Chegamos, com muitas surpresas, a esta nova etapa do WRC, incluindo as florestas virgens da Finlândia. Na verdade, esses dias, temos visto algumas boas e interessantes novidades, como a renovação por Jari-Matti Latvala com a Toyota e Sebastién Loeb em testes de asfalto com o Citroen WRC. Certamente este é o mais atraente, e não há falta de entusiasmo dos fãs de um possível retorno. Mas de volta para no momento, o Rally da Finlândia é uma etapa que sempre fascinou o mundo com seus saltos incríveis nas árvores e o cascalho fino que permite derrapagens espetaculares. E tudo isso a uma velocidade vertiginosa, temos uma overdose de adrenalina pura e absoluta. Lembramo-nos uma pequena história, que aconteceu há treze anos, onde um piloto norueguês chamado Petter Solberg, com o seu Subaru Impreza, quebrou o recorde de velocidade média na famigerada Especial de Ouninpohja, a 130,28 Km/h. Uma velocidade verdadeiramente incrível, vamos ver se os motoristas, com estes novos navios será capaz de vencê-los. Ainda na quinta-feira foi realizada a primeira especial. Apenas um punhado de quilômetros para abrir uma etapa difícil que entrará na sua dura e bela realidade na sexta-feira. Ott Tanak já começau a pegar o ritmo ao vencer a especial, destacando 1,1 segundos do piloto belga do Hyundai i20, Thierry Neuville. Em terceiro lugar ficou Sebastién Ogier, buscando uma recuperação neste fim de semana depois de duas etapas ruins. O piloto da casa, Jari-Matti Latvala, em conjunto com a Juho Hanninen, ficaram entre os 10 primeiros. A Citroen teve em Craig Breen seu melhor desempenho, com o 4º lugar e trouxe de volta Kris Meeke que depois de uma corrida pausa retomou o volante do C3, ficando em oitavo. Jari-Matti Latvala atraía a torcida pelos pilotos do país na abertura do Rally da Finlândia. A sexta-feira teve o brilho da casa: Esapekka Lappi! O finlandês, que faz apenas o sua quarta participação no WRC, terminou o primeiro dia de competições na liderança, à frente de seu time-mate da Toyota Gazoo Racing e o compatriota Jari-Matti Latvala em 4.4s depois de vencer oito das 12 especiais da sexta-feira. Os pilotos da casa lideraram a tabela de classificação com o novato Teemu Suninen em terceiro em Ford Fiesta, mais 14,6 segundos atrás. De Latvala e 19 atrás do líder. Foi um dia decepcionante para os dois primeiros colocados em busca do título, Sébastien Ogier e Thierry Neuville. O líder do campeonato, Ogier, danificou a suspensão traseira do seu Fiesta depois de uma aterrissagem pesada sobre um dos muitos saltos da Finlândia e pouco depois que ele bateu em árvores quando errou e assim, ficou pelo caminho. Contudo, foi outro finlandês, Esapekka Lappi, quem terminou a sexta-feira na frente. Thierry Neuville poderia se aproveitar disso, mas o belga não conseguiu muitos progressos, brigando contra o carro que não parecia se entender com o piso. Diante de um dia tão ruim o vice-líder da tabela aposta no sábado para tentar conseguir pelo menos um “top cinco”. Contudo, para isso vai precisar ser mais rápido do que foram na sexta-feira, que ficou apenas em 8º lugar com seu Hyundai i20. Passando longe disso, Lappi cauteloso percorreu os 12 estágios especiais, iniciados pela manhã e conquistou oito vitórias, deixando uma para o compatriota Latvala. Ott Tanak bem que tentou, mas também teve problemas. Em um dos saltos acabou atingindo as pedras e isso provocou o furo do pneu traseiro direito do seu Ford Fiesta. O estoniano perdeu mais de 90 segundos para trocar o pneu e terminar o dia apenas em 10º. Continuando em sua "maré de Azar", Sebastien Ogier danificou o carro e seu navegador teve traumatismo craniano. Outro desempenho notável foi o de Suninen. Outro novato “da casa” foi quase tão impressionante quanto o líder Lappi. Apenas em sua segunda participação no WRC o piloto de 23 anos ganhou dois estágios durante um épico dia de 16 horas com luz do sol e chuva forte. Craig Breen, Juho Hänninen e Mads Ostberg juntaram-se à batalha por um lugar no pódio. Problemas de freio e problemas de manipulação atrasaram o Citroën C3 da Breen e o