi transferido para um hospital de Blumenau. O gaúcho de 25 anos precisou respirar com a ajuda de aparelhos, tendo sofrido fraturas no tórax, no abdômen e no crânio. O estado do navegador é considerado grave.  O quadro clínico do navegador Daniel Ceconello continua estável, e segundo os médicos do Hospital Santa Catarina (Blumenau/SC) a demora para acordar da sedação é normal, segundo o boletim médico da noite do dia 30/8.

 

Daniel evacuou pela primeira vez neste domingo, está com a urina clara, indicando que os rins estão funcionando perfeitamente, aliás, todos os órgãos estão funcionando perfeitamente.

 

O piloto da dupla, e primo de Daniel, Leandro Brustolin está em Blumenau e fica até terça-feira 01/09. 

 

 

Festa na casa dos Hermanos!

 

 

Neste mês de setembro teremos “mucha fiesta em Argentina”. Além do TC 2000, teremos a etapa dupla da Top Race V6 com a Fórmula Truck. 

 

A TC 2000 sabe como se promover. Aqui, os carros da categoria posaram diante da Casa Rosada: Sede do Governo Argentino.

 

Na TC 2000, José Maria Lopes saiu-se muito bem na última etapa e reduziu a vantagem de seu companheiro de equipe, Juan Manuel Silva, para apenas 1 ponto, com 5 etapas para o final do certame.  

 

A 2º etapa de indurance, os 200 Km de Buenos Aires foi vencido pela dupla Norberto Fontana e Ricardo Mauricio, numa etapa que mais uma vez contou com a presença de vários pilotos da Stock Cars, como Cacá Bueno, Felipe Maluhy, Thiago Camilo e Daniel Serra. A próxima etapa será em Neuquén, dia 6/9. 

 

Na Top Race V6, a etapa de Buenos Aires está sendo chamada como a mais importante do ano, não só pela categoria em si e já que a acirrada disputa está sendo pelo 2º lugar, visto a vantagem de 25 pontos de Juan Manuel Silva, mas pelo evento conjunto com a Fórmula Truck, que eles consideram a categoria de maior sucesso No Brasil. 

 

 

A F. Truck vai para sua primeira corrida fora do país. Sucesso de público, a categoria é vista na Argentina como a melhor do Brasil.

 

Nos “brutos”, o domínio segue com a Volkswagen e o atual líder do campeonato Valmir Benavides está próximo de conquistar seu primeiro título, podendo administrar a vantagem de 19 pontos para seu companheiro Felipe Giaffone, mas tem a plena consciência de que não será uma tarefa fácil, uma vez que ainda faltam 4 etapas até o final do campeonato. 

 

A festa do Axé foi uma Festa... e só! 

 

 

A Bahia provou mais uma vez que é capaz de fazer festas como ninguém. Arquibancadas lotadas, aplausos até para os bandeirinhas, um sol maravilhoso, um asfalto novinho... só faltou ter corrida! 

 

 

A festa foi linda... quem sabe no ano que vem, além de uma festa à baiana, tenhamos também uma corrida.

 

Não podemos – claro – execrar os organizadores. Foi a primeira vez que fizeram um circuito de rua para a Stock Cars, algo bem diferente do que já foi feito para categorias menores.Ninguém pode negar que a tentativa foi válida e ignorar que pode ser aperfeiçoada. Contudo, não dá para negar que foi uma maçante procissão para quem gosta de corridas, para os pilotos de corrida e para a televisão – como espetáculo – não basta apenas o narrador se esgoelar tentando fazer com que pareça emocionante quando os nossos olhos mostram o contrário.

 

Se as lições foram aprendidas – e precisam ter sido – a prova do ano próximo ano pode vir a ter retas, pontos de ultrapassagem, áreas de escape... Seguir o exemplo de Valência, na Espanha, seria extremamente útil... Quem sabe até possamos ter uma corrida de verdade. 

 

Por falar em Valência, a apresentação de Rubens Barrichello na área portuária da cidade espanhola foi simplesmente sensacional! Para aqueles que achavam que ele deveria estar em casa, brincando com os filhos, o veterano piloto mostrou que ainda tem muito a dar de si, tanto a Brawn GP quanto a torcida brasileira. A corrida seguinte, na Bélgica, mostrou que não se tratava de uma daquelas esporádicas provas que um piloto faz, mas a consistência de um piloto maduro e rápido, que conseguiu reverter uma desvantagem – digamos – psicológica em relação ao seu companheiro de equipe, o inglês Jenson Button. 

 

 

A próxima corrida, em Monza, promete fortes emoções, dentro e fora da pista com tantos fatos surpreendentes e desprezíveis que parecem insistir em circular a categoria nos últimos anos. 

 

A BMW deixa a Fórmula 1 no final deste ano e expõe os temores de Max Mosley... certamente ele sabia mais do que falou na imprensa.

 

A saída da BMW surpreendeu a todos e certamente fez Max Mosley dar enormes gargalhadas seguidas de um “eu avisei, eu avisei”. Agora vemos a FIA correndo contra o tempo e procurando uma nova equipe para compor o desejado grid de 26 carros. Com um grid maior, já começou um verdadeiro “leilão” pelas vagas nas novas equipes, que serão menos do que se pensa, uma vez que todas parecem estar pensando da mesma forma: Ter um piloto experiente para fazer o carro andar, e um jovem piloto pagante, para “equilibrar o orçamento da equipe”. Em todo caso, pelo menos 3 vagas serão abertas e se entre os experientes surgem nomes de pilotos “aposentados” como Alexander Wurz e até o já há tempos distante Jacques Villeneuve. Entre os pagantes, o mais cobiçado é provavelmente o Russo Vitaly Petrov, dono um pacote de patrocinadores estimado em 15 milhões de dólares. Além do Russo, o Brasileiro Bruno Senna é um dos nomes mais citados pelos donos das futuras equipes da categoria. 

 

Vamos negociar? 

 

 

 

Ainda não foi desta vez que consegui arrematar aquele Autounion Type D... apesar do lance que ofereci, o dono estava irredutível na sua pedida de 9 milhões de dolares. Vamos negociar, amigo... vamos negociar... afinal, falamos a mesma língua (o dono da raridade é um Brasileiro).  

 

Até o mês que vem, 

 

CBM   

 

 

 

 

Last Updated ( Monday, 31 August 2009 23:27 )