irlandês foi quarto, 14,0 segundos atrás do Suninen. Hanninen proporcionou mais um prazer finlandês quando ele ocupou o quarto lugar antes de bater uma rocha e danificar a suspensão da suspensão traseira no seu Yaris. Ele teve a sorte de sobreviver e fechar o dia em quinto, 6.1s atrás de Breen e 5.9s antes de Ostberg. O norueguês perdeu o terceiro posto ao enfrentar problemas, culpados de um braço de controle de pista danificado ou de um eixo quebrado, o relegou para o sexto lugar. A sexta-feira terminou assim 1. Esapekka Lappi (Toyota) com 01:11:36,4 2. Jari-Matti Latvala (Toyota) +04,4s 3. Teemu Suninen (Ford) +19,0s 4. Craig Breen (Citroen) +33,0s 5. Juho Hanninen (Toyota) +39,1s. O sábado foi um dia ruim para os ponteiros do campeonato. Thierry Neuville terminou o dia com um frustrante sexto lugar geral, estando ao longo do dia muito pouco competitivo com os problemas de aderência em seu Hyundai i20 que impediram o belga para explorar plenamente o seu potencial de pilotagem. Mas pior mesmo foi o fim de semana de Sebastien Ogier, que nem largou para as especiais do sábado por causa de problemas físicos de seu navegador, Julien Ingrassia. O Campeão do Mundo foi forçado a isso devido ao traumatismo craniano sofrido por seu companheiro de Ford Fiesta após o incidente da sexta-feira. Lappi começou bem o sábado, mas ao longo do dia, seria a estrela de Latvala quem brilharia. Neuville ainda é o melhor dos pilotos Hyundai disse Hayden Paddonm, que saiu na parte da manhã, Dani Sordo fechou apenas com o nono lugar no geral. Corrida abaixo das expectativas para Ott Tanak, que também foi o autor de uma farpa em Ouninpohja, nunca realmente lutando pelas primeiras posições. Depois de uma incrível batalha do dia anterior, onde vimos os dois finlandeses Latvala e Lappi, separados por alguns segundos, no inícoi da manhã houve uma troca de posições. Jari-Matti ultrapassou EsapekkaLappi, que no entanto não desistiu da luta. Ainda muito difícil para os outros competidores, alguns deles muito azarados. Contudo, a disputa continua emocionante. Latvala podia ter terminado na frente o sábado do Rally da Finlândia, mas ficou na mão por um problema elétrico. Latvala impôs seu direito ritmo do PS14, o primeiro do dia. Com a pilotagem agressiva, mas dentro dos limites do possível, assumindo alguns riscos, ele conseguiu superar imediatamente o jovem companheiro de equipe, impondo 7,8 segundos sobre Lappi. Em terceiro lugar, fechou Toyota Hanninen, que depois de ultrapassar Breen e Suninen, ficou menos de um minuto atrás do líder. Então, por agora um grande trio para TGR, liderado por Makinen. Evans não disse nada para trás lentamente, retornando em 5ª posição a 1.04 minutos dos finlandeses. Kris Meeke permaneceu na 8ª posição, determinado a trazer para casa o carro, sem dúvida, muito importante para o seu destino na equipe Citroen. Therry Neuville admitiu que o seu Hyundai estave muito rápido no resto das etapas do campeonato, mas que na Finlândia, tem deixado a desejar. Na verdade, a 7ª posição. Pesando o acidente com Paddon, que na parte da manhã bateu numa pedra, causando danos na suspensão. Definitivamente um fim de semana para esquecer para o neozelandês. Tanak admite não estar atingindo 100% de suas possibilidades, tentando ainda dar o melhor de sim nas relegado a uma 9ª posição, à mais de 2 minutos do líder. Sem a sombra de Latvala, Lappi seguiu tranquilo para a conquista da vitória no domingo. Esapekka Lappi e Janne Ferm Toyota Yaris WRC venceram a 67ª edição do Rally da Finlândia. Primeiro grande Rally vencido por este finlandês nascido em 1991 (sua quarta presença entre os “grandes”) e segunda temporada de sucesso para a Corrida de Gazoo. Foi uma festa em casa onde o jovem Esapekka Lappi escreveu seu nome entre os grandes. TOYOTA RAPIDAMENTE COMO LAPPI - Um triunfo completo inspirado soprado que a equipe liderada por Tommi Makinen, que poderia ser o domínio se Jari-Matti Latvala não tivesse abandonado na tarde do sábado, de certa forma frustrando um possível um-dois para a equipe japonesa. O surpreendente Lappi foi absoluto no fim de semana, capaz de ser mostrar muito focado durante todo os três dias de disputa e a vantagem obtida nos dois primeiros dias, controlando a situação no domingo. É hora de rever quem é o “finlandês voador” no Rally? A prestação de Juho Hanninen, terceiro depois de ser ultrapassado por Elfyn Evans durante o estágio de potência, confirma que Toyota apostou forte para obter uma vitória em casa na hora marcada. Um carro fácil de dirigir e otimamente equilibrado. O problema elétrico no carro de Latvala foi o único defeito em um fim de semana quase perfeito. Elfyn Evans foi o melhor piloto da Ford no final de semana, apagando em parte os azares de Ogier. M-SPORT - Teemu Suninen foi “o finlandês da Ford”. Ott Tanak, terminou apenas em sétimo lugar, e a derrocada de Sebastien Ogier, pesado, especialmente em um nível psicológico, a honra da equipe de Malcolm Wilson foi salva por um Elfyn Evans eficiente e preciso. Com consistência e regularidade permitiu que os britânicos concluíssem o “1000 Lagos” em segundo lugar. A outra boa notícia é que a M-Sport encontrou em casa outro grande talento jovem, que Teemu Suninen capaz de sobressair-se mesmo com o domínio da Toyota. A rotação na penúltima etapa foi fatal para jogá-lo fora do pódio, mas o quarto lugar ainda dá grande confiança para o jovem finlandês. Teemu Suninen foi outro jovem finlandês que brilhou no próprio solo. HYUNDAI PATINOU - A equipe concluiu provavelmente o pior fim de semana deste ano. Sexto lugar para Thierry Neuville com o qual o belga foi capaz de empatar no topo da classificação com Sebastien Ogier, no entanto, deixou um gosto amargo para o que poderia ser o primeiro golpe especialmente moralmente contra adversário que mais do que nunca este ano esteve em vias de perder a o protagonismo. Com Hayden Paddon abandonando e Dani Sordo apenas em nono, a luta para os fabricantes deixaram a porta aberta para a M-Sport. Não dá para se perder uma oportunidade como essas. CITROEN - MUITO BREEN, POUCO MEEKE - Craig Breen completou uma corrida fantástica fechou em quinto lugar geral, apesar de problemas de configuração que o carro francês tem apresentado desde o início da temporada (e enfatizou várias vezes durante a entrevista pelos pilotos). Kris Meeke, no entanto, após o “gancho” na Polonia, terminou sem brilho numa modesta oitava colocação. A sensação é que Meeke foi “forçado pela chefia” para trazer o carro para casa, tanto à própria sombra, bem como o recebimento por uma falta de confiança por parte da equipe irlandesa, especialmente do ponto de vista psicológico. Quatro corridas para recuperar a autoconfiança da Citroen: ele vai fazer? Cento e sessenta pontos cada! A liderança do campeonato está dividida entre Sebastien Ogier para Thierry Neuville. O que vai ser deste incrível mundial de 2017, com os quatro últimos eventos a se disputar até o final do ano. Empatados com 160 pontos, Thierry Neuville e Sebastién Ogier tem 4 etapas para decidir o título. Como vimos, os papéis parecem ter revertido: Neuville está forte e tem 3 vitórias 2 contra Ogier (embora tenha de reclamar do que aconteceu no “1000 Lagos”, abaixo das expectativas que poderiam dar o cume solitário do portador Hyundai), enquanto os franceses são forçados a perseguir e, talvez pela primeira vez, vê-se forçado a entrar em acordo com um sentimento que devia estar esquecido: o medo de perder. Alemanha, Espanha, País de Gales, Austrália. Quatro corridas para decidir quem será o novo Campeão do Mundo. Vai Ogier para completar a sua “missão impossível” pessoal finalmente dando o “tio” Wilson o campeonato mundial cobiçado ou sarà Neuville para pôr fim a quatro anos de reinado do francês? Eles contam mais com jogos e truques mentais ou velocidade no relógio? E acima de tudo, quem vocês gostariam de ver comemorar no fim de 2017 WRC? Aconteça o que acontecer, vai ser divertido. Na próxima rodada voltamos no asfalto, o ADAC Rallye Deutschland. Vai Ogier redimir-se do mau resultado na Finlândia? Arivederci, Redação do Rally.it
